No estudo do comportamento dos gases, há uma conhecida equação de estado de um gás ideal, expressa pela relação PV = nRT, em que P é a pressão do gás, V é o volume ocupado pelo gás, n é o número de mols do gás, T é a temperatura absoluta do gás, medida em Kelvin (K); e R, com valor igual a 0,082 atm.L/(mol.K), é a constante universal dos gases.Tendo como referência as informações acima, e sabendo que zero Kelvin corresponde a – 273,15 ºC, julgue o item a seguir.Em uma expansão isotérmica em que não há perda de gás, a pressão aumenta.
No estudo do comportamento dos gases, há uma conhecida equação de estado de um gás ideal, expressa pela relação PV = nRT, em que P é a pressão do gás, V é o volume ocupado pelo gás, n é o número de mols do gás, T é a temperatura absoluta do gás, medida em Kelvin (K); e R, com valor igual a 0,082 atm.L/(mol.K), é a constante universal dos gases.
Tendo como referência as informações acima, e sabendo que zero Kelvin corresponde a – 273,15 ºC, julgue o item a seguir.
Em uma expansão isotérmica em que não há perda de gás, a
pressão aumenta.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Isso ocorre porque, na equação de estado do gás ideal, a pressão (P) é inversamente proporcional ao volume (V), ou seja, à medida que o volume aumenta, a pressão diminui.
Em uma expansão isotérmica, a temperatura (T) permanece constante, o que significa que o produto PV também permanece constante. Se o volume aumenta, a pressão deve diminuir para que o produto PV seja mantido constante.
Portanto, em uma expansão isotérmica em que não há perda de gás, a pressão diminui, e não aumenta, como afirmado no item.
Em resumo, o item está ERRADO.
- E) ERRADO
Deixe um comentário