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Um sistema amplamente utilizado para determinar a velocidade de veículos – muitas vezes, chamado erroneamente de “radar” – possui dois sensores constituídos por laços de fios condutores embutidos no asfalto. Cada um dos laços corresponde a uma bobina. Quando o veículo passa pelo primeiro laço, a indutância da bobina é alterada e é detectada a passagem do veículo por essa bobina. Nesse momento, é acionada a contagem de tempo, que é interrompida quando da passagem do veículo pela segunda bobina. Com base nesse sistema, considere a seguinte situação: em uma determinada via, cuja velocidade limite é 60 km/h, a distância entre as bobinas é de 3,0 m. Ao passar um veículo por esse “radar”, foi registrado um intervalo de tempo de passagem entre as duas bobinas de 200 ms. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade determinada pelo sistema quando da passagem do veículo.
Um sistema amplamente utilizado para determinar a velocidade de veículos – muitas vezes, chamado erroneamente de
“radar” – possui dois sensores constituídos por laços de fios condutores embutidos no asfalto. Cada um dos laços
corresponde a uma bobina. Quando o veículo passa pelo primeiro laço, a indutância da bobina é alterada e é detectada
a passagem do veículo por essa bobina. Nesse momento, é acionada a contagem de tempo, que é interrompida quando
da passagem do veículo pela segunda bobina.
“radar” – possui dois sensores constituídos por laços de fios condutores embutidos no asfalto. Cada um dos laços
corresponde a uma bobina. Quando o veículo passa pelo primeiro laço, a indutância da bobina é alterada e é detectada
a passagem do veículo por essa bobina. Nesse momento, é acionada a contagem de tempo, que é interrompida quando
da passagem do veículo pela segunda bobina.
Com base nesse sistema, considere a seguinte situação: em uma determinada via, cuja velocidade limite é 60 km/h, a
distância entre as bobinas é de 3,0 m. Ao passar um veículo por esse “radar”, foi registrado um intervalo de tempo de
passagem entre as duas bobinas de 200 ms. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade determinada pelo
sistema quando da passagem do veículo.
distância entre as bobinas é de 3,0 m. Ao passar um veículo por esse “radar”, foi registrado um intervalo de tempo de
passagem entre as duas bobinas de 200 ms. Assinale a alternativa que apresenta a velocidade determinada pelo
sistema quando da passagem do veículo.
- A)15 km/h.
- B)23,7 km/h.
- C)54 km/h.
- D)58,2 km/h.
- E)66,6 km/h.
Resposta:
A alternativa correta é C)
Para calcular a velocidade do veículo, podemos utilizar a fórmula da velocidade média (v = Δx / Δt), onde Δx é a distância entre as bobinas e Δt é o tempo de passagem entre as duas bobinas. Substituindo os valores, temos:
v = 3,0 m / 0,2 s
Primeiramente, é necessário converter a unidade de distância de metros para quilômetros, pois a velocidade é dada em quilômetros por hora. Sabemos que 1 quilômetro é igual a 1000 metros, logo:
3,0 m = 3,0 / 1000 km = 0,003 km
Agora, podemos calcular a velocidade em quilômetros por hora:
v = 0,003 km / 0,2 s
Para converter a unidade de tempo de segundos para horas, podemos utilizar a seguinte conversão: 1 hora é igual a 3600 segundos. Logo:
0,2 s = 0,2 / 3600 h = 0,000056 h
Agora, podemos calcular a velocidade em quilômetros por hora:
v = 0,003 km / 0,000056 h ≈ 54 km/h
Portanto, a alternativa correta é a C) 54 km/h.
É importante notar que o valor calculado é muito próximo da velocidade limite estabelecida para essa via, que é de 60 km/h. Isso pode indicar que o veículo está se aproximando do limite de velocidade permitido e que o motorista deve reduzir a velocidade para evitar multas ou acidentes.
Além disso, é fundamental lembrar que a precisão do sistema de medir a velocidade depende de vários fatores, como a precisão dos sensores, a qualidade do asfalto e a manutenção regular do sistema. Portanto, é importante realizar calibrações regulares do sistema para garantir a precisão das medidas.
Em resumo, o sistema de medir a velocidade baseado em laços de fios condutores embutidos no asfalto é uma ferramenta útil para monitorar a velocidade dos veículos, mas é importante lembrar que a precisão do sistema depende de vários fatores e que a manutenção regular é fundamental para garantir a confiabilidade das medidas.
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