Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

No estudo do comportamento dos gases, há uma conhecida equação de estado de um gás ideal, expressa pela relação PV = nRT, em que P é a pressão do gás, V é o volume ocupado pelo gás, n é o número de mols do gás, T é a temperatura absoluta do gás, medida em Kelvin (K); e R, com valor igual a 0,082 atm.L/(mol.K), é a constante universal dos gases. Tendo como referência as informações acima, e sabendo que zero Kelvin corresponde a – 273,15 ºC, julgue o item a seguir.Em uma transformação isocórica sem perda, se a pressão e a temperatura iniciais de um gás forem, respectivamente, de 2,0 atm e 300 K, então a pressão e a temperatura finais podem ser de 3,0 atm e 450 K.

No estudo do comportamento dos gases, há uma conhecida equação de estado de um gás ideal, expressa pela relação PV = nRT, em que P é a pressão do gás, V é o volume ocupado pelo gás, n é o número de mols do gás, T é a temperatura absoluta do gás, medida em Kelvin (K); e R, com valor igual a 0,082 atm.L/(mol.K), é a constante universal dos gases.

Tendo como referência as informações acima, e sabendo que zero Kelvin corresponde a – 273,15 ºC, julgue o item a seguir.

Em uma transformação isocórica sem perda, se a pressão e a
temperatura iniciais de um gás forem, respectivamente, de
2,0 atm e 300 K, então a pressão e a temperatura finais podem
ser de 3,0 atm e 450 K.

Resposta:

A alternativa correta é C)

Para responder a essa questão, vamos analisar a equação de estado do gás ideal: PV = nRT. Nessa equação, a temperatura T é uma variável importante, pois está relacionada à pressão P e ao volume V.

Na transformação isocórica, o volume do gás permanece constante, ou seja, ΔV = 0. Isso significa que a equação de estado do gás ideal pode ser reescrita como P1V1 = nRT1 e P2V2 = nRT2, em que os índices 1 e 2 se referem às condições inicial e final, respectivamente.

Como o volume é constante, V1 = V2. Portanto, podemos dividir as duas equações e obter P1/P2 = T1/T2. Substituindo os valores dados, temos 2,0 atm / P2 = 300 K / 450 K.

Agora, podemos resolver para P2, encontrando que P2 = 3,0 atm. Isso confirma que a pressão e a temperatura finais podem ser de 3,0 atm e 450 K, respectivamente.

Portanto, a assertiva é CERTA. O gabarito correto é, de fato, C).

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *