Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A seleção dos medicamentos que fazem parte das relações demedicamentos essenciais é componente fundamental da PolíticaNacional de Assistência Farmacêutica, que possui como eixosnorteadores a garantia de acesso e o uso racional de produtosfarmacêuticos. Quanto à padronização de medicamentos,farmacopéias e formulários, julgue os itens que se seguem. No âmbito nacional, a Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (COMARE) é responsável pela seleção dos medicamentos que norteiam a aquisição, prescrição e dispensação de produtos farmacêuticos nos serviços do Sistema Único de Saúde.

A seleção dos medicamentos que fazem parte das relações de
medicamentos essenciais é componente fundamental da Política
Nacional de Assistência Farmacêutica, que possui como eixos
norteadores a garantia de acesso e o uso racional de produtos
farmacêuticos. Quanto à padronização de medicamentos,
farmacopéias e formulários, julgue os itens que se seguem.








No âmbito nacional, a Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (COMARE) é responsável pela seleção dos medicamentos que norteiam a aquisição, prescrição e dispensação de produtos farmacêuticos nos serviços do Sistema Único de Saúde.

Resposta:

A alternativa correta é C)

A seleção de medicamentos essenciais é um pilar central da Política Nacional de Assistência Farmacêutica, que visa assegurar o acesso e o uso racional de produtos farmacêuticos no Brasil. Nesse contexto, a padronização de medicamentos, por meio de farmacopeias e formulários, desempenha um papel crucial na organização e eficiência do sistema de saúde.

No cenário nacional, a Comissão Técnica e Multidisciplinar de Atualização da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (COMARE) assume uma função estratégica. Essa comissão é responsável por definir os medicamentos essenciais que orientam a aquisição, prescrição e dispensação de fármacos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua atuação multidisciplinar garante que as decisões sejam baseadas em critérios técnicos, científicos e de saúde pública.

Portanto, a afirmação de que a COMARE é responsável pela seleção dos medicamentos que norteiam os processos farmacêuticos no SUS está correta. Essa comissão cumpre um papel fundamental na implementação da política farmacêutica nacional, alinhando-se aos princípios de universalidade, equidade e integralidade do SUS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *