O funcionamento da CAF (Central de Abastecimento Farmacêutico) requer inúmeras técnicas diferentes das utilizadas em um almoxarifado comum, uma vez que medicamentos e materiais médico-hospitalares requerem um tratamento diferenciado de outros produtos. A organização da CAF deve favorecer a rápida localização de cada produto, minimizando o risco de que o mesmo seja confundido com outro item. Em relação a organização das CAF, é correto afirmar que:
- A)no sistema de estocagem fixo são definidos os números de áreas de estocagem para um dado tipo de material. Esse sistema é geralmente utilizado para medicamentos de grande volume.
- B)as armações de madeira têm como vantagem suportarem mais peso e a grande durabilidade, sempre preferíveis às de ago.
- C)as caixas de medicamentos não deverão ficar próximas de condicionadores de ar, geladeiras ou freezer. O máximo de caixas de medicamentos empilhadas é 10.
- D)o sistema de ordenação mais recomendado é aquele por forma farmacêutica e sequência alfabética do fármaco.
- E)se o piso do almoxarifado de medicamentos estiver em condições de perfeita limpeza, o medicamento pode ser provisoriamente armazenado em contato direto com o solo.
Resposta:
A alternativa correta é D)
A organização de uma Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) demanda cuidados específicos devido à natureza sensível dos medicamentos e materiais médico-hospitalares. Entre as alternativas apresentadas, a correta é a D), que indica o sistema de ordenação por forma farmacêutica e sequência alfabética do fármaco como o mais recomendado. Esse método facilita a rápida localização dos produtos e reduz erros de identificação, critérios essenciais para uma gestão eficiente de insumos farmacêuticos.
As demais alternativas apresentam incorreções: o sistema de estocagem fixo (A) não é o mais adequado para medicamentos de grande volume, as armações de aço (B) geralmente são mais duráveis e resistentes que as de madeira, o armazenamento próximo a equipamentos de refrigeração (C) pode comprometer a estabilidade dos medicamentos, e o contato direto com o solo (E) é inaceitável mesmo em pisos limpos, devido ao risco de contaminação.
Portanto, a organização por forma farmacêutica e ordem alfabética se mostra como a abordagem mais eficiente para garantir a rastreabilidade, segurança e acesso rápido aos medicamentos em uma CAF, alinhando-se às boas práticas de gestão farmacêutica.
Deixe um comentário