Continua após a publicidade..
Em relação aos sinais vitais, podemos considerar que:
- A) a unidade de medida de pressão arterial é milímetros de mercúrio e registramos primeiro o valor da pressão diastólica e depois o da pressão sistólica, sendo que alguns fatores interferem nesses valores, como: idade, estresse, raça e uso de medicamentos.
- B) uma temperatura axilar acima de 37,8° C pode indicar hipertermia e o paciente pode apresentar queda da frequência cardíaca, frequência respiratória e a pressão arterial, além de cianose em extremidades.
- C) a hipertensão está associada ao espessamento e à perda da elasticidade das artérias, diminuindo a resistência vascular que torna-se inversamente proporcional ao fluxo de bombeamento do sangue que é aumentado para os órgãos.
- D) num adulto que apresenta um padrão respiratório irregular identificado como bradpneia, o número de incursões respiratórias por minuto (irmp) verificado pelo técnico de enfermagem deveria estar entre 15 e 20 irmp.
- E) o pulso apical e o radial são os mais utilizados para o exame da frequência cardíaca, sendo o apical o escolhido no caso de verificação da frequência cardíaca em lactentes e crianças.
Resposta:
A alternativa correta é a letra E), que afirma: "o pulso apical e o radial são os mais utilizados para o exame da frequência cardíaca, sendo o apical o escolhido no caso de verificação da frequência cardíaca em lactentes e crianças".
Esta afirmação é correta porque o pulso apical, que é medido colocando-se o estetoscópio sobre o coração, é mais preciso, especialmente em pacientes jovens. Isso se deve ao fato de que as frequências cardíacas em lactentes e crianças podem ser muito rápidas ou irregulares, o que torna difícil a obtenção de uma medição precisa através do pulso radial. Portanto, o pulso apical é preferido para avaliar a frequência cardíaca nesses pacientes.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário