A Latin NCAP é uma organização que tem como objetivo avaliar asegurança de veículos comercializados na América latina e Caribe. Anualmente, essa empresa simula acidentes com os modelos de automóveis mais vendidos na região. A colisão padrão simulada nos testes é aquela em que o veículo, se deslocando em linha reta a 64,0 km /h, se choca com um anteparo de alumínio, de forma que 40% da frente do veículo bate no anteparo. Esse tipo de colisão simula os acidentes mais frequentes em estradas cujas vítimas apresentam lesões graves ou fatais. A colisão dura apenas dois décimos de segundos até o carro parar e, caso o veículo não tenha air bag, a desaceleração da pessoa varia imensamente e pode atingir um incrível pico d e400m /s2. Supondo que o condutor tenha uma massa de 72,0 kg, o módulo da força média que atua sobre o motorista, durante a colisão, vale
A Latin NCAP é uma organização que tem como
objetivo avaliar asegurança de veículos
comercializados na América latina e Caribe.
Anualmente, essa empresa simula acidentes com os
modelos de automóveis mais vendidos na região. A
colisão padrão simulada nos testes é aquela em que o
veículo, se deslocando em linha reta a 64,0 km /h, se
choca com um anteparo de alumínio, de forma que
40% da frente do veículo bate no anteparo. Esse tipo
de colisão simula os acidentes mais frequentes em
estradas cujas vítimas apresentam lesões graves ou
fatais. A colisão dura apenas dois décimos de
segundos até o carro parar e, caso o veículo não tenha
air bag, a desaceleração da pessoa varia imensamente
e pode atingir um incrível pico d e400m /s2.
Supondo que o condutor tenha uma massa de 72,0 kg,
o módulo da força média que atua sobre o motorista,
durante a colisão, vale
- A)28,8 x 103N.
- B)14,4 x 103N.
- C)7,20 x 103N.
- D)6,40 x 103N.
- E)1,28 x 103N.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Para calcular a força média que atua sobre o motorista durante a colisão, é necessário utilizar a equação de Newton para a força resultante: F = Δp / Δt, onde F é a força média, Δp é a variação do momento linear do condutor e Δt é o tempo de duração da colisão.
No caso em questão, a variação do momento linear do condutor pode ser calculada pela diferença entre o momento linear inicial e o momento linear final. Como a colisão dura apenas dois décimos de segundo, podemos considerar que a velocidade inicial do condutor é de 64,0 km/h e a velocidade final é de 0 km/h (pois o carro para após a colisão).
Convertendo a velocidade inicial para metros por segundo, temos: 64,0 km/h = 17,78 m/s. O momento linear inicial do condutor é então: p1 = m × v1 = 72,0 kg × 17,78 m/s = 1281,36 kg × m/s.
Como a velocidade final é de 0 km/h, o momento linear final é zero. Portanto, a variação do momento linear é: Δp = p1 - p2 = 1281,36 kg × m/s - 0 = 1281,36 kg × m/s.
O tempo de duração da colisão é de dois décimos de segundo, ou seja, 0,2 s. Agora, podemos calcular a força média que atua sobre o motorista: F = Δp / Δt = 1281,36 kg × m/s / 0,2 s = 6400 N.
Portanto, a resposta correta é D) 6,40 x 10³ N.
Vale ressaltar que a Latin NCAP é uma organização importante para avaliar a segurança dos veículos comercializados na América Latina e no Caribe. Seus testes de colisão ajudam a identificar os veículos mais seguros e a orientar os consumidores em suas escolhas.
Além disso, é fundamental que os condutores estejam cientes da importância de usar air bags e outros dispositivos de segurança em seus veículos. Isso pode ajudar a reduzir o risco de lesões graves ou fatais em caso de acidentes.
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