Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo. Considerando ser, portanto, o diabetes uma doença crônica degenerativa, que, por vezes, invalida ou mesmo leva à morte indivíduos acometidos por ela, torna-se indispensável trabalhar a sua prevenção, controle e adesão a tratamentos. Dessa maneira, tendo em vista a necessidade de cuidados com a diabetes, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade são os grandes responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo. Considerando ser, portanto, o diabetes uma doença crônica degenerativa, que, por vezes, invalida ou mesmo leva à morte indivíduos acometidos por ela, torna-se indispensável trabalhar a sua prevenção, controle e adesão a tratamentos.

Dessa maneira, tendo em vista a necessidade de cuidados com a diabetes, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

Resposta:

A alternativa correta é C)

O envelhecimento da população, a urbanização crescente e a adoção de estilos de vida pouco saudáveis, como sedentarismo, dieta inadequada e obesidade, são os principais responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência do diabetes em todo o mundo. Como se trata de uma doença crônica degenerativa, que pode levar à invalidez ou até mesmo à morte, é essencial trabalhar na prevenção, controle e adesão aos tratamentos.

Diante da importância dos cuidados com o diabetes, analisemos as afirmativas apresentadas, destacando a alternativa INCORRETA:

  • A) Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do diabetes tipo II, estão idade acima de 45 anos, sobrepeso, histórico familiar de diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Essa afirmação está correta, pois esses são fatores amplamente reconhecidos na literatura médica.
  • B) A hipoglicemia, caracterizada por níveis glicêmicos abaixo de 60 a 70 mg/dL, pode apresentar sintomas como fome, tontura, fraqueza, confusão mental e até convulsões. Essa descrição está correta e condiz com os conhecimentos clínicos sobre o tema.
  • C) A afirmação de que a hipertensão arterial sistêmica, embora comum em diabéticos, não representa fator de risco para doenças coronarianas e microvasculares, está incorreta. Na verdade, a hipertensão em diabéticos é um importante fator de risco para complicações cardiovasculares e microvasculares, como retinopatia e nefropatia.
  • D) As áreas recomendadas para aplicação de insulina incluem braços, abdômen e região glútea, com a necessidade de alternar os locais de aplicação. Essa orientação está correta e é amplamente difundida no manejo do diabetes.

Portanto, a alternativa C é a incorreta, pois a hipertensão arterial em diabéticos, de fato, aumenta significativamente o risco de complicações cardiovasculares e microvasculares, exigindo controle rigoroso.

```

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *