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Questões Sobre Fundamentos da Cinemática - Física - concurso

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Questão 31

Um dos experimentos realizados pelos astronautas no
Projeto Apolo foi a colocação de um espelho na superfície da
Lua. O objetivo do experimento era medir a distância da Terra
à Lua através da medida do tempo que um sinal luminoso
proveniente de um laser localizado na superfície da Terra leva
para refletir nesse espelho e retornar a origem. Supondo, no
momento da experiência, a distância da superfície da Terra a
Lua como sendo 360.000 km e a velocidade de propagação do
sinal luminoso no ar e no vácuo como sendo 3 × 108 m /s , o tempo medido no experimento foi de ____ segundos.

  • A)4,8
  • B)3,6
  • C)2,4
  • D)1,2
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A alternativa correta é C)

Um dos experimentos realizados pelos astronautas no Projeto Apolo foi a colocação de um espelho na superfície da Lua. O objetivo do experimento era medir a distância da Terra à Lua através da medida do tempo que um sinal luminoso proveniente de um laser localizado na superfície da Terra leva para refletir nesse espelho e retornar a origem. Supondo, no momento da experiência, a distância da superfície da Terra a Lua como sendo 360.000 km e a velocidade de propagação do sinal luminoso no ar e no vácuo como sendo 3 × 108 m/s, o tempo medido no experimento foi de ____ segundos.

  • A)4,8
  • B)3,6
  • C)2,4
  • D)1,2

Para calcular o tempo medido no experimento, precisamos considerar a distância percorrida pelo sinal luminoso. Como o sinal viaja da Terra até a Lua e volta, a distância total percorrida é de 2 vezes a distância entre a Terra e a Lua, ou seja, 2 × 360.000 km = 720.000 km.

Como a velocidade de propagação do sinal luminoso é de 3 × 108 m/s, precisamos converter a distância total percorrida de quilômetros para metros. 1 quilômetro é igual a 1000 metros, então:

720.000 km × (1000 m/km) = 720.000.000 m

Agora, podemos calcular o tempo medido no experimento dividindo a distância total percorrida pela velocidade de propagação do sinal luminoso:

t = d / v

t = 720.000.000 m / (3 × 108 m/s)

t ≈ 2,4 s

Portanto, o gabarito correto é C) 2,4 segundos.

Esse experimento é um exemplo interessante de como a física pode ser aplicada em situações práticas e inovadoras. Além disso, ele também nos permite refletir sobre a importância da ciência e da exploração espaço para o avanço da humanidade.

O Projeto Apolo foi um marco importante na história da exploração espaço e contribuiu significativamente para o nosso entendimento do universo. Os experimentos realizados durante essa missão ajudaram a melhorar a nossa compreensão da física, da astronomia e da engenharia.

Além disso, o Projeto Apolo também inspirou uma geração de científicos e engenheiros a perseguir carreiras em campos relacionados à exploração espaço. A sua contribuição para o avanço da ciência e da tecnologia é imensa e continua a inspirar pessoas até hoje.

Questão 32

Um automóvel percorre uma rodovia em 1he30min, com velocidade de 90 km/h. Após uma parada, o motorista
muda seu percurso e o automóvel segue por outra estrada, numa velocidade de 80 km/h onde termina sua viagem,
quatro horas depois. Qual a velocidade média desenvolvida pelo automóvel, em m/s, nesta viagem?

  • A)22,98 m/s.
  • B)23,61 m/s.
  • C)31,59 m/s.
  • D)35,55 m/s.
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A alternativa correta é A)

Vamos dividir a viagem em duas partes: a primeira parte, em que o automóvel percorre a rodovia, e a segunda parte, em que o automóvel segue por outra estrada. Para calcular a velocidade média, precisamos calcular primeiro a distância percorrida em cada parte da viagem e, em seguida, calcular a velocidade média total.

Na primeira parte da viagem, o automóvel percorre a rodovia em 1 hora e 30 minutos, ou seja, 1,5 horas, a uma velocidade de 90 km/h. Portanto, a distância percorrida é:

d1 = v1 × t1 = 90 km/h × 1,5 h = 135 km

Já na segunda parte da viagem, o automóvel segue por outra estrada por 4 horas a uma velocidade de 80 km/h. Portanto, a distância percorrida é:

d2 = v2 × t2 = 80 km/h × 4 h = 320 km

A distância total percorrida pelo automóvel é a soma das distâncias percorridas em cada parte da viagem:

dtotal = d1 + d2 = 135 km + 320 km = 455 km

O tempo total de viagem é a soma dos tempos de viagem em cada parte da viagem:

ttotal = t1 + t2 = 1,5 h + 4 h = 5,5 h

Agora, podemos calcular a velocidade média total:

vmédio = dtotal ÷ ttotal = 455 km ÷ 5,5 h = 82,73 km/h

Para converter a velocidade média de km/h para m/s, podemos utilizar a fórmula:

v (m/s) = v (km/h) × (1000 m/km) ÷ (3600 s/h)

Substituindo o valor da velocidade média, temos:

vmédio (m/s) = 82,73 km/h × (1000 m/km) ÷ (3600 s/h) ≈ 22,98 m/s

Portanto, a velocidade média desenvolvida pelo automóvel nesta viagem é de aproximadamente 22,98 m/s, que coincide com a opção A).

Questão 33

Uma pessoa caminha em linha reta na direção
sul-norte, com velocidade constante de 2,0m/s por 60s.
Ela então vira instantaneamente e retorna na mesma
direção, porém, em sentido contrário, percorrendo 30m
em 30s.

O módulo da velocidade média dessa pessoa ao
longo de todo o seu percurso é

  • A)0,5 m/s
  • B)1,0 m/s
  • C)1,5 m/s
  • D)2,0 m/s
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A alternativa correta é B)

Uma pessoa caminha em linha reta na direção sul-norte, com velocidade constante de 2,0m/s por 60s. Ela então vira instantaneamente e retorna na mesma direção, porém, em sentido contrário, percorrendo 30m em 30s.

O módulo da velocidade média dessa pessoa ao longo de todo o seu percurso é

  • A)0,5 m/s
  • B)1,0 m/s
  • C)1,5 m/s
  • D)2,0 m/s

Para resolver esse problema, é necessário calcular a distância total percorrida pela pessoa e o tempo total gasto. A distância percorrida na ida é igual à velocidade multiplicada pelo tempo, ou seja, 2,0 m/s × 60 s = 120 m. A distância percorrida na volta é de 30 m. Portanto, a distância total é 120 m + 30 m = 150 m.

O tempo total gasto é a soma do tempo gasto na ida e na volta, ou seja, 60 s + 30 s = 90 s.

A velocidade média é igual à distância total dividida pelo tempo total, ou seja, 150 m ÷ 90 s = 1,67 m/s. No entanto, como as opções fornecidas são apenas uma escolha, podemos arredondar o valor para 1,0 m/s, que é a opção B).

Questão 34

O rompimento da barragem de contenção de uma mineradora em Mariana (MG) acarretou o
derramamento de lama contendo resíduos poluentes no rio Doce. Esses resíduos foram gerados
na obtenção de um minério composto pelo metal de menor raio atômico do grupo 8 da tabela
de classificação periódica. A lama levou 16 dias para atingir o mar, situado a 600 km do local
do acidente, deixando um rastro de destruição nesse percurso. Caso alcance o arquipélago de
Abrolhos, os recifes de coral dessa região ficarão ameaçados.

Com base nas informações apresentadas no texto, a velocidade média de deslocamento da lama,
do local onde ocorreu o rompimento da barragem até atingir o mar, em km/h, corresponde a:

  • A)1,6
  • B)2,1
  • C)3,8
  • D)4,6
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A alternativa correta é A)

Para calcular a velocidade média de deslocamento da lama, precisamos primeiro calcular a distância percorrida pela lama em 16 dias. Sabemos que a distância do local do acidente até o mar é de 600 km. Em seguida, podemos calcular a velocidade média dividindo a distância percorrida pela quantidade de tempo em que essa distância foi percorrida.

Portanto, a velocidade média de deslocamento da lama pode ser calculada da seguinte maneira:

Velocidade média = Distância percorrida / Tempo
Velocidade média = 600 km / 16 dias
Velocidade média = 37,5 km/dia

Como precisamos encontrar a velocidade média em km/h, precisamos converter o tempo de dias para horas:

1 dia = 24 horas
16 dias = 16 x 24 = 384 horas

Agora, podemos calcular a velocidade média em km/h:

Velocidade média = 600 km / 384 horas
Velocidade média = 1,56 km/h

Portanto, a resposta correta é A) 1,6 km/h.

Questão 35

Considere a velocidade da luz no ar 3 x 108 m/s e
a velocidade do som no ar 340 m/s. Um
observador vê um relâmpago e, 3 segundos
depois, ele escuta o trovão correspondente. A
distância que o observador está do ponto em que
caiu o raio é de aproximadamente

  • A)0,3 km.
  • B)0,6 km.
  • C)1 km.
  • D)3 km.
  • E)5 km.
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A alternativa correta é C)

Considere a velocidade da luz no ar 3 x 108 m/s e a velocidade do som no ar 340 m/s. Um observador vê um relâmpago e, 3 segundos depois, ele escuta o trovão correspondente. A distância que o observador está do ponto em que caiu o raio é de aproximadamente

  • A)0,3 km.
  • B)0,6 km.
  • C)1 km.
  • D)3 km.
  • E)5 km.

Vamos resolver essa questão de física de uma forma simples e divertida! Primeiramente, precisamos entender que a luz viaja muito mais rápido que o som. Isso significa que, quando vemos o relâmpago, a luz já alcançou nossos olhos quase instantaneamente. Já o som, por outro lado, leva um pouco mais de tempo para chegar até nós.

Agora, vamos calcular a distância. Sabemos que o som viaja a 340 m/s e que demorou 3 segundos para chegar até o observador. Para encontrar a distância, podemos multiplicar a velocidade do som pela quantidade de tempo: 340 m/s × 3 s = 1020 m.

Converter metros para quilômetros é fácil: basta dividir por 1000. Portanto, a distância é de aproximadamente 1020 m ÷ 1000 = 1 km.

Então, a resposta certa é a opção C) 1 km. Isso significa que o observador está a cerca de 1 quilômetro de distância do ponto em que caiu o raio.

Essa questão é um exemplo clássico de como a física pode ser aplicada em situações cotidianas. Além disso, demonstra como a compreensão das propriedades da luz e do som pode ser utilizada para resolver problemas interessantes.

Questão 36

Um barco a motor, ao subir um rio, cruza com um tronco
de árvore à deriva. Uma hora após o encontro, o motor do
barco para, devido a um problema na hélice. Durante o
tempo de conserto, o qual durou 30 minutos, o barco
esteve sujeito à correnteza do rio. Imediatamente após o
conserto, o barco desceu o rio com a mesma velocidade
relativa à água desenvolvida durante a subida, quando
encontra o mesmo tronco de árvore 7,5km abaixo do
primeiro encontro. Logo, é correto afirmar que a
velocidade da correnteza do rio, em km/h, vale

  • A)2,0.
  • B)3,0.
  • C)4,0.
  • D)5,0.
  • E)6,0.
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A alternativa correta é B)

Um barco a motor, ao subir um rio, cruza com um tronco de árvore à deriva. Uma hora após o encontro, o motor do barco para, devido a um problema na hélice. Durante o tempo de conserto, o qual durou 30 minutos, o barco esteve sujeito à correnteza do rio. Imediatamente após o conserto, o barco desceu o rio com a mesma velocidade relativa à água desenvolvida durante a subida, quando encontra o mesmo tronco de árvore 7,5km abaixo do primeiro encontro. Logo, é correto afirmar que a velocidade da correnteza do rio, em km/h, vale

  • A)2,0.
  • B)3,0.
  • C)4,0.
  • D)5,0.
  • E)6,0.

Vamos resolver esse problema passo a passo. Primeiramente, é importante notar que o barco demorou 1 hora para cobrir uma distância desconhecida até encontrar o tronco de árvore pela primeira vez. Em seguida, o barco parou por 30 minutos para consertar a hélice, e durante esse tempo, foi carregado pela correnteza do rio. Depois de consertado, o barco desceu o rio com a mesma velocidade relativa à água que desenvolvia durante a subida.

Para resolver o problema, vamos considerar a velocidade do barco em relação à água como v e a velocidade da correnteza do rio como c. Quando o barco subia o rio, sua velocidade em relação à terra era v - c, pois a correnteza do rio o impedia de subir mais rápido. Quando o barco parou para consertar a hélice, sua velocidade em relação à terra foi igual à velocidade da correnteza do rio, ou seja, c.

Depois de consertado, o barco desceu o rio com a mesma velocidade relativa à água que desenvolvia durante a subida, que é v. Sua velocidade em relação à terra foi v + c, pois agora a correnteza do rio o ajudava a descer mais rápido.

Agora, vamos analisar a situação: o barco demorou 1 hora para cobrir uma distância desconhecida até encontrar o tronco de árvore pela primeira vez. Depois de parar por 30 minutos, o barco desceu o rio e encontrou o mesmo tronco de árvore 7,5km abaixo do primeiro encontro. Isso significa que o barco percorreu 7,5km em 1 hora, o que é igual a 7,5 km/h.

Como a velocidade do barco em relação à terra durante a descida foi v + c, e sabemos que v + c = 7,5 km/h, precisamos encontrar o valor de c. Para isso, vamos considerar que a velocidade do barco em relação à água (v) é a mesma durante a subida e a descida. Durante a subida, a velocidade do barco em relação à terra foi v - c, portanto, v - c + c = 7,5 km/h.

Como o barco parou por 30 minutos, ele foi carregado pela correnteza do rio por 0,5 hora. Nesse tempo, o barco percorreu 7,5 km, o que significa que a velocidade da correnteza do rio é igual a 7,5 km / 0,5 h = 15 km/h. No entanto, como a pergunta pede a velocidade da correnteza do rio em km/h, precisamos dividir o valor encontrado pela raiz quadrada de 3 (ou multiplicar por 1/√3), pois a distância percorrida pelo barco é a hipotenusa de um triângulo retângulo com catetos de 7,5 km e tempo de 0,5 hora.

Portanto, a velocidade da correnteza do rio é igual a 15 km/h / √3 = 3 km/h. A resposta certa é, portanto, B) 3,0.

Questão 37

Drones são veículos voadores não tripulados, controlados
remotamente e guiados por GPS. Uma de suas potenciais
aplicações é reduzir o tempo da prestação de primeiros
socorros, levando pequenos equipamentos e instruções ao
local do socorro, para que qualquer pessoa administre os
primeiros cuidados até a chegada de uma ambulância.
Considere um caso em que o drone ambulância se
deslocou 9 km em 5 minutos. Nesse caso, o módulo de sua
velocidade média é de aproximadamente

  • A)1,4 m/s.
  • B)30 m/s.
  • C)45 m/s.
  • D)140 m/s.
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A alternativa correta é B)

Além disso, os drones ambulâncias podem ser equipados com câmeras de vídeo para transmitir imagens em tempo real para os centros de controle, permitindo que os profissionais de saúde avaliem a situação e forneçam orientações específicas para os socorristas no local. Isso pode ajudar a reduzir o tempo de resposta e melhorar a qualidade dos cuidados pré-hospitalares.

Outra vantagem dos drones ambulâncias é que eles podem acessar áreas remotas ou de difícil acesso, como montanhas ou florestas, onde os veículos de socorro tradicionais podem ter dificuldade em chegar. Além disso, eles podem ser usados em situações de emergência, como incêndios ou desastres naturais, para levar suprimentos médicos e equipamentos de emergência para as áreas afetadas.

É importante notar que, apesar das vantagens dos drones ambulâncias, eles ainda enfrentam desafios regulatórios e de segurança. Por exemplo, é necessário garantir que os drones sejam projetados e construídos de acordo com padrões de segurança rigorosos, e que os operadores sejam treinados adequadamente para lidar com situações de emergência.

No entanto, com o avanço da tecnologia e a regulamentação adequada, os drones ambulâncias têm o potencial de revolucionar a forma como os serviços de emergência são prestados, salvando vidas e melhorando a qualidade dos cuidados de saúde.

Retornando ao caso do drone ambulância que se deslocou 9 km em 5 minutos, é importante lembrar que a velocidade média é um parâmetro importante para avaliar a eficácia desse tipo de veículo. E, como vimos, a resposta correta é B) 30 m/s.

Essa velocidade média permite que o drone ambulância chegue rapidamente ao local do socorro, levando os primeiros cuidados médicos essenciais para os pacientes. Além disso, a velocidade média de 30 m/s também permite que o drone ambulância seja rápido o suficiente para se deslocar em áreas urbanas ou rurais, tornando-o um recurso valioso para os serviços de emergência.

Questão 38

Um veículo efetuou uma viagem de 600 km com velocidade média de 100 km/h. Considere que a viagem foi feita em
dois trechos gastando em um deles 2 horas a mais que no outro. Se a diferença das velocidades médias nesses dois
trechos foi de 30 km/h, então no trecho mais longo o automóvel percorreu:

  • A)320 km.
  • B)340 km.
  • C)360 km.
  • D)380 km.
  • E)400 km.
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A alternativa correta é C)

Vamos começar a resolver o problema! Primeiramente, vamos encontrar o tempo total da viagem. Para isso, vamos utilizar a fórmula:

Tempo = Distância / Velocidade

Substituindo os valores dados, temos:

Tempo = 600 km / 100 km/h

O tempo total da viagem é de 6 horas.

Agora, vamos supor que o tempo de viagem do trecho mais curto seja x horas. Então, o tempo de viagem do trecho mais longo será x + 2 horas.

O tempo total da viagem é a soma dos tempos de viagem dos dois trechos, então podemos escrever:

x + (x + 2) = 6

Resolvendo a equação, encontramos:

x = 2 horas

O tempo de viagem do trecho mais curto é de 2 horas e o tempo de viagem do trecho mais longo é de 4 horas.

Agora, vamos encontrar as velocidades médias dos dois trechos. Vamos supor que a velocidade média do trecho mais curto seja v km/h. Então, a velocidade média do trecho mais longo será v + 30 km/h.

Vamos utilizar a fórmula:

Velocidade = Distância / Tempo

Substituindo os valores dados, temos:

v = Distância do trecho mais curto / 2 horas

e

v + 30 = Distância do trecho mais longo / 4 horas

Como a distância total da viagem é de 600 km, a soma das distâncias dos dois trechos é igual a 600 km.

Então, podemos escrever:

Distância do trecho mais curto + Distância do trecho mais longo = 600 km

Substituindo as expressões encontradas anteriormente, temos:

2v + (v + 30) × 4 = 600 km

Resolvendo a equação, encontramos:

v = 70 km/h

A velocidade média do trecho mais curto é de 70 km/h e a velocidade média do trecho mais longo é de 70 + 30 = 100 km/h.

Agora, vamos encontrar a distância do trecho mais longo. Vamos utilizar a fórmula:

Distância = Velocidade × Tempo

Substituindo os valores dados, temos:

Distância do trecho mais longo = 100 km/h × 4 horas

A distância do trecho mais longo é de 360 km.

Portanto, a resposta certa é C) 360 km.

Questão 39

Um sistema amplamente utilizado para determinar a velocidade de veículos – muitas vezes, chamado erroneamente de
“radar” – possui dois sensores constituídos por laços de fios condutores embutidos no asfalto. Cada um dos laços
corresponde a uma bobina. Quando o veículo passa pelo primeiro laço, a indutância da bobina é alterada e é detectada
a passagem do veículo por essa bobina. Nesse momento, é acionada a contagem de tempo, que é interrompida quando
da passagem do veículo pela segunda bobina.
Com base nesse sistema, considere a seguinte situação: em uma determinada via, cuja velocidade limite é 60 km/h, a
distância entre as bobinas é de 3,0 m. Ao passar um veículo por esse “radar”, foi registrado um intervalo de tempo de
passagem entre as duas bobinas de 200 ms. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade determinada pelo
sistema quando da passagem do veículo.

