Continua após a publicidade..
A drenagem torácica é um procedimento médico comum que envolve a inserção de um tubo fino e flexível no espaço pleural do tórax para drenar o ar, fluido ou sangue que se acumula ao redor da respiração. A enfermagem é responsável pela manutenção do dreno de tórax após sua inserção. São cuidados de enfermagem prestados a pacientes com dreno, EXCETO:
- A) Monitorar continuamente os sinais específicos do paciente, incluindo frequência cardíaca, respiratória, pressão arterial e saturação de oxigênio.
- B) Avaliar regularmente a dor do paciente e administrar medicamentos para ruptura da dor conforme prescrito.
- C) Manter o frasco no nível do tórax do paciente e clampear durante sua mobilização no leito e transporte.
- D) Encorajar o paciente a realizar exercícios respiratórios e mobilização precoce, dentro dos limites de segurança.
- E) Observar qualquer alteração nos padrões de drenagem, como aumento repentino no volume ou na cor do líquido drenado, o que pode indicar complicações.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) Manter o frasco no nível do tórax do paciente e clampear durante sua mobilização no leito e transporte.
Esta alternativa não é um cuidado de enfermagem adequado para pacientes com dreno torácico. O frasco coletor deve ser mantido abaixo do nível do tórax do paciente para garantir o fluxo gravitacional adequado e evitar o refluxo do conteúdo para a cavidade pleural. Além disso, o dreno nunca deve ser clampeado sem uma indicação específica, pois isso pode causar complicações, como pneumotórax tensional. Os cuidados adequados incluem monitorar os sinais vitais, avaliar a dor, encorajar exercícios respiratórios e observar alterações na drenagem, conforme descrito nas outras alternativas.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário