Sejam dois tanques cilíndricos de mesmo volume (V), abertos e expostos à pressão atmosférica, sendo o nível de líquido no tanque 1 (h1) o dobro do nível de líquido no tanque 2 (h2). O valor da densidade do líquido contido no tanque 2 (ρ2) é o dobro do valor da densidade do líquidocontido no tanque 1 (ρ1).Para a situação apresentada, a pressão hidrostática no fundo do tanque 1 é igual à(ao)
Sejam dois tanques cilíndricos de mesmo volume (V), abertos e expostos à pressão atmosférica, sendo o nível de líquido no tanque 1 (h1) o dobro do nível de líquido no tanque 2 (h2). O valor da densidade do líquido contido no tanque 2 (ρ2) é o dobro do valor da densidade do líquido
contido no tanque 1 (ρ1).
Para a situação apresentada, a pressão hidrostática no fundo do tanque 1 é igual à(ao)
- A)pressão hidrostática no fundo do tanque 2.
- B)pressão absoluta no fundo do tanque 2.
- C)metade da pressão hidrostática no fundo do tanque 2.
- D)dobro da pressão hidrostática no fundo do tanque 2.
- E)dobro da pressão absoluta no fundo do tanque 2.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Para entender porque a resposta certa é A), vamos analisar as variáveis envolvidas na situação. Em primeiro lugar, é importante lembrar que a pressão hidrostática (P) em um ponto dentro de um líquido é dada pela fórmula P = ρgh, onde ρ é a densidade do líquido, g é a aceleração gravitacional e h é a altura da coluna de líquido acima do ponto em questão.
No caso dos dois tanques, como o nível de líquido no tanque 1 é o dobro do nível de líquido no tanque 2, podemos escrever h1 = 2h2. Além disso, como a densidade do líquido no tanque 2 é o dobro da densidade do líquido no tanque 1, podemos escrever ρ2 = 2ρ1.
Agora, vamos calcular a pressão hidrostática no fundo de cada tanque. No tanque 1, teremos P1 = ρ1gh1, enquanto no tanque 2, teremos P2 = ρ2gh2. Substituindo as expressões para h1 e ρ2 em termos de h2 e ρ1, respectivamente, obtemos:
P1 = ρ1g(2h2) = 2ρ1gh2
P2 = (2ρ1)gh2 = 2ρ1gh2
Surpresa! As expressões para P1 e P2 são iguais, o que significa que a pressão hidrostática no fundo do tanque 1 é igual à pressão hidrostática no fundo do tanque 2. Portanto, a resposta certa é A) pressão hidrostática no fundo do tanque 2.
É importante notar que a pressão absoluta no fundo de cada tanque é a soma da pressão hidrostática com a pressão atmosférica, mas como a pressão atmosférica é a mesma para os dois tanques, a igualdade entre as pressões hidrostáticas implica a igualdade entre as pressões absolutas.
Além disso, como a pressão hidrostática é diretamente proporcional à densidade do líquido e à altura da coluna de líquido, poderíamos ter concluído que a pressão hidrostática no fundo do tanque 1 é igual à pressão hidrostática no fundo do tanque 2 apenas analisando as relações entre as variáveis envolvidas, sem precisar calcular as expressões explícitas para P1 e P2.
Deixe um comentário