Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os casos de intoxicação por solventes, geralmente, estão associados à exposições ocupacionais. Sobre a toxicologia dos solventes, avalie cada uma das alternativas abaixo e marque a opção incorreta.

Os casos de intoxicação por solventes, geralmente, estão associados à exposições ocupacionais. Sobre a toxicologia dos solventes, avalie cada uma das alternativas abaixo e marque a opção incorreta.


Resposta:

A alternativa correta é C)

Os casos de intoxicação por solventes são frequentemente associados a exposições ocupacionais, destacando a importância de compreender sua toxicologia para prevenir danos à saúde. A análise das alternativas apresentadas revela que a opção incorreta é a letra C), conforme o gabarito.

A alternativa A) afirma que o tolueno inibe a biotransformação do n-hexano por mecanismo não competitivo, o que está correto, pois o tolueno compete com o n-hexano pelas mesmas enzimas do citocromo P-450, interferindo em seu metabolismo.

A alternativa B) menciona que o metabólito mais ativo e neurotóxico do n-hexano é a 2,5-hexanodiona, o que também está correto, pois esse composto é responsável pela neuropatia periférica observada em casos de intoxicação por n-hexano.

A alternativa C), considerada incorreta, afirma que o formaldeído, produto da biotransformação do metanol, é o responsável pelos danos à retina e cegueira. Na realidade, o principal agente tóxico é o ácido fórmico, que se acumula no organismo e causa acidose metabólica e lesões no nervo óptico.

A alternativa D) descreve corretamente que a hepatotoxicidade do tetracloreto de carbono está relacionada à formação de metabólitos ativos, como o radical triclometil, durante sua biotransformação pelo sistema P-450, levando a danos hepáticos.

Por fim, a alternativa E) está correta ao destacar que o tolueno possui propriedades narcóticas e neurotóxicas, podendo causar depressão do sistema nervoso central e danos neurológicos em exposições crônicas.

Portanto, a resposta incorreta é a alternativa C), que erroneamente atribui ao formaldeído os efeitos tóxicos do metanol, quando na verdade o ácido fórmico é o principal responsável pelas complicações oculares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *