São complicações próprias do último trimestre de gravidez: I. Doença Hipertensiva Específica da Gravidez II. Hiperêmese Gravídica III. Incompetência Instimocervical IV. Doença trofoblática Gestacional V. Descolamento Prematuro da Placenta
São complicações próprias do último trimestre de gravidez:
I. Doença Hipertensiva Específica da Gravidez
II. Hiperêmese Gravídica
III. Incompetência Instimocervical
IV. Doença trofoblática Gestacional
V. Descolamento Prematuro da Placenta
- A)somente I e V estão corretas
- B)somente II e IV estão corretas
- C)somente I, II e III estão corretas
- D)somente I, III e V estão corretas
- E)somente II, III e IV estão corretas
Resposta:
A alternativa correta é D)
O último trimestre da gravidez é um período marcado por transformações significativas no corpo da gestante, mas também por possíveis complicações que exigem atenção médica. Entre as condições listadas, algumas de fato estão associadas a essa fase final da gestação, enquanto outras são mais comuns em períodos anteriores ou representam condições distintas.
A Doença Hipertensiva Específica da Gravidez (I), que inclui a pré-eclâmpsia, é uma complicação clássica do terceiro trimestre, caracterizada por hipertensão e proteinúria. Já o Descolamento Prematuro da Placenta (V) é uma emergência obstétrica típica desse período, com risco tanto para a mãe quanto para o feto.
A Incompetência Istmo-Cervical (III), embora muitas vezes identificada no segundo trimestre, pode se manifestar clinicamente no terceiro trimestre como insuficiência cervical, levando a partos prematuros. Por outro lado, a Hiperêmese Gravídica (II) é mais característica do primeiro trimestre, enquanto a Doença Trofoblástica Gestacional (IV) está relacionada a anormalidades no início da gravidez.
Portanto, a alternativa correta é D) somente I, III e V estão corretas, pois essas são as complicações efetivamente associadas ao último trimestre de gestação.
Deixe um comentário