Os circuitos pneumáticos são geralmente abertos, ou seja, há retorno do fluido, visto que o fluido é o próprio ar e seu custo não justificaria uma estrutura de retorno. Em um sistema pneumático genérico, no ponto do uso,
Os circuitos pneumáticos são geralmente abertos, ou seja, há retorno do fluido, visto que o fluido é o próprio ar e seu custo não justificaria uma estrutura de retorno. Em um sistema pneumático genérico, no ponto do uso,
- A)o ar drenado deve ser filtrado para remoção de líquido e outras impurezas contaminadoras.
- B)o ar filtrado é comprimido por compressores que podem ser de deslocamento negativo ou dinâmico.
- C)um tanque receptor é colocado, tipicamente acima do refrigerador, para atender à demanda de ar requerida.
- D)uma tubulação guia o ar comprimido do alimentador a uma válvula de isolação final, um filtro, um regulador e, finalmente, às mangueiras que fornecem processos ou ferramentas pneumáticas.
- E)o ar refrigerado, pressurizado, carrega ainda uma quantidade significativa de umidade e de lubrificantes do processo da compressão, que deve ser removido depois que o ar for utilizado.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Os circuitos pneumáticos são geralmente abertos, ou seja, há retorno do fluido, visto que o fluido é o próprio ar e seu custo não justificaria uma estrutura de retorno. Em um sistema pneumático genérico, no ponto do uso,
- A)o ar drenado deve ser filtrado para remoção de líquido e outras impurezas contaminadoras.
- B)o ar filtrado é comprimido por compressores que podem ser de deslocamento negativo ou dinâmico.
- C)um tanque receptor é colocado, tipicamente acima do refrigerador, para atender à demanda de ar requerida.
- D)uma tubulação guia o ar comprimido do alimentador a uma válvula de isolação final, um filtro, um regulador e, finalmente, às mangueiras que fornecem processos ou ferramentas pneumáticas.
- E)o ar refrigerado, pressurizado, carrega ainda uma quantidade significativa de umidade e de lubrificantes do processo da compressão, que deve ser removido depois que o ar for utilizado.
Além disso, é importante destacar que os sistemas pneumáticos também possuem válvulas de controle, que permitem o fluxo de ar para os processos ou ferramentas pneumáticas. Essas válvulas podem ser manuais ou automáticas, dependendo do tipo de aplicação.
Outra característica importante dos sistemas pneumáticos é a possibilidade de controle de pressão. Isso é feito por meio de reguladores de pressão, que ajustam a pressão do ar comprimido para atender às necessidades específicas de cada aplicação.
Além disso, é fundamental mencionar que a segurança é um fator crucial nos sistemas pneumáticos. É necessário garantir que os componentes sejam projetados e construídos para resistir às pressões e temperaturas envolvidas, evitando assim quaisquer riscos de acidentes ou danos.
Em resumo, os sistemas pneumáticos são compostos por uma série de componentes que trabalham em conjunto para fornecer ar comprimido para processos ou ferramentas pneumáticas. É importante entender como esses componentes funcionam e interagem para garantir o funcionamento seguro e eficiente do sistema.
Para além disso, é importante mencionar que a manutenção regular dos sistemas pneumáticos é fundamental para garantir seu funcionamento contínuo. Isso inclui a verificação regular dos componentes, a limpeza e a lubrificação dos mesmos, além da substituição de peças deterioradas.
Além disso, é importante considerar a eficiência energética dos sistemas pneumáticos. Isso pode ser alcançado por meio da escolha de componentes eficientes, como compressores e motores, além da otimização do sistema como um todo.
Em última análise, os sistemas pneumáticos são uma parte fundamental de muitas indústrias e processos, fornecendo ar comprimido para uma ampla gama de aplicações. É importante entender como esses sistemas funcionam e como podem ser otimizados para garantir o funcionamento seguro e eficiente.
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