Continua após a publicidade..
Em uma unidade ambulatorial, estão disponíveis dois tipos de equipamentos para a medida da pressão arterial (PA): esfigmomanômetro e dispositivo eletrônico de medida da pressão arterial. Ao orientar a equipe de enfermagem sobre o uso desses equipamentos, o enfermeiro deve esclarecer que
- A) ao utilizar o esfigmomanômetro, deve ser selecionado o manguito com largura equivalente a 80% da circunferência do ponto médio do membro no qual o manguito será utilizado para aferir a PA.
- B) independentemente do tipo de equipamento utilizado, repetir as medidas muito rapidamente resulta em leitura da pressão sistólica falsa-baixa.
- C) o dispositivo eletrônico de medida da pressão arterial não é apropriado para a aferição da PA em indivíduos que apresentam tremores por frio ou pressão sistólica inferior a 90 mmHg.
- D) independentemente do tipo de equipamento utilizado, manter o braço abaixo do nível do coração ao aferir a PA resulta em leitura falsa-baixa.
- E) o dispositivo eletrônico de medida da pressão arterial só deve ser ligado após a colocação do manguito no braço do paciente/cliente.
Resposta:
A alternativa correta é a letra C), que afirma que o dispositivo eletrônico de medida da pressão arterial não é apropriado para a aferição da PA em indivíduos que apresentam tremores por frio ou pressão sistólica inferior a 90 mmHg.
Isso se deve ao fato de que os dispositivos eletrônicos de medida da pressão arterial podem não ser precisos em situações onde há movimento excessivo, como tremores, pois esses movimentos podem interferir com os sensores do aparelho, levando a leituras imprecisas. Além disso, em casos de pressão sistólica muito baixa, o dispositivo pode ter dificuldade em detectar os pulsos arteriais, o que também compromete a precisão da medição.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário