Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A.S. 30 anos, agricultor, transportado por vizinhos, chegou à unidade de pronto atendimento relatando que, há cerca de 30 minutos, fora picado por uma cobra, mas não conseguira capturar o animal. Ao realizar o exame físico da vítima, o enfermeiro constatou a presença de dois ferimentos puntiformes na panturrilha direita, no momento, sem sinais de alteração local. Por não ter sido possível a identificação do réptil, A.S. foi mantido em repouso para observação. Passado algum tempo, começou a apresentar náuseas, vômitos, fácies miastênica, incapacidade de movimentação do globo ocular, mialgia e urina de cor avermelhada. Face aos sinais e sintomas apresentados por A.S., o enfermeiro solicitou assistência médica, pois o quadro era compatível com acidente

A.S. 30 anos, agricultor, transportado por vizinhos, chegou à unidade de pronto atendimento relatando que, há
cerca de 30 minutos, fora picado por uma cobra, mas não
conseguira capturar o animal. Ao realizar o exame físico
da vítima, o enfermeiro constatou a presença de dois ferimentos puntiformes na panturrilha direita, no momento,
sem sinais de alteração local. Por não ter sido possível a
identificação do réptil, A.S. foi mantido em repouso para
observação. Passado algum tempo, começou a apresentar náuseas, vômitos, fácies miastênica, incapacidade
de movimentação do globo ocular, mialgia e urina de cor
avermelhada.
Face aos sinais e sintomas apresentados por A.S., o
enfermeiro solicitou assistência médica, pois o quadro
era compatível com acidente

Resposta:

A alternativa correta é C)

O caso clínico apresentado descreve um paciente vítima de acidente ofídico, com evolução de sintomas característicos de envenenamento por serpente do gênero Crotalus, popularmente conhecida como cascavel. A análise dos achados permite identificar a correlação entre o quadro sintomatológico e o padrão crotálico de envenenamento.

Inicialmente, a ausência de alterações locais significativas no local da picada já sugere afastar os acidentes botrópicos (alternativa E), que tipicamente apresentam edema, equimose e necrose. Os sintomas neurológicos progressivos - fácies miastênica, oftalmoplegia e dificuldade de movimentação ocular - são marcadores clássicos da ação neurotóxica do veneno crotálico, que contém crotoxina, uma potente neurotoxina pré-sináptica.

A tríade composta por mialgia, urina escura (mioglobinúria) e insuficiência renal aguda configura a síndrome característica do envenenamento crotálico, decorrente da ação miotóxica direta do veneno. Estes elementos permitem descartar as alternativas A (laquético, inexistente na classificação ofídica), B (errada grafia de elapídico) e D (colubrídeo, grupo de serpentes não-peçonhentas).

O manejo adequado neste caso exigiria a administração imediata de soro anticrotálico, além de medidas de suporte para controle das complicações sistêmicas. O reconhecimento precoce do padrão clínico pelo enfermeiro foi crucial, demonstrando a importância do treinamento na identificação dos diferentes síndromes ofídicos para conduta terapêutica específica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *