Caso necessário, use os seguintes dados: Constante gravitacional G =6,67 × 10−11m3/s2kg. Massa do Sol M= 1,99× 1030 kg. Velocidade da luz c = 3× 108m/s. Distância média do centro da Terra ao centro do Sol: 1,5 × 1011 m. Aceleração da gravidade g = 9,8 m/s2 . Raio da Terra: 6380 km. Número de Avogadro: 6,023 × 1023 mol−1 . Constante universal dos gases: 8,31 J/molK. Massa atômica do nitrogênio: 14. Constante de Planck h =6,62× 10−34m2kg/s. Permissividade do vácuo: ε0 = 1/4πk0. Permeabilidade magnética do vácuo: µ0. Considere um segmento de reta que liga o centro de qualquer planeta do sistema solar ao centro do Sol. De acordo com a 2ª Lei de Kepler, tal segmento percorre áreas iguais em tempos iguais. Considere, então, que em dado instante deixasse de existir o efeito da gravitação entre o Sol e o planeta. Assinale a alternativa correta.
Caso necessário, use os seguintes dados:
Constante gravitacional G =6,67 × 10−11m3/s2kg. Massa do Sol M= 1,99× 1030 kg. Velocidade
da luz c = 3× 108m/s. Distância média do centro da Terra ao centro do Sol: 1,5 × 1011 m. Aceleração
da gravidade g = 9,8 m/s2
. Raio da Terra: 6380 km. Número de Avogadro: 6,023 × 1023
mol−1
. Constante universal dos gases: 8,31 J/molK. Massa atômica do nitrogênio: 14. Constante
de Planck h =6,62× 10−34m2kg/s. Permissividade do vácuo: ε0 = 1/4πk0. Permeabilidade
magnética do vácuo: µ0.
Considere um segmento de reta que liga o centro de qualquer planeta do sistema solar ao
centro do Sol. De acordo com a 2ª Lei de Kepler, tal segmento percorre áreas iguais em tempos iguais.
Considere, então, que em dado instante deixasse de existir o efeito da gravitação entre o Sol e o planeta.
Assinale a alternativa correta.
- A)O segmento de reta em questão