Criança de 9 anos comparece à Unidade Básica de Saúde com sua genitora, apresentando icterícia, inapetência e história de febre baixa há 7 dias. A criança informa que outras colegas de sua escola também apresentam os mesmos sintomas, tendo sido diagnosticadas com hepatite A. Diante do quadro clínico e dos aspectos epidemiológicos a enfermeira realiza a notificação do caso suspeito no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).Sobre a hepatite A, considere as afirmativas abaixo. I A hepatite A pode ser transmitida por sexo oral-anal, quando há contato da boca de uma pessoa sadia com o ânus de outra portadora da infecção crônica da doença. II A melhor estratégia de prevenção da hepatite A é a vacinação por via IM da anti Hepatite A que deve ser administrada a partir dos 6 meses de vida da criança. III Na maioria dos casos, a doença é autolimitada e de caráter benigno, sendo que a insuficiência hepática aguda grave ocorre em menos de 1% dos casos. IV A principal via de contágio do vírus da hepatite A é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por água e alimentos contaminados. Estão corretas as afirmativas:
apresentando icterícia, inapetência e história de febre baixa há 7 dias. A criança informa
que outras colegas de sua escola também apresentam os mesmos sintomas, tendo sido
diagnosticadas com hepatite A. Diante do quadro clínico e dos aspectos epidemiológicos
a enfermeira realiza a notificação do caso suspeito no Sistema de Informação de
Agravos de Notificação (SINAN).
Sobre a hepatite A, considere as afirmativas abaixo.
I
A hepatite A pode ser transmitida por sexo oral-anal, quando há contato da boca de
uma pessoa sadia com o ânus de outra portadora da infecção crônica da doença.
II A melhor estratégia de prevenção da hepatite A é a vacinação por via IM da anti
Hepatite A que deve ser administrada a partir dos 6 meses de vida da criança.
III Na maioria dos casos, a doença é autolimitada e de caráter benigno, sendo que a
insuficiência hepática aguda grave ocorre em menos de 1% dos casos.
IV A principal via de contágio do vírus da hepatite A é a fecal-oral, por contato inter-humano
ou por água e alimentos contaminados.
Estão corretas as afirmativas:
- A)III e IV.
- B)I e IV.
- C)II e III.
- D)I e II.
Resposta:
A alternativa correta é A)
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA, que afeta principalmente o fígado. No caso apresentado, uma criança de 9 anos com sintomas de icterícia, inapetência e febre baixa, associados a um contexto epidemiológico de outros casos na escola, levou à notificação obrigatória no SINAN. Analisando as afirmativas sobre a doença, podemos compreender melhor suas características e formas de prevenção.
A afirmativa I está incorreta porque, embora a hepatite A possa ser transmitida por contato sexual oral-anal, a infecção crônica não ocorre com o VHA - este vírus causa apenas infecção aguda, diferentemente dos vírus das hepatites B e C.
A afirmativa II também está incorreta. A vacina contra hepatite A é recomendada a partir de 12 meses de idade, não aos 6 meses como mencionado. Além disso, a imunização é apenas uma das estratégias de prevenção, sendo a higiene pessoal e o saneamento básico igualmente importantes.
A afirmativa III está correta, pois a hepatite A geralmente evolui de forma benigna e autolimitada, com casos graves de insuficiência hepática sendo raros. Já a afirmativa IV também está correta, pois a principal via de transmissão é mesmo a fecal-oral, seja por contato direto entre pessoas ou através de água e alimentos contaminados.
Portanto, as únicas afirmativas corretas são a III e IV, tornando a alternativa A a resposta certa. Este caso ilustra a importância da vigilância epidemiológica para doenças de notificação compulsória como a hepatite A, especialmente em contextos de surtos.
Deixe um comentário