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Elaborado pelo enfermeiro do Tribunal, o projeto de educação em saúde com enfoque no tabagismo, incluiu estratégias pedagógicas como: relato dos participantes em pequenos grupos sobre os efeitos do cigarro no organismo, reflexão crítica sobre os problemas e levantamento de ações para melhoria. Em seguida, os participantes compartilharam com os diferentes grupos as ações para minimizar o tabagismo na instituição. A metodologia utilizada pelo enfermeiro, que tem por objetivo desenvolver o pensamento crítico levando o indivíduo ao empoderamento e transformação, é baseada na pedagogia

Elaborado pelo enfermeiro do Tribunal, o projeto de educação em saúde com enfoque no tabagismo, incluiu estratégias
pedagógicas como: relato dos participantes em pequenos grupos sobre os efeitos do cigarro no organismo, reflexão crítica sobre
os problemas e levantamento de ações para melhoria. Em seguida, os participantes compartilharam com os diferentes grupos as
ações para minimizar o tabagismo na instituição. A metodologia utilizada pelo enfermeiro, que tem por objetivo desenvolver o
pensamento crítico levando o indivíduo ao empoderamento e transformação, é baseada na pedagogia

Resposta:

A alternativa correta é E)

O projeto de educação em saúde com enfoque no tabagismo, elaborado pelo enfermeiro do Tribunal, demonstra uma abordagem inovadora e participativa. Ao utilizar estratégias pedagógicas como relatos em pequenos grupos, reflexão crítica e levantamento de ações coletivas, o profissional promoveu um ambiente de diálogo e construção conjunta de soluções. Essa metodologia não se limita à transmissão vertical de conhecimento, mas estimula a autonomia e o pensamento crítico dos participantes, elementos centrais da pedagogia problematizadora.

A pedagogia problematizadora, proposta por Paulo Freire, parte do princípio de que o aprendizado deve ser uma troca dialógica, em que os indivíduos refletem sobre sua realidade e buscam transformá-la. Nesse contexto, o enfermeiro atuou como facilitador, incentivando os participantes a analisarem os efeitos do tabagismo e proporem ações concretas para reduzir o problema na instituição. Essa abordagem difere radicalmente de modelos tradicionais, tecnicistas ou biomédicos, que priorizam a mera transmissão de informações ou técnicas específicas.

O empoderamento dos participantes, evidenciado no compartilhamento de ideias entre os grupos, reforça o caráter transformador da metodologia adotada. Ao invés de receberem passivamente orientações sobre os malefícios do cigarro, os indivíduos foram estimulados a pensar criticamente e agir coletivamente. Portanto, a pedagogia problematizadora se mostra como a fundamentação mais adequada para descrever a prática educativa desenvolvida pelo enfermeiro, justificando plenamente a alternativa E como correta.

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