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Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo” . Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem serverificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo” . Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem serverificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

Resposta:

A alternativa correta é A)

Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.

Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?

  • A)A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
  • B)Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
  • C)A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
  • D)A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
  • E)Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

A resposta certa é A) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo. Isso ocorre porque a temperatura de um corpo em equilíbrio térmico é constante, independentemente da quantidade de calor que ele contenha. Nesse caso, a água em ebulição mantém uma temperatura constante, cerca de 100°C, até que toda a água seja evaporada.

Já as outras opções não demonstram a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura. A opção B) é um exemplo de como as pessoas usam a temperatura para verificar se a água está quente ou fria, o que é correto. A opção C) é um exemplo de como o calor pode ser transferido de um corpo para outro, aumentando a temperatura da água. A opção D) é um exemplo de como a temperatura da água pode ser reduzida pela transferência de calor para outro corpo. E a opção E) é um exemplo de como o calor pode ser transferido de um corpo para outro, aumentando a temperatura da água.

Portanto, é fundamental entender a diferença entre calor e temperatura para evitar confusões e erros em diversas áreas, como a física, a química e a engenharia. Além disso, é importante reconhecer que os conceitos corriqueiros de calor e temperatura são limitados e não podem explicar todas as situações que ocorrem na prática.

Em resumo, a compreensão da diferença entre calor e temperatura é essencial para uma boa compreensão da física e de outros campos relacionados. É importante não confundir esses dois conceitos e reconhecer suas limitações para evitar erros e confusões.

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