Continua após a publicidade..
Considerando os processos para inserção de sondas nasogástricas, marque a alternativa correta:
- A) Ao inserir uma sonda de alimentação enteral, o fio ou o estilete devem permanecer além da extremidade da sonda de alimentação para evitar lesões na parede do esôfago ou outras partes do trato GI.
- B) Em pacientes que recebem alimentação por sonda, elevar a cabeceira do leito em pelo menos 15° para ajudar a prevenir aspiração.
- C) É contraindicada em casos de anormalidades esofágicas, como ingestões cáusticas recentes, divertículos ou estenoses, devido ao alto risco de perfuração esofágica.
- D) A sonda pode ser introduzida no intestino delgado para possibilitar a alimentação parental.
- E) Para estimar a profundidade de inserção adequada, calcula-se aproximadamente a distância ao lóbulo da orelha ou ângulo da mandíbula e então ao processo xifóide, mais 8cm.
Resposta:
Alternativa C: A inserção de sondas nasogástricas é contraindicada em casos de anormalidades esofágicas, como ingestões cáusticas recentes, divertículos ou estenoses, devido ao alto risco de perfuração esofágica. Isso ocorre porque o esôfago danificado ou alterado estruturalmente pode não suportar a passagem da sonda, aumentando o risco de criar uma abertura na parede esofágica, o que poderia levar a complicações graves, como infecção, hemorragia ou até mesmo a morte.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário