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No que se refere a políticas públicas de saúde e sua evolução histórica e aos preceitos éticos e profissionais para o trabalho do enfermeiro como educador em saúde, julgue o item a seguir.Dos anos 50 do século XX até o início do século XXI, as práticas educativas de saúde no ambiente escolar privilegiavam o modelo da determinação social do processo saúde-doença, com uma perspectiva ampla da vigilância à saúde e suas implicações em aspectos sociais, econômicos e políticos.

No que se refere a políticas públicas de saúde e sua evolução
histórica e aos preceitos éticos e profissionais para o trabalho do
enfermeiro como educador em saúde, julgue o item a seguir.

Dos anos 50 do século XX até o início do século XXI,
as práticas educativas de saúde no ambiente escolar
privilegiavam o modelo da determinação social do processo
saúde-doença, com uma perspectiva ampla da vigilância
à saúde e suas implicações em aspectos sociais, econômicos
e políticos.

Resposta:

A alternativa correta é E)

Ao analisar a evolução das políticas públicas de saúde e o papel do enfermeiro como educador, é importante contextualizar as práticas educativas em saúde no ambiente escolar. O item em questão afirma que, desde os anos 1950 até o início do século XXI, predominou o modelo da determinação social do processo saúde-doença, com uma abordagem ampla da vigilância em saúde e suas dimensões sociais, econômicas e políticas. No entanto, essa afirmação está incorreta.

Historicamente, as décadas de 1950 a 1970 foram marcadas por um enfoque mais biomédico e verticalizado nas ações de saúde, com ênfase em campanhas de vacinação e controle de doenças específicas. A perspectiva da determinação social do processo saúde-doença ganhou maior destaque apenas a partir dos anos 1980, com o movimento da Reforma Sanitária e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Portanto, a afirmação de que esse modelo prevaleceu desde os anos 1950 é equivocada, justificando a opção "ERRADO" como resposta correta.

O enfermeiro, como educador em saúde, deve compreender essas transformações históricas para atuar de forma crítica e alinhada aos princípios éticos e profissionais, promovendo práticas educativas que considerem os determinantes sociais da saúde de maneira contextualizada e atualizada.

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