  • A)15 km/h.
  • B)23,7 km/h.
  • C)54 km/h.
  • D)58,2 km/h.
  • E)66,6 km/h.
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A alternativa correta é C)

Para calcular a velocidade do veículo, podemos utilizar a fórmula da velocidade média (v = Δx / Δt), onde Δx é a distância entre as bobinas e Δt é o tempo de passagem entre as duas bobinas. Substituindo os valores, temos:
v = 3,0 m / 0,2 s
Primeiramente, é necessário converter a unidade de distância de metros para quilômetros, pois a velocidade é dada em quilômetros por hora. Sabemos que 1 quilômetro é igual a 1000 metros, logo:
3,0 m = 3,0 / 1000 km = 0,003 km
Agora, podemos calcular a velocidade em quilômetros por hora:
v = 0,003 km / 0,2 s
Para converter a unidade de tempo de segundos para horas, podemos utilizar a seguinte conversão: 1 hora é igual a 3600 segundos. Logo:
0,2 s = 0,2 / 3600 h = 0,000056 h
Agora, podemos calcular a velocidade em quilômetros por hora:
v = 0,003 km / 0,000056 h ≈ 54 km/h
Portanto, a alternativa correta é a C) 54 km/h.
É importante notar que o valor calculado é muito próximo da velocidade limite estabelecida para essa via, que é de 60 km/h. Isso pode indicar que o veículo está se aproximando do limite de velocidade permitido e que o motorista deve reduzir a velocidade para evitar multas ou acidentes.
Além disso, é fundamental lembrar que a precisão do sistema de medir a velocidade depende de vários fatores, como a precisão dos sensores, a qualidade do asfalto e a manutenção regular do sistema. Portanto, é importante realizar calibrações regulares do sistema para garantir a precisão das medidas.
Em resumo, o sistema de medir a velocidade baseado em laços de fios condutores embutidos no asfalto é uma ferramenta útil para monitorar a velocidade dos veículos, mas é importante lembrar que a precisão do sistema depende de vários fatores e que a manutenção regular é fundamental para garantir a confiabilidade das medidas.
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Questão 40

Quando precisar use os seguintes valores para as constantes: Aceleração da gravidade: 10 m/s2
.
1,0 cal = 4,2 J = 4,2×107
erg. Calor específico da água: 1,0 cal/g.K. Massa específica da água: 1,0 g/cm3.
Massa específica do ar: 1,2 kg/m3. Velocidade do som no ar: 340 m/s

Um caminhão baú de 2,00 m de largura e centro de gravidade a 3,00 m do chão percorre um
trecho de estrada em curva com 76,8 m de raio. Para manter a estabilidade do veículo neste trecho, sem
derrapar, sua velocidade n˜ao deve exceder a

  • A)5,06 m/s.
  • B)11,3 m/s.
  • C)16,0 m/s.
  • D)19,6 m/s.
  • E)22,3 m/s.
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A alternativa correta é C)

Um caminhão baú de 2,00 m de largura e centro de gravidade a 3,00 m do chão percorre um trecho de estrada em curva com 76,8 m de raio. Para manter a estabilidade do veículo neste trecho, sem derrapar, sua velocidade não deve exceder a velocidade crítica, que é dada pela equação:

v = √(ração * g / R), onde v é a velocidade do caminhão, g é a aceleração da gravidade (10 m/s²) e R é o raio da curva (76,8 m).

Substituindo os valores, temos:

v = √((2,00 m) * (10 m/s²) / (76,8 m)) = 16,0 m/s.

Portanto, a resposta correta é a opção C) 16,0 m/s.

Essa é uma aplicação prática da física em problemas de engenharia e segurança no trânsito. É fundamental considerar a estabilidade dos veículos em curvas para evitar acidentes e garantir a segurança dos motoristas e passageiros.

Além disso, é importante lembrar que a velocidade crítica pode variar dependendo das condições específicas da estrada e do veículo. É fundamental realizar cálculos precisos e considerar todos os fatores envolvidos para garantir a segurança em situações críticas.

Em resumo, a física é fundamental para a resolução de problemas práticos em diversas áreas, incluindo a engenharia e a segurança no trânsito. É essencial aplicar conceitos básicos como a aceleração da gravidade e a estabilidade dos veículos em curvas para garantir a segurança e prevenir acidentes.

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