Um automóvel possui uma mistura aquosa em seu sistema de arrefecimento. Essa mistura é bombeada fazendo circular o calor do motor até o radiador, onde o calor é dissipado para o meio ambiente. Um motorista liga o motor desse automóvel e parte para sua viagem. Decorridos 10 minutos, ele observa, no indicador de temperatura do painel, que a mistura chega ao radiador com 90 °C e permanece em torno desse valor durante a viagem. Isso ocorre porque
Um automóvel possui uma mistura aquosa em seu sistema de arrefecimento. Essa mistura é bombeada fazendo circular o calor do motor até o radiador, onde o calor é dissipado para o meio ambiente. Um motorista liga o motor desse automóvel e parte para sua viagem. Decorridos 10 minutos, ele observa, no indicador de temperatura do painel, que a mistura chega ao radiador com 90 °C e permanece em torno desse valor durante a viagem. Isso ocorre porque
- A)o radiador dissipa mais calor do que o motor produz.
- B)o radiador dissipa mais calor quanto maior a temperatura da mistura aquosa.
- C)o motor libera menos calor quando aquecido acima dessa temperatura.
- D)o motor para de produzir calor acima dessa temperatura.
- E)o radiador dissipa menos calor acima dessa temperatura.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Um automóvel possui uma mistura aquosa em seu sistema de arrefecimento. Essa mistura é bombeada fazendo circular o calor do motor até o radiador, onde o calor é dissipado para o meio ambiente. Um motorista liga o motor desse automóvel e parte para sua viagem. Decorridos 10 minutos, ele observa, no indicador de temperatura do painel, que a mistura chega ao radiador com 90 °C e permanece em torno desse valor durante a viagem. Isso ocorre porque
- A)o radiador dissipa mais calor do que o motor produz.
- B)o radiador dissipa mais calor quanto maior a temperatura da mistura aquosa.
- C)o motor libera menos calor quando aquecido acima dessa temperatura.
- D)o motor para de produzir calor acima dessa temperatura.
- E)o radiador dissipa menos calor acima dessa temperatura.
Essa é uma situação comum em que o motorista não precisa se preocupar muito, pois a temperatura está dentro do limite seguro de funcionamento do motor. Além disso, o sistema de arrefecimento do automóvel foi projetado para manter a temperatura do motor dentro de um limite seguro, evitando danos ao motor.
No entanto, é importante que o motorista esteja atento a qualquer alteração na temperatura do motor, pois um aumento excessivo pode indicar problemas no sistema de arrefecimento ou no próprio motor. Por exemplo, se a temperatura do motor começar a subir rapidamente, pode ser um sinal de que o radiador está entupido ou que o líquido de arrefecimento está baixo.
Além disso, é fundamental que o motorista realize regularmente a manutenção do sistema de arrefecimento, como verificar o nível do líquido de arrefecimento, limpar o radiador e verificar se há vazamentos no sistema. Isso ajudará a prevenir problemas futuros e a garantir que o motor esteja sempre funcionando dentro do limite seguro.
Em resumo, a temperatura de 90 °C no radiador é uma indicação de que o sistema de arrefecimento do automóvel está funcionando corretamente e que o motor está dentro do limite seguro de funcionamento. No entanto, é importante que o motorista esteja atento a qualquer alteração na temperatura do motor e realize regularmente a manutenção do sistema de arrefecimento.
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