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Questões Sobre Regime Jurídico Administrativo - Direito Administrativo - concurso

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81) Acerca dos princípios do direito administrativo, julgue os itens seguintes.

  • A) I e III.

  • B) I e IV.

  • C) II e III.

  • D) II e IV.

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A alternativa correta é letra A) I e III.

Gabarito: letra A.

 

a) I e III. – certa.

 

I – Apesar do princípio da publicidade e do direito de acesso do cidadão a dados a seu respeito, nem toda informação pode ser transmitida ao interessado, mesmo que se relacione com sua pessoa. – certa.

 

O princípio da publicidade não é um direito absoluto, visto que o ordenamento jurídico já prevê algumas exceções, ou seja, casos em que a ampla publicidade não será aplicada.

 

Assim sendo, em algumas situações, ainda que a informação se relacione com sua pessoa do interessado, ela poderá não ser fornecida.

 

Logo, assertiva correta.

 

Na lição de Alexandre Mazza:

 

“O próprio texto constitucional definiu três exceções ao princípio da publicidade, autorizando o sigilo nos casos de risco para: a) a segurança do Estado (art. 5º, XXXIII, da CF). Exemplo: informações militares; b) a segurança da sociedade (art. 5º, XXXIII, da CF). Exemplo: sigilo das informações sobre o interior de usina nuclear para evitar atentados terroristas; c) a intimidade dos envolvidos (art. 5º, X, da CF). Exemplo: processos administrativos disciplinares.

Regulamentando o art. 5º, XXXIII, da CF, a Lei n. 11.111/2005 disciplina o acesso aos documentos públicos de interesse particular, interesse coletivo ou interesse geral, ressalvadas as hipóteses em que o sigilo seja ou permaneça imprescindível à segurança da sociedade e do Estado (art. 2º).” (MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo.2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018. P. 119)

 

II – Os princípios do direito administrativo são monovalentes, isto é, aplicam-se exclusivamente a esse ramo do direito. – errada.

 

Em verdade, há vários as princípios do direito administrativo que são aplicados (ou se originam) a outros ramos do direito, como por exemplo, os princípios da proporcionalidade e razoabilidade.

 

Sendo assim, assertiva incorreta.

 

Sobre o tema, Ricardo Alexandre e João de Deus:

 

“A razoabilidade e a proporcionalidade são princípios gerais de direito que, apesar de não previstos expressamente no texto constitucional, permeiam diversos dispositivos da CF/1988, constituindo-se em princípios constitucionais implícitos.” (ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 194)

 

III – A despeito do princípio da supremacia do interesse público, nem sempre o interesse público secundário deverá prevalecer sobre o direito de um cidadão individualmente considerado. – certa.

 

Inicialmente, vejamos a diferença entre o interesse público primário e secundário:

 

1) interesse público primário: o interesse público primário é aquele relacionado à satisfação das necessidades coletivas (justiça, segurança, bem comum do grupo social etc.), perseguido pelo exercício das atividades-fim do Poder Público.

 

2) interesse público secundário: corresponde ao interesse individual do próprio Estado, estando relacionado à manutenção das receitas públicas e à defesa do patrimônio público, operacionalizadas mediante exercício de atividades-meio do Poder Público.

 

Em verdade, o princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado é voltado para o interesse público primário, também chamado de princípio da finalidade pública.

 

FONTE: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito Administrativo Esquematizado.1ª ed. São Paulo: Método, 2015. E-book. P. 169 e 171.

 

Logo, realmente, no caso do princípio da supremacia do interesse público o interesse público secundário nem sempre prevalecerá, diferentemente do interesse público primário.

 

Portanto, assertiva correta.

 

IV – O princípio da presunção de legitimidade dos atos administrativos abrange apenas os aspectos jurídicos desses atos, mas não diz respeito aos fatos nos quais eles supostamente se basearam. – errada.

 

Parte da doutrina entende que o princípio da presunção de legitimidade abrange os aspectos jurídicos desses atos e os fatos nos quais eles supostamente se basearam.

 

Nesse sentido, José dos Santos Carvalho Filho:

 

“Os atos administrativos, quando editados, trazem em si a presunção de legitimidade, ou seja, a presunção de que nasceram em conformidade com as devidas normas legais, como bem anota DIEZ.

Essa característica não depende de lei expressa, mas deflui da própria natureza do ato administrativo, como ato emanado de agente integrante da estrutura do Estado.

Vários são os fundamentos dados a essa característica. O fundamento precípuo, no entanto, reside na circunstância de que se cuida de atos emanados de agentes detentores de parcela do Poder Público, imbuídos, como é natural, do objetivo de alcançar o interesse público que lhes compete proteger. Desse modo, inconcebível seria admitir que não tivessem a aura de legitimidade, permitindo-se que a todo momento sofressem algum entrave oposto por pessoas de interesses contrários. Por esse motivo é que se há de supor que presumivelmente estão em conformidade com a lei.” (CARVALHO FILHO; José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32ª ed. São Paulo: Atlas, 2018.E-book. P. 182)

 

Salienta-se, no entanto, que há entendimento firmado na doutrina que a presunção de legitimidade recai sobre os aspectos jurídicos do ato e a presunção de veracidade sobre os fatos.

 

Nessa linha, Maria Sylvia Zanella Di Pietro:

 

“Embora se fale em presunção de legitimidade ou de veracidade como se fossem expressões com o mesmo significado, as duas podem ser desdobradas, por abrangerem situações diferentes. A presunção de legitimidade diz respeito à conformidade do ato com a lei; em decorrência desse atributo, presumem-se, até prova em contrário, que os atos administrativos foram emitidos com observância da lei.

A presunção de veracidade diz respeito aos fatos; em decorrência desse atributo, presumem-se verdadeiros os fatos alegados pela Administração. Assim ocorre com relação às certidões, atestados, declarações, informações por ela fornecidos, todos dotados de fé pública.” (DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 31ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. P. 278)

 

A banca considerou o entendimento do professor José dos Santos Carvalho Filho pois deu como errada a assertiva. No entanto, considerando a divergência apontada, penso que a questão é passível de anulação.

82) Acerca dos princípios de direito administrativo, julgue o item seguinte.

  • A) Certo
  • B) Errado
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83) A respeito dos princípios do Direito Administrativo Brasileiro, verifica-se que:

  • A) o princípio da legalidade sobrepõe-se ao princípio da segurança jurídica
  • B) o princípio concursivo destina-se apenas à investidura na administração direta
  • C) a CF/88 contém os princípios expressos no art. 37, caput, e princípios implícitos
  • D) o princípio constitucional da economicidade respeita exclusivamente à atuação dos Tribunais de Contas, nos termos do art. 70, caput, da CF/88
  • E) o princípio da motivação é de observância obrigatória apenas nas decisões administrativas dos tribunais, conforme o art. 93, IX, da CF/88

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84) Considerando os princípios da administração pública, assinale a opção correta.

  • A) O ato imoral não pode ser anulado por meio de ação popular, já que esta pressupõe lesividade econômica, não se estendendo ao dano moral.
  • B) Com base no princípio da segurança jurídica, o ordenamento jurídico em vigor veda, no âmbito da União, a aplicação retroativa de nova interpretação jurídica dada pela administração ao mesmo dispositivo legal.
  • C) Com base no princípio da supremacia do interesse público sobre o privado, é lícito ao Estado desapropriar qualquer bem particular, sem que haja prévia e justa indenização.
  • D) O princípio da razoável duração do processo, inserido na Constituição por emenda, não se estende, pelo menos expressamente, aos processos administrativos.

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85) Julgue o item que se seguem com relação aos princípios da administração pública.

  • A) Certo
  • B) Errado
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86) Tendo em vista a matéria administrativa, é correto afirmar:

  • A) Ato de império é todo aquele que ordena a conduta interna da Administração e de seus servidores, ou cria direitos e obrigações entre ela e os administrados, tais como as autorizações, permissões e os contratos em geral.
  • B) É legal a realização de atos de império ou gestão por agente simplesmente designado para "responder pelo expediente", na vaga ou ausência temporária do titular.
  • C) Pelo princípio da indisponibilidade do interesse público, a Administração Pública não pode dispor do interesse geral nem renunciar a poderes que a lei lhe deu para tal tutela, uma vez que o titular de tal interesse é o Estado.
  • D) Na Administração Pública há liberdade de vontade pessoal do agente político encarregado da gestão, enquanto na administração particular só é lícito ao particular fazer o que a lei autoriza.
  • E) A publicidade do ato administrativo não é requisito de sua eficácia ou moralidade, mas se constitui elemento formativo do próprio ato, que só produz efeitos jurídicos através da divulgação no órgão oficial ou pela imprensa particular.

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A alternativa correta é letra C) Pelo princípio da indisponibilidade do interesse público, a Administração Pública não pode dispor do interesse geral nem renunciar a poderes que a lei lhe deu para tal tutela, uma vez que o titular de tal interesse é o Estado.

87) A atividade administrativa do Estado está sujeita a determinados princípios, sendo que parte deles está prevista na Constituição e outra parte é reconhecida pela doutrina.

  • A) I e II;
  • B) I e III;
  • C) II e III;
  • D) I, II e III;
  • E) nenhuma.

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A alternativa correta é letra A) I e II;

88) Os órgãos e entes da Administração direta e indireta na realização das atividades que lhes competem regem-se por normas. Além das normas específicas para cada matéria ou setor, há preceitos gerais que informam amplos campos de atuação conhecidos como princípios do direito administrativo ou princípios jurídicos da Administração Pública brasileira. No caput do art. 37 da Constituição de 1988 encontram-se elencados quatro princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.Acerca desses princípios, avalie os itens abaixo.I. A Administração pode realizar todos os atos e medidas que estejam determinados em lei e demais espécies normativas.II. A Administração deve sujeitar-se às normas legais.III. Os atos e provimentos administrativos são imputáveis ao funcionário que os pratica, eximindo de responsabilidade o órgão ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionário.IV. A probidade, que há de caracterizar a conduta e os atos das autoridades e agentes públicos, aparecendo como dever, decorre do princípio da legalidade administrativa.São verdadeiros apenas os itens:

  • A) I e II
  • B) I e III
  • C) II e IV
  • D) II e III
  • E) I e IV

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A alternativa correta é letra A) I e II

89) Analise os itens a seguir e marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a falsa, assinalando ao final a opção correspondente.( ) A expressão Administração Pública, em sentido formal, designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes, sendo a própria função administrativa; e, no sentido material, designa os entes que exercem a atividade administrativa, compreendendo pessoas jurídicas, órgãos e agentes públicos incumbidos de exercer uma das funções em que se triparte a atividade estatal: a função administrativa.( ) Considerando os princípios expressos e implícitos componentes do regime jurídico-administrativo no Direito Brasileiro, a Lei n. 9.874/99 arrola os princípios da legalidade; finalidade; motivação; razoabilidade; proporcionalidade; moralidade; ampla defesa; contraditório; segurança jurídica; interesse público e eficiência.( ) Considerando o princípio da Supremacia do Interesse Público, verifica-se que o ordenamento jurídico brasileiro ao expressamente prever o interesse público dispõe que ao observar o atendimento a fins de interesse geral, a autoridade administrativa está autorizada a renunciar total ou parcialmente os poderes ou competências, não necessitando de autorização legal para fazê-lo.( ) Considerando o princípio da Motivação, a Constituição Federal prevê a exigência de motivação apenas para as decisões administrativas dos Tribunais e do Ministério Público.( ) O agente de fato, ao exercer funções dentro da Administração, não tem direito à percepção de remuneração visto que ilegítima sua investidura.

  • A) V, V, F, V, V
  • B) V, F, F, F, F
  • C) F, F, V, F, V
  • D) F, V, F, V, F
  • E) V, V, V, F, F

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

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90) Considerando que a ANVISA é uma autarquia federal, julgue o item a seguir.Aplicam-se à ANVISA os princípios administrativos da moralidade, da eficiência e da autotutela.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

1 7 8 9 10 11 404