Início » Banco de Questões Gratuito Organizado para Concursos » Física para Concurso » Dilatações » Um recipiente de volume Vo, constituído de material cujo coeficiente de dilatação linear é a R, encontra-se completamente cheio de um líquido, cujo coeficiente de dilatação real é γL. Sabe-se que, inicialmente, recipiente e líquido estão em equilíbrio térmico e que, aquecendo-se o conjunto, extravasa do recipiente um volume de líquido ΔV.Nessas condições, a variação de temperatura do conjunto é igual a
Continua após a publicidade..
Um recipiente de volume Vo, constituído de material cujo coeficiente de dilatação linear é a R, encontra-se completamente cheio de um líquido, cujo coeficiente de dilatação real é γL. Sabe-se que, inicialmente, recipiente e líquido estão em equilíbrio térmico e que, aquecendo-se o conjunto, extravasa do recipiente um volume de líquido ΔV.Nessas condições, a variação de temperatura do conjunto é igual a
Um recipiente de volume Vo, constituído de material cujo coeficiente de dilatação linear é a R, encontra-se completamente cheio de um líquido, cujo coeficiente de dilatação real é γL. Sabe-se que, inicialmente, recipiente e líquido estão em equilíbrio térmico e que, aquecendo-se o conjunto, extravasa do recipiente um volume de líquido ΔV.
Nessas condições, a variação de temperatura do conjunto é igual a
Resposta:
A alternativa correta é B)
Um recipiente de volume V o , constituído de material cujo coeficiente de dilatação linear é a R , encontra-se completamente cheio de um líquido, cujo coeficiente de dilatação real é γ L . Sabe-se que, inicialmente, recipiente e líquido estão em equilíbrio térmico e que, aquecendo-se o conjunto, extravasa do recipiente um volume de líquido Δ V.
Nessas condições, a variação de temperatura do conjunto é igual a ΔT = (βV / γ) * (ΔV / V) onde β é o coeficiente de dilatação linear do material do recipiente.
Portanto, é possível concluir que a variação de temperatura do conjunto é diretamente proporcional ao coeficiente de dilatação linear do material do recipiente e inversamente proporcional ao coeficiente de dilatação real do líquido.
Além disso, é importante notar que a variação de temperatura do conjunto também depende do volume inicial do líquido e do volume de líquido extravasado.
Essa relação entre a variação de temperatura do conjunto e as propriedades dos materiais envolvidos pode ser útil em uma variedade de aplicações práticas, como no design de sistemas de aquecimento e resfriamento, ou na análise de fenômenos térmicos em diferentes contextos.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está de acordo.
Deixe um comentário