A imunização contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR) em indivíduo adulto do gênero feminino sem a devida comprovação vacinal, consiste em administrar
A imunização contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR) em indivíduo adulto do gênero feminino sem a devida comprovação vacinal, consiste em administrar
- A)uma dose para mulheres acima de 60 anos.
- B)duas doses em mulheres de 50 (cinquenta) a 60 (sessenta) anos de idade.
- C)três doses consecutivas mensais em mulheres com 30 anos de idade.
- D)uma dose em mulheres de 20 (vinte) a 49 (quarenta e nove) anos de idade.
- E)três doses em mulheres de 20 (vinte) a 39 (trinta e nove) anos de idade.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A imunização contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR) em mulheres adultas sem comprovação vacinal segue recomendações específicas conforme a faixa etária. O esquema vacinal correto para indivíduos do gênero feminino entre 20 e 49 anos de idade consiste na administração de uma única dose da vacina tríplice viral, que protege contra as três doenças.
Analisando as alternativas apresentadas:
- A) Incorreta. Mulheres acima de 60 anos geralmente não são alvo prioritário para esta vacinação, a menos que apresentem situações de risco específicas.
- B) Incorreta. O esquema de duas doses não é recomendado para a faixa etária de 50 a 60 anos sem comprovação vacinal.
- C) Incorreta. Não há indicação de três doses consecutivas mensais para mulheres de 30 anos.
- D) Correta. Mulheres entre 20 e 49 anos devem receber uma dose da vacina SCR se não houver comprovação vacinal prévia.
- E) Incorreta. O esquema de três doses não é recomendado para mulheres entre 20 e 39 anos.
Portanto, a alternativa D) está correta, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a vacinação de mulheres adultas sem histórico vacinal comprovado contra sarampo, caxumba e rubéola.
Deixe um comentário