Diante do envelhecimento populacional, muitas ações estão sendo planejadas para atender às demandas emergentes. Nesse contexto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs em 2002 um projeto denominado “Towards Age- Friendly”, cuja proposta é adaptar os serviços de atenção básica para atender adequadamente às pessoas idosas. As áreas de atuação previstas nesse projeto são:
Diante do envelhecimento populacional, muitas ações estão sendo planejadas para atender às demandas emergentes. Nesse contexto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propôs em 2002 um projeto denominado “Towards Age- Friendly“, cuja proposta é adaptar os serviços de atenção básica para atender adequadamente às pessoas idosas. As áreas de atuação previstas nesse projeto são:
- A)Divulgação e implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS).
- B)Alimentação saudável.
- C)Informação, educação, comunicação e treinamento.
- D)Prevenção e controle do tabagismo
- E)Construção da cidadania.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Diante do envelhecimento populacional, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs, em 2002, o projeto Towards Age-Friendly, com o objetivo de adaptar os serviços de atenção básica para melhor atender às necessidades das pessoas idosas. Entre as áreas de atuação previstas, a alternativa correta é a C) Informação, educação, comunicação e treinamento, conforme indicado no gabarito.
Essa escolha se justifica porque o projeto busca promover uma abordagem integrada, focada em capacitar tanto os profissionais de saúde quanto a própria população idosa, garantindo acesso a informações claras e estratégias educativas que favoreçam o envelhecimento saudável. A disseminação de conhecimento e o treinamento adequado são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva e preparada para os desafios demográficos atuais.
Embora as outras alternativas — como alimentação saudável, prevenção ao tabagismo e construção da cidadania — sejam relevantes para a saúde pública, o eixo central do projeto Towards Age-Friendly está alinhado com a educação e a comunicação, elementos essenciais para a efetiva implementação de políticas voltadas ao envelhecimento ativo e digno.
Deixe um comentário