A lavagem gástrica é um procedimento de urgência que deve ser realizado nos casos de ingestão acidental ou intencional de substâncias tóxicas (medicamentos, plantas, etc.), a fim de diminuir a exposição e absorção da substância em questão. Considerando-se o tema lavagem gástrica, observe se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). I É indicada na ingestão de cáusticos ou corrosivos, de hidrocarbonetos com alta volatilidade (solventes em geral) e em casos de varizes de esôfago de grosso calibre. II O comprimento da sonda a ser introduzida para a lavagem deve ser medido colocando-se a sua extremidade na parte superior da cabeça (região frontal) até a cicatriz umbilical, marcando-se esta delimitação com uma tira adesiva. III Em adultos, uma lavagem gástrica bemsucedida necessita de uma média de 6 a 8 litros de líquido (soro fisiológico ou água). Administram-se pequenas quantidades (máximo 250 ml/vez), visto que volumes maiores podem “empurrar” o toxicante para o duodeno. A sequência correta, de cima para baixo, é:
A lavagem gástrica é um procedimento de
urgência que deve ser realizado nos casos de
ingestão acidental ou intencional de substâncias
tóxicas (medicamentos, plantas, etc.), a fim de
diminuir a exposição e absorção da substância em
questão. Considerando-se o tema lavagem
gástrica, observe se as afirmativas a seguir são
verdadeiras (V) ou falsas (F).
I É indicada na ingestão de cáusticos ou
corrosivos, de hidrocarbonetos com alta
volatilidade (solventes em geral) e em casos
de varizes de esôfago de grosso calibre.
II O comprimento da sonda a ser introduzida
para a lavagem deve ser medido colocando-se
a sua extremidade na parte superior da
cabeça (região frontal) até a cicatriz umbilical,
marcando-se esta delimitação com uma tira
adesiva.
III Em adultos, uma lavagem gástrica bemsucedida necessita de uma média de 6 a 8
litros de líquido (soro fisiológico ou água).
Administram-se pequenas quantidades
(máximo 250 ml/vez), visto que volumes
maiores podem “empurrar” o toxicante para o
duodeno.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A)V, F, F
- B)V, F, V.
- C)F, F, V.
- D)F, V, F.
- E)V, V, F.
Resposta:
A alternativa correta é C)
A lavagem gástrica é um procedimento médico de emergência utilizado para reduzir a absorção de substâncias tóxicas ingeridas. Analisando as afirmativas apresentadas, é possível identificar quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F) com base nos protocolos médicos estabelecidos.
A afirmativa I é falsa (F), pois a lavagem gástrica não é indicada em casos de ingestão de cáusticos ou corrosivos, hidrocarbonetos voláteis ou pacientes com varizes esofágicas de grosso calibre, devido ao risco de agravar lesões ou provocar aspiração pulmonar.
A afirmativa II também é falsa (F), já que o comprimento da sonda para lavagem gástrica é medido da ponta do nariz até o lóbulo da orelha e, em seguida, até o processo xifoide do esterno, e não da região frontal até o umbigo, como descrito.
A afirmativa III é verdadeira (V), pois em adultos, uma lavagem gástrica eficaz geralmente requer de 6 a 8 litros de líquido (soro fisiológico ou água), administrados em pequenos volumes (até 250 ml por vez) para evitar o deslocamento do toxicante para o duodeno.
Portanto, a sequência correta das afirmativas é F, F, V, correspondente à alternativa C).
Deixe um comentário