Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Leia o trecho para responder às questão. As doenças de notificação compulsória são de grande relevância para a saúde pública. Seu controle deve ser feito de forma integrada com os serviços de vigilância em saúde, pois representam riscos epidemiológicos. Dentre as seguintes doenças de notificação compulsória, assinale a que NÃO apresenta controle vacinal.

Leia o trecho para responder às questão.
As doenças de notificação compulsória são de grande relevância para a saúde pública. Seu controle deve ser feito de forma integrada com os serviços de vigilância em saúde, pois representam riscos epidemiológicos.
Dentre as seguintes doenças de notificação compulsória, assinale a que NÃO apresenta controle vacinal.

Resposta:

A alternativa correta é A)

A notificação compulsória de doenças é um mecanismo essencial para a saúde pública, permitindo o monitoramento e a adoção de medidas preventivas contra enfermidades que representam riscos epidemiológicos significativos. Entre as doenças listadas, algumas possuem vacinas disponíveis como principal forma de controle, enquanto outras dependem de estratégias diferentes, como o combate ao vetor ou o tratamento específico.

No caso apresentado, a alternativa A) Dengue é a correta, pois, diferentemente das outras opções, não há uma vacina amplamente disponível ou eficaz no controle em larga escala dessa doença. O combate à dengue se baseia principalmente no controle do mosquito Aedes aegypti, seu vetor, por meio de ações de vigilância ambiental e conscientização populacional.

Por outro lado, doenças como B) Sarampo, C) Caxumba, D) Meningite e E) Tuberculose possuem vacinas incorporadas ao calendário nacional de imunização, sendo o método mais eficaz para sua prevenção. Portanto, a ausência de um controle vacinal consolidado para a dengue a torna a exceção entre as opções apresentadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *