Durante a ausculta cardíaca de um paciente, o enfermeiro ouviu o som correspondente à primeira bulha cardíaca.
Assinale a opção que apresenta as especificidades desse som.
- A) É mais audível no foco tricúspide com o paciente em decúbito lateral esquerdo e pode ser representada por “TU”.
- B) É um ruído protodiastólico de baixa frequência que se origina da vibração da parede ventricular distendida pela corrente sanguínea que penetra na cavidade durante o enchimento ventricular rápido.
- C) É um ruído débil que ocorre no fim da diástole ou pré-sístole e pode ser ouvida mais raramente em crianças e adultos jovens normais.
- D) É constituído por 4 grupos de vibrações, porém só são audíveis as originadas pelo fechamento das valvas aórtica e pulmonar.
- E) É um som mais grave, audível no ápice do coração, correspondendo ao fechamento das valvas mitral e tricúspide e marca o início da sístole.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) É um som mais grave, audível no ápice do coração, correspondendo ao fechamento das valvas mitral e tricúspide e marca o início da sístole.
Gabarito: Letra E
A banca quer saber as especificidades da ausculta correspondente à primeira bulha cardíaca.
a) É mais audível no foco tricúspide com o paciente em decúbito lateral esquerdo e pode ser representada por “TU”.
ERRADO. O "TU" se apresenta audível na terceira bulha, sendo mais audível na área mitral.
b) É um ruído protodiastólico de baixa frequência que se origina da vibração da parede ventricular distendida pela corrente sanguínea que penetra na cavidade durante o enchimento ventricular rápido.
ERRADO. A alternativa descreve a terceira bulha cardíaca.
c) É um ruído débil que ocorre no fim da diástole ou pré-sístole e pode ser ouvida mais raramente em crianças e adultos jovens normais.
ERRADO. A alternativa corresponde a descrição da quarta bulha cardíaca.
d) É constituído por 4 grupos de vibrações, porém só são audíveis as originadas pelo fechamento das valvas aórtica e pulmonar.
ERRADO. A alternativa corresponde a descrição da segunda bulha cardíaca.
e) É um som mais grave, audível no ápice do coração, correspondendo ao fechamento das valvas mitral e tricúspide e marca o início da sístole.
CORRETO. De acordo com a publicação de Kobinger (2003) publicado no Jornal de Pediatria, sobre o som da primeira bulha cardíaca temos:
Assim, a primeira bulha (fechamento das valvas atrioventriculares no início da sístole ventricular) deve ser avaliada nos focos do ápice, e a segunda, nos focos da base, sendo que a detecção de terceira e quarta bulhas (galope) são sugestivas de cardiopatia.
Gabarito: Letra E
Referências:
https://www.sanarmed.com/semiologia-cardiovascular
https://www.scielo.br/j/jped/a/hGTBnbDKsL4kVQZFGJ3cgjy/?format=pdf&lang=pt
Deixe um comentário