Continua após a publicidade..
Em relação aos drenos e aos cuidados de enfermagem, é correto afirmar que:
- A) O dreno de Blake é um dispositivo de silicone para a drenagem de fluidos no período pós-operatório, que possui canais de fluxo ao longo de seu corpo para diminuir a possibilidade de obstrução e possibilitar uma drenagem mais eficiente.
- B) O dreno de Kerr é introduzido nas vias biliares intra-hepáticas, sendo utilizado para drenagem interna, descompressão ou, ainda, após anastomose biliar, como prótese modeladora, devendo ser fixado por meio de pontos na parede duodenal lateral ao dreno, impedindo sua saída espontânea.
- C) O dreno de Penrose é um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período operatório.
- D) O dreno de Abramsom são tubos de grande calibre e luz múltipla usados mais comumente para drenar espaços intra-abdominais em que se espera drenar pouco volume de líquido.
- E) O dreno Portovac é usado para drenagem de líquido seroso ou sanguinolento, de locais de dissecção ou da área de anastomoses retroperitoneais, facilitando a coaptação dos tecidos adjacentes e impedindo o acúmulo de soro e a formação de hematoma.
Resposta:
O dreno de Blake é um dispositivo de silicone utilizado no período pós-operatório para a drenagem de fluidos. Este tipo de dreno é projetado com canais de fluxo ao longo de seu corpo, o que é uma característica importante para evitar a obstrução do dreno. Esses canais permitem que o fluido seja drenado de maneira mais eficiente, evitando o acúmulo e facilitando a recuperação do paciente.
Os cuidados de enfermagem para com o dreno de Blake incluem a monitorização da quantidade e aspecto do fluido drenado, a verificação da integridade e fixação do dreno, além de observar sinais de infecção ou outras complicações no local da inserção do dreno.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário