Reação adversa a medicamento (RAM) é qualquer resposta a um fármaco que seja prejudicial, não intencional e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica. Apesar de existirem diversas classificações para as RAMs, segundo alguns autores, a classificação proposta por Rawlins e Thompson, é considerada a mais adequada e tem sido a mais empregada. Segundo esta classificação, as reações adversas produzidas por medicamentos poderiam subdividir-se em dois grandes grupos. Baseado nestas afirmações é correto afirmar que:
Reação adversa a medicamento (RAM) é qualquer resposta a
um fármaco que seja prejudicial, não intencional e que ocorra
nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para
profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças, ou para a
modificação de uma função fisiológica. Apesar de existirem
diversas classificações para as RAMs, segundo alguns
autores, a classificação proposta por Rawlins e Thompson, é
considerada a mais adequada e tem sido a mais empregada.
Segundo esta classificação, as reações adversas produzidas
por medicamentos poderiam subdividir-se em dois grandes
grupos. Baseado nestas afirmações é correto afirmar que:
- A)as reações do tipo A têm alta incidência e baixa morbidade e mortalidade; e as reações do tipo B têm baixa incidência e alta morbidade e mortalidade.
- B)as reações do tipo A são farmacologicamente imprevisíveis e não dependem da dose; e as reações do tipo B são farmacologicamente previsíveis e geralmente dependem da dose.
- C)as reações do tipo A apresentam efeito farmacológico aumentado, mas que é considerado, qualitativamente como normal; e as reações do tipo B apresentam efeito qualitativamente bizarro quanto aos efeitos farmacológicos.
- D)As reações do tipo A são produzidas por mecanismos de hipersensibilidade, idiossincrasia e intolerância; as reações do tipo B são produzidas por mecanismos de superdosagem relativa e interações medicamentosas.
- E)As reações do tipo B podem estar associadas a alterações na formulação farmacêutica não detectadas no controle de qualidade; o mesmo não se aplica às reações do tipo A.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Reação adversa a medicamento (RAM) é qualquer resposta a um fármaco que seja prejudicial, não intencional e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica. Apesar de existirem diversas classificações para as RAMs, segundo alguns autores, a classificação proposta por Rawlins e Thompson é considerada a mais adequada e tem sido a mais empregada.
Segundo essa classificação, as reações adversas produzidas por medicamentos podem ser subdivididas em dois grandes grupos: as reações do tipo A e as reações do tipo B. As reações do tipo A são farmacologicamente previsíveis, geralmente dependem da dose e apresentam um efeito farmacológico aumentado, mas que é considerado qualitativamente normal. Já as reações do tipo B são farmacologicamente imprevisíveis, não dependem da dose e apresentam um efeito qualitativamente bizarro em relação aos efeitos farmacológicos esperados.
Com base nessa distinção, a alternativa correta é a C), que afirma: "as reações do tipo A apresentam efeito farmacológico aumentado, mas que é considerado, qualitativamente como normal; e as reações do tipo B apresentam efeito qualitativamente bizarro quanto aos efeitos farmacológicos." Essa descrição está alinhada com a classificação de Rawlins e Thompson e reflete corretamente as características distintivas entre os dois tipos de reações adversas.
As demais alternativas apresentam informações incorretas ou invertem as características dos tipos A e B. Portanto, a resposta correta é C).
Deixe um comentário