Questões Sobre Regime Jurídico Administrativo - Direito Administrativo - concurso
3931) Acerca da Administração Pública, do Estado e da função administrativa, julgue o item subsequente.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra A) Certo
GABARITO - CERTO
A expressão “Estado de direito” vai além do entendimento de um Estado fundamentado na existência de uma Constituição e de um conjunto de normas. Na verdade, hoje, a concepção de Estado de direito liga-se a um contexto de valores e à ideia de que o direito não se resume na regra escrita.
O Estado de Direito é composto por mecanismos jurídicos:
- Mecanismos de criação e aplicação de direito: declaração e garantia dos direitos fundamentais; criação e execução do direito como ordenamento destinado à justiça e à paz social.
- Mecanismo de submissão ao direito posto: sujeição/submissão do poder público à lei e ao direito (legalidade);
- Mecanismo de controle: funcionamento de juízos e tribunais protetores dos direitos dos indivíduos;
O direito administrativo vincula-se à concepção de Estado de direito, justamente porque, ao passo que fixa normas para as atividades da Administração e exige seu cumprimento por terceiros, se submete a aplicação do direito em suas próprias atividades, pois, tem sua atuação pautada no princípio da legalidade, devendo manter sua conduta no que estabelece a legislação.
Diante do contexto proposto, vamos analisar e julgar o item que segue:
O desenvolvimento recente do conceito de Estado de direito pressupõe que esse ente abstrato, ao mesmo tempo em que cria e aplica o direito, a ele se submete.
Com o Estado de direito os governantes e autoridades públicas são responsáveis pela criação e aplicação de direitos a terceiros, bem como submetem-se ao regramento jurídico, pois, são objeto de normas jurídicas, assim como os indivíduos, não estando, pois, acima e fora do direito.
Assim, o item da questão está CERTO tendo em vista que o Estado de direito pressupõe, ao mesmo tempo em que cria e aplica o direito, a ele se submete.
3932) Acerca dos atos administrativos, julgue o item que se segue.
- A) Certo
- B) Errado
A alternativa correta é letra B) Errado
GABARITO - ERRADO
O Direito Administrativo guarda suas próprias peculiaridades, à medida que confere à Administração Pública prerrogativas nas relações privadas e restringe a sua liberdade. Isso se deve ao fato de o Direito Administrativo ter por funções proteger os direitos individuais em face do Estado e, satisfazer os interesses coletivos.
É justamente por ser sua função satisfazer os interesses coletivos, que à Administração são conferidas prerrogativas e privilégios com vistas a limitar o exercício dos direitos individuais, visando o bem comum.
No entanto, a Administração Pública é regida por uma série de princípios, normas e regulamentos que norteiam o exercício da atividade administrativa. Os princípios jurídicos orientam a interpretação e a aplicação de outras normas. São as diretrizes do ordenamento jurídico, guias de interpretação, às quais a administração pública fica subordinada. Possuem um alto grau de generalidade e abstração, bem como um profundo conteúdo axiológico e valorativo.
Dentre os princípios da Administração Pública destaca-se o Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público.
Os bens e interesses públicos são indisponíveis, ou seja, não pertencem à Administração ou a seus agentes, cabendo aos mesmos somente sua gestão em prol da coletividade.
A indisponibilidade do interesse público impõe vedação ao administrador sobre quaisquer atos que impliquem renúncia de direitos da Administração ou que, injustificadamente, onerem a sociedade.
Assim, com fundamento no princípio da indisponibilidade a afirmativa está ERRADA.
Na prática do ato, a Administração Pública pode dispor do interesse público.
A Administração Pública, portanto, na edição de ato administrativo não poderá dispor de bens ou interesses públicos, justamente pela vedação imposta pelo princípio da indisponibilidade do interesse público.
3933) O regime jurídico-administrativo é um regime de direito público, aplicável aos órgãos e entidades que compõem a administração pública e à atuação dos agentes administrativos em geral.
- A) Legalidade e moralidade.
- B) Supremacia do interesse público e a indisponibilidade do interesse público.
- C) Impessoalidade, razoabilidade e proporcionalidade.
- D) Continuidade dos serviços públicos e legalidade.
- E) Indisponibilidade do interesse público e continuidade dos serviços públicos.
A alternativa correta é letra B) Supremacia do interesse público e a indisponibilidade do interesse público.
Trata-se de questão que explorou o tema pertinente ao regime jurídico administrativo, demandando apenas a identificação dos princípios que constituem os seus pilares, dos quais resultam as prerrogativas e as restrições especiais caracterizadores do aludido regime.
Sem maiores suspenses, pode-se afirmar que tais postulados correspondem à supremacia do interesse público sobre o interesse privado, da qual emanam as citadas prerrogativas estatais, materializadas, principalmente, na figura dos poderes administrativos, bem como o princípio da indisponibilidade do interesse público, que dá sustentação às restrições impostas ao Poder Público, notadamente por meio dos deveres administrativos.
Na linha do exposto, a doutrina de Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:
"Essas prerrogativas e limitações traduzem-se, respectivamente, nos princípios da supremacia do interesse público e da indisponibilidade do interesse público."
Do acima exposto, está claro que, dentre as alternativas propostas, a única acertada é aquela contida na letra B.
Gabarito: Letra B
Referências:
ALEXANDRINO, Marcelo. PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 20ª ed. São Paulo: Método, 2012, p. 10.
3934) Observe os conceitos abaixo e assinale a alternativa correta, a eles correspondente:
- A) Estado, Governo e Administração Pública.
- B) Governo, Estado e Administração Pública.
- C) Estado, Administração Pública e Governo.
- D) Administração Pública, Estado e Governo.
Resposta:
A) Estado, Governo e Administração Pública.
Explicação:
O primeiro conceito descrito na questão corresponde ao Estado, uma entidade soberana com território definido e reconhecimento internacional. O segundo conceito refere-se ao Governo, o órgão político que dirige o Estado. Por fim, o terceiro conceito define a Administração Pública, o conjunto de órgãos e entidades que executam as políticas públicas e prestam serviços à sociedade.Portanto, a alternativa que corresponde corretamente aos conceitos apresentados é a A) Estado, Governo e Administração Pública.3935) Segundo Romeu Felipe Bacellar Filho, “à medida que é possível diferenciar Governo de Administração Pública pelas atribuições diversas a que se propõem, tais instituições assumem estruturas próprias, voltadas ao cumprimento de suas funções” (BACELLAR FILHO, 2008). Levando em consideração a posição do autor, assinale a alternativa correta.
- A) Para o autor, o critério que condiciona a distinção entre Governo e Administração possui natureza orgânica, também chamada de subjetiva ou formal.
- B) Governo pode ser definido como a instituição cuja atividade é voltada à tomada de decisões discricionárias.
- C) Administração pode ser definida como a instituição voltada à tomada de decisões vinculadas.
- D) No Brasil, ao contrário de outros países, o Poder Judiciário também compõe o Governo do ponto de vista constitucional, exercendo tais prerrogativas como sua função típica.
- E) A Administração Pública brasileira é composta de entes políticos e entes administrativos, que, por sua vez, são compostos por órgãos públicos.
A alternativa correta é a letra E) A Administração Pública brasileira é composta de entes políticos e entes administrativos, que, por sua vez, são compostos por órgãos públicos.
A distinção entre Governo e Administração Pública, segundo Romeu Felipe Bacellar Filho, se baseia na estrutura e nas funções que cada um exerce. O Governo é o conjunto de instituições que exercem o poder político, enquanto a Administração Pública é o conjunto de instituições que executam as políticas públicas.
É importante destacar que, no Brasil, a Administração Pública é composta por entes políticos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) e entes administrativos (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista), que por sua vez são compostos por órgãos públicos.
As alternativas A, B, C e D estão incorretas. A distinção entre Governo e Administração Pública não se baseia em critérios subjetivos ou formais (A), nem em decisões discricionárias (B) ou vinculadas (C). O Poder Judiciário, no Brasil, não faz parte do Governo do ponto de vista constitucional (D).
3936) Analise o trecho e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
- A) Regime jurídico ambiental.
- B) Regime jurídico tributário.
- C) Regime jurídico administrativo.
- D) Regime jurídico penal.
- E) Regime jurídico privado.
A alternativa correta é letra C) Regime jurídico administrativo.
Gabarito: letra C.
c) Regime jurídico administrativo. – certa.
Inicialmente, vejamos a lição de Fernanda Marinela sobre o tema:
“Estabelecidas as noções introdutórias do Direito Administrativo, apontado como ramo do direito público interno que se preocupa com a atuação do Estado na perseguição do interesse público e reconhecido que o seu objeto é a atividade administrativa desse ente, é possível analisar agora os princípios que embasam a disciplina.
Para o reconhecimento do Direito Administrativo como disciplina autônoma, esses princípios não podem ser escolhidos de forma aleatória e também não podem ser considerados de forma isolada; é necessária a fixação de um conjunto sistematizado de princípios e normas que lhe dê identidade, tornando possível diferenciá-lo das demais ramificações do Direito. Os princípios escolhidos para compor esse conjunto devem ser peculiares aos seus objetivos e devem especialmente guardar entre si uma correlação lógica, uma relação de coerência e unidade, um ponto de coincidência, compondo um sistema ou regime: o regime jurídico administrativo.” (MARINELA, Fernanda. Direito Administrativo. 10ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016. E-book. P. 77).
A título de complementação, a lição de Ricardo Alexandre e João de Deus:
“A expressão “regime jurídico-administrativo” se refere às peculiaridades que individualizam a atuação da administração pública quando comparada com a atuação dos particulares em geral.
Como já tivemos a oportunidade de afirmar, a expressão “regime jurídico-administrativo” tem sentido restrito, servindo para designar o conjunto de normas de direito público que peculiarizam o Direito Administrativo, estabelecendo prerrogativas que colocam a Administração Pública numa posição privilegiada nas suas relações com os particulares e também restrições que buscam evitar que ela se afaste da perseguição incessante da consecução do bem comum.
Assim, por presumivelmente atuar na busca da consecução de interesses coletivos que a Administração desfruta de vantagens não extensivas aos particulares (como o poder de desapropriar um imóvel), ela não pode, por óbvio, abrir mão desses fins públicos. Dito de outro modo, ao agente público não é lícito, sem lei que o autorize, transigir, negociar, renunciar, mitigar, ou seja, de qualquer forma dispor de interesses públicos, mesmo daqueles cujos equivalentes na seara privada seriam considerados em regra disponíveis (como o direito de cobrar um crédito).” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015.E-book. P. 168)
Por fim, mas não menos importante, vejamos o texto “Regime jurídico administrativo: equilíbrio entre o coletivo e o individual” publicado no periódico GEN Jurídico por Irene Patrícia Nohara:
“Regime jurídico administrativo é conceito que envolve a disciplina jurídica peculiar ao Direito Administrativo, que se caracteriza por objetivar equilíbrio entre a satisfação dos interesses coletivos e a proteção das liberdades individuais. Daí surge a bipolaridade: autoridade da Administração, de um lado; e liberdade do indivíduo, de outro.” (NOHARA, Irene Patrícia. Regime jurídico administrativo: equilíbrio entre o coletivo e o individual. Disponível em: <http://genjuridico.com.br/2019/09/27/regime-juridico-administrativo/>. Acesso em: 21/10/2019)
Das lições colacionadas é possível constatar que o enunciado da questão traz o conceito de regime jurídico administrativo. Portanto, a alternativa correta a ser assinalada é a letra C.
No que tange as demais alternativas, por exclusão, estão incorretas.
3937) O Direito Administrativo pode ser definido como o ramo do direito público que trata de princípios e regras que disciplinam a função administrativa e que abrange entes, órgãos, agentes e atividades desempenhadas pela Administração Pública na consecução do interesse público. Leia o trecho a seguir e responda ao que segue:
- A) Função penal.
- B) Função administrativa.
- C) Função tributária.
- D) Função do consumidor.
- E) Função civil.
A alternativa correta é letra B) Função administrativa.
Gabarito: letra B.
b) Função administrativa. – certa.
O enunciado da questão traz o conceito de função administrativo dado por Lúcia Valle Figueiredo.
Vejamos a lição da referida professora sobre o tema:
“(...) a função administrativa consiste no dever de o Estado, ou quem aja em seu nome, dar cumprimento fiel, no caso concreto, aos comandos normativos, de maneira geral ou individual, para a realização dos fins públicos, sob regime prevalecente de direito público, por meio de atos e comportamentos controláveis internamente, bem como externamente pelo poder Legislativo (com o auxílio dos Tribunais de Contas), atos, estes, revisíveis pelo Judiciário” (grifei) (FIGUEIREDO, Lúcia Valle. Curso de Direito Administrativo. 7. ed. São Paulo:
Malheiros, 2004. P. 34)
Assim sendo, a alternativa que preenche a lacuna trazida pelo enunciado corretamente é a letra B devendo, portanto, ser assinalada.
No que tange as demais alternativas, por exclusão, encontram-se incorretas.
3938) A Administração Pública é a atividade desenvolvida pelo Estado ou seus delegados, sob o regime de Direito Público, destinada a atender de modo direto e imediato, necessidades concretas da coletividade. É todo o aparelhamento do Estado para a prestação dos serviços públicos, para a gestão dos bens públicos e dos interesses da comunidade. Em relação às características da Administração Pública, analise os itens abaixo:
- A) Apenas os itens I, II, III, IV e VI estão corretos.
- B) Apenas os itens I, II, III, V e VI estão corretos.
- C) Todos os itens estão corretos.
- D) Apenas os itens I, III, IV, V e VI estão corretos.
A alternativa correta é letra C) Todos os itens estão corretos.
Gabarito: Letra C
A Administração Pública é a atividade desenvolvida pelo Estado ou seus delegados, sob o regime de Direito Público, destinada a atender de modo direto e imediato, necessidades concretas da coletividade. É todo o aparelhamento do Estado para a prestação dos serviços públicos, para a gestão dos bens públicos e dos interesses da comunidade. Em relação às características da Administração Pública, analise os itens abaixo:
I. Praticar atos tão somente de execução – estes atos são denominados atos administrativos; quem pratica estes atos são os órgãos e seus agentes, que são sempre públicos.
CERTO. A Administração Pública possui caráter instrumental, tendo por função executar atos administrativos, que são aqueles que a Administração pratica utilizando as prerrogativas de direito público a ela concedidas.
II. Exercer atividade politicamente neutra - sua atividade é vinculada à Lei e não à Política.
CERTO. A atividade administrativa é regida pelo princípio da legalidade, não podendo a Administração Pública afastar-se da lei, somente podendo praticar atos administrativos em conformidade com a lei.
A atividade que tem cunho político, consistente na implementação e manifestação de determinado posicionamento político, é exercida pelo Governo, e não pela Administração Pública.
III. Ter conduta hierarquizada – dever de obediência - escalona os poderes administrativos do mais alto escalão até a mais humilde das funções.
CERTO. A assertiva refere-se ao poder hierárquico, consistente na distribuição vertical de funções dentro de determinada estrutura administrativa.
Decorrente dessa hierarquia, é possível que o superior reveja os atos praticados pelos subordinados, quando os considere inoportunos ou inconvenientes, ou por motivos de ilegalidade.
IV. Praticar atos com responsabilidade técnica e legal – busca a perfeição técnica de seus atos, que devem ser tecnicamente perfeitos e segundo os preceitos legais.
CERTO. A Administração Pública é obrigada por lei a praticar atos com responsabilidade técnica e legal, sob pena do anulação do ato administrativo.
V. Caráter instrumental – a Administração Pública é um instrumento para o Estado conseguir seus objetivos. A Administração serve ao Estado.
CERTO. Como vimos acima, a Administração Pública possui caráter instrumental, que consiste na execução das funções administrativas.
VI. Competência limitada – o poder de decisão e de comando de cada área da Administração Pública é delimitada pela área de atuação de cada órgão.
CERTO. A competência ou agente competente é elemento do ato administrativo, consistente na previsão legal direcionada ao agente público que fixa os limites para a prática do ato administrativo.
Sendo assim, é CORRETO afirmar que todos os itens estão corretos.
Do exposto, nosso gabarito é a Letra C.
3939) Na Constituição da República Federativa do Brasil, encontramos um conjunto de princípios e normas, os quais norteiam a atividade desempenhada pelos agentes encarregados de zelar pela coisa pública. Desse modo, conjugando as regras e os princípios que estruturam a Administração Pública Brasileira, tem-se o regime jurídico administrativo. A alternativa abaixo que apresenta elemento que NÃO está submetido a esse regime é:
- A) Ato de nomeação de servidor público aprovado em concurso público.
- B) Decreto de utilidade pública de um imóvel para fins de desapropriação.
- C) Aplicação de penalidade a fornecedor privado da Administração.
- D) Contrato de locação de imóvel firmado com a Administração Pública.
- E) Concessão de alvará de funcionamento para estabelecimento comercial pela Prefeitura Municipal.
A alternativa correta é letra D) Contrato de locação de imóvel firmado com a Administração Pública.
Gabarito: letra D.
Na Constituição da República Federativa do Brasil, encontramos um conjunto de princípios e normas, os quais norteiam a atividade desempenhada pelos agentes encarregados de zelar pela coisa pública. Desse modo, conjugando as regras e os princípios que estruturam a Administração Pública Brasileira, tem-se o regime jurídico administrativo. A alternativa abaixo que apresenta elemento que NÃO está submetido a esse regime é:
d) Contrato de locação de imóvel firmado com a Administração Pública.
Naturalmente, o contrato de locação de imóvel firmado com a Administração rege-se pelas normas de direito privado, com a derrogação parcial pelo regime público do que diz respeito à justificativa de dispensa de licitação para posterior contratação do aluguel (art. 23, X, Lei 8.666/1993), além de eventuais cláusulas em que prevaleça o interesse da Administração (cláusulas exorbitantes). Portanto, não se sujeita ao regime jurídico administrativo. Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro:
"O conceito de contrato não é específico do direito privado, devendo ser dado pela teoria geral do direito. Ele existe também no âmbito do direito público, compondo a espécie contrato de direito público, que, por sua vez, abrange contratos de direito internacional e de direito administrativo. Quando a Administração celebra contratos, acontece, com grande frequência, que ela obedece a um contrato-padrão (e isso ocorre até com determinados contratos de direito privado, como a locação de imóvel destinado à instalação de repartição pública)". (DI PIETRO, Marya Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 27ª ed. 2014. São Paulo, Atlas, p. 265-266).
Demais alternativas submetem-se integralmente ao regime de direito público:
a) Ato de nomeação de servidor público aprovado em concurso público.
Ato integralmente regido pelo regime jurídico administrativo, previsto na Constituição da República, Lei 8.112/1990 e outras normas correlatas.
b) Decreto de utilidade pública de um imóvel para fins de desapropriação.
Ato igualmente submetido ao regime jurídico administrativo de desapropriação, previsto na Constituição da República e nas leis aplicáveis.
c) Aplicação de penalidade a fornecedor privado da Administração.
Ato submetido ao regime jurídico administrativo, dentro do poder sancionatório e do poder de polícia da Administração.
e) Concessão de alvará de funcionamento para estabelecimento comercial pela Prefeitura Municipal.
Ato submetido ao regime jurídico administrativo, dentro do poder de polícia administrativa.
3940) A Administração Pública pode ser vista sob duas análises: 1ª análise – Administração Pública em sentido amplo ou sentido estrito; 2ª análise – Administração Pública em sentido subjetivo (formal ou orgânico) ou sentido objetivo (material ou funcional). Nesse sentido, definem-se as:
- A) I, II, III e IV;
- B) I, II e III, somente;
- C) I e II, somente;
- D) II e IV, somente.
A alternativa correta é letra C) I e II, somente;
A resposta é letra C.
Antes da análise, vejamos quadro resumo sobre a classificação dada pela banca:
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | ||
Sentido | AMPLO | RESTRITO |
Subjetivo, Orgânico ou Formal | Órgãos governamentais e administrativos | Apenas órgãos administrativos |
Objetivo, Material ou Funcional | Funções políticas e | Apenas funções |
I. Funções políticas e funções administrativas desenvolvidas pelos órgãos governamentais e órgãos administrativos;
Perfeito! Num sentido amplo, temos as funções políticas e as administrativas. Combinação entre os subjetivo e objetivo.
II. Funções administrativas desenvolvidas pelos órgãos administrativos;
Num sentido estrito, as funções administrativas pelos órgãos administrativos. Combinação do subjetivo e objetivo.
III. Entidades (políticas e administrativas) componentes da Administração Pública, os órgãos e os agentes públicos;
A banca nos requer a combinação dos critérios. Perceba que aqui só se leva em consideração o sentido subjetivo. Daí o erro da assertiva.
IV. Diversas atividades finalísticas exercidas pelo Estado, por meio de seus agentes, órgãos e entidades, no desempenho da função administrativa.
Só se levou em consideração o requisito objetivo, daí o erro.