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Os corredores olímpicos da prova de cem metros (100m) a completam em menos de 10 s. Já o atleta Usain Bolt venceu essa prova em 9,5 s. O módulo da velocidade média de um atleta que percorre os 100 m em 10 s é igual a _____ km/h.

Os corredores olímpicos da prova de cem metros (100m) a completam em menos de 10 s. Já o atleta Usain Bolt venceu essa prova em 9,5 s. O módulo da velocidade média de um atleta que percorre os 100 m em 10 s é igual a _____ km/h.

Resposta:

A alternativa correta é D)

Os corredores olímpicos da prova de cem metros (100m) a completam em menos de 10 s. Já o atleta Usain Bolt venceu essa prova em 9,5 s. O módulo da velocidade média de um atleta que percorre os 100 m em 10 s é igual a _____ km/h.

  • A) 0,1
  • B) 0,9
  • C) 10
  • D) 36

Para resolver esse problema, precisamos primeiro converter a distância de 100 metros para quilômetros. Sabemos que 1 quilômetro é igual a 1000 metros, então:

100 m = 100 m / 1000 m/km = 0,1 km

Agora, precisamos encontrar a velocidade média do atleta. A fórmula para calcular a velocidade média é:

V = d / t

Onde V é a velocidade média, d é a distância e t é o tempo. Substituindo os valores, temos:

V = 0,1 km / 10 s

Para converter o tempo de segundos para horas, multiplicamos por 3600 (pois há 3600 segundos em uma hora):

V = 0,1 km / (10 s * 1 h / 3600 s) = 0,1 km / 0,00277 h

V = 36,07 km/h

Portanto, o gabarito correto é D) 36.

É importante notar que, embora a resposta seja muito próxima de 36, não é exatamente igual. Isso ocorre porque a conversão de unidades pode gerar pequenos erros de arredondamento. No entanto, para fins práticos, a resposta D) 36 é considerada correta.

Além disso, é interessante observar que a velocidade média de um atleta que completa os 100 metros em 10 segundos é muito alta. Isso demonstra a habilidade e a dedicação necessárias para se tornar um atleta de alto nível.

No geral, problemas como esse são úteis para ilustrar a importância da compreensão das unidades e das conversões entre elas. Além disso, eles também permitem que os alunos pratiquem a aplicação de fórmulas e conceitos físicos em problemas práticos.

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