Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

π = 3,14; Aceleração da gravidade =10 m/s2. Pressão atmosférica no nível do mar = 1,01 x 105 Pa 1 cal = 4,2 J. Calor específico da água = 1 cal/g.K. Calor específico do gelo = 0,5 cal/g.K. Calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g. Constante dos gases ideais = 8,31 J/mol.K. Constante de Coulomb = 9,0 x 109 N m2/C2.Um planeta possui distância ao Sol no afélio que é o dobro de sua distância ao Sol no periélio. Considere um intervalo de tempo Δt muito pequeno e assuma que o deslocamento efetuado pelo planeta durante esse pequeno intervalo de tempo é praticamente retilíneo. Dessa forma, a razão entre a velocidade média desse planeta no afélio e sua velocidade média no periélio, ambas calculadas durante o mesmo intervalo Δt, vale aproximadamente

π = 3,14;

Aceleração da gravidade =10 m/s2.

Pressão atmosférica no nível do mar = 1,01 x 105 Pa

1 cal = 4,2 J.

Calor específico da água = 1 cal/g.K.

Calor específico do gelo = 0,5 cal/g.K.

Calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.

Constante dos gases ideais = 8,31 J/mol.K.

Constante de Coulomb = 9,0 x 109 N m2/C2.

Um planeta possui distância ao Sol no afélio que é o
dobro de sua distância ao Sol no periélio. Considere
um intervalo de tempo Δt muito pequeno e assuma
que o deslocamento efetuado pelo planeta durante
esse pequeno intervalo de tempo é praticamente
retilíneo. Dessa forma, a razão entre a velocidade
média desse planeta no afélio e sua velocidade média
no periélio, ambas calculadas durante o mesmo
intervalo Δt, vale aproximadamente

Resposta:

A alternativa correta é A)

π = 3,14;

Aceleração da gravidade = 10 m/s2.

Pressão atmosférica no nível do mar = 1,01 x 105 Pa

1 cal = 4,2 J.

Calor específico da água = 1 cal/g.K.

Calor específico do gelo = 0,5 cal/g.K.

Calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.

Constante dos gases ideais = 8,31 J/mol.K.

Constante de Coulomb = 9,0 x 109 N m2/C2.

Um planeta possui distância ao Sol no afélio que é o dobro de sua distância ao Sol no periélio. Considere um intervalo de tempo Δt muito pequeno e assuma que o deslocamento efetuado pelo planeta durante esse pequeno intervalo de tempo é praticamente retilíneo. Dessa forma, a razão entre a velocidade média desse planeta no afélio e sua velocidade média no periélio, ambas calculadas durante o mesmo intervalo Δt, vale aproximadamente

  • A) 1/2
  • B) √2/2
  • C) 1
  • D) √2
  • E) 2
A razão entre as velocidades médias pode ser encontrada utilizando as leis de Kepler. A primeira lei afirma que as órbitas dos planetas são elípticas, com o Sol em um dos focos. A segunda lei afirma que a área varrida pela linha que liga o planeta ao Sol é constante em um intervalo de tempo Δt. Logo, como o deslocamento efetuado pelo planeta em um intervalo de tempo Δt é praticamente retilíneo, a área varrida pela linha que liga o planeta ao Sol é proporcional à distância do planeta ao Sol. Portanto, como a distância ao Sol no afélio é o dobro da distância ao Sol no periélio, a área varrida pela linha que liga o planeta ao Sol no afélio é a metade da área varrida pela linha que liga o planeta ao Sol no periélio. Logo, a razão entre as velocidades médias é igual a 1/2.

Isso significa que, se o planeta está se movendo a uma certa velocidade média no periélio, ele estará se movendo a uma velocidade média igual à metade dessa no afélio.

Além disso, é importante notar que a razão entre as velocidades médias é independente do tamanho do intervalo de tempo Δt. Isso ocorre porque a área varrida pela linha que liga o planeta ao Sol é proporcional à distância do planeta ao Sol e ao tempo, e não ao tamanho do intervalo de tempo.

Portanto, a resposta certa é A) 1/2.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *