Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Delirium é um distúrbio da consciência e cognição associado à desatenção que se desenvolve de forma aguda, tendo como característica marcante o curso flutuante. Sobre isso, identifique as alternativas VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F) e, a seguir, assinale a CORRETA.

(   ) As alterações do quadro de delirium não podem ser explicadas por transtorno neurocognitivo preexistente ou demência em evolução.

(   ) Considera-se o delirium como uma manifestação heterogênea com três subtipos: hiperativo, hipoativo e misto. O espectro hiperativo manifesta-se por aumento da atividade psicomotora acompanhada por agitação, mas sem alterações de humor.

(   ) O uso de benzodiazepínicos e hemotransfusão são os únicos dois fatores modificáveis que apresentam uma forte evidência de associação com delirium, detectáveis por meio de ferramentas de rastreamento.

(   ) Dor, desidratação, hipoglicemia, hiponatremia ou hipernatremia, uso em excesso de opióides e sangramento têm sido identificados como fatores pré-operatórios condicionantes para o quadro de delirium.

(   ) Para o tratamento da disfunção, sugere-se a o uso da dexmedetomidina em adultos ventilados mecanicamente, tendo em vista que a agitação desses pacientes impede o desmame ventilatório e a extubação. Associado, o uso de antipsicótico deve ser efetuado como rotina no tratamento.

Resposta:

A alternativa correta é letra C) V, F, V, V, F

Explicação:

(V) As alterações do quadro de delirium podem ser explicadas por um transtorno neurocognitivo preexistente ou demência em evolução, mas não são exclusivamente causadas por essas condições. O delirium é um estado de confusão aguda que pode ter várias causas.

(F) O delirium é uma manifestação heterogênea com três subtipos: hiperativo, hipoativo e misto. No entanto, o espectro hiperativo pode incluir alterações de humor, além de aumento da atividade psicomotora e agitação.

(V) Fatores como uso de benzodiazepínicos e hemotransfusão podem estar associados ao delirium, mas não são os únicos fatores modificáveis. Existem diversas outras condições e substâncias que podem contribuir para o desenvolvimento do delirium.

(V) Dor, desidratação, hipoglicemia, distúrbios eletrolíticos (como hiponatremia ou hipernatremia), uso excessivo de opióides e sangramento são fatores pré-operatórios conhecidos que podem predispor ao delirium.

(F) A dexmedetomidina pode ser usada no tratamento de delirium em adultos ventilados mecanicamente, mas o uso de antipsicóticos não deve ser uma rotina no tratamento, e sim avaliado caso a caso.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *