Continua após a publicidade..
O manejo adequado de um paciente com suspeita de intoxicação exógena depende do agente envolvido e da sua toxicidade, assim como do tempo decorrido entre a exposição e o atendimento. Além do suporte, o tratamento envolve medidas específicas como descontaminação, administração de antídotos e técnicas de eliminação, das quais a enfermagem participa ativamente.
A respeito da descontaminação gastrintestinal, é correto afirmar que:
- A) a descontaminação gastrintestinal está indicada para ingestão de grandes volumes de agente tóxico ocorrida há mais de três horas.
- B) a descontaminação por lavagem gástrica está indicada nos casos de ingestão de cáusticos, solventes e quando há risco de perfuração e sangramentos.
- C) a aplicação de carvão ativado é necessariamente administrada por sonda nasogástrica ou nasoenteral.
- D) a lavagem gástrica deve ser realizada após a administração de carvão ativado, para prevenir a sua circulação êntero-hepática.
- E) para a lavagem gástrica deve-se utilizar sonda de grande calibre, mantendo o paciente em decúbito lateral esquerdo.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Para a lavagem gástrica, deve-se utilizar uma sonda de grande calibre para garantir que o líquido possa fluir livremente e facilitar a remoção do conteúdo gástrico. Além disso, o paciente deve ser mantido em decúbito lateral esquerdo para reduzir o risco de aspiração, que pode ocorrer se o conteúdo gástrico for inalado para as vias respiratórias. Esta posição utiliza a gravidade para ajudar a manter o conteúdo gástrico no estômago, longe da traqueia, durante o procedimento.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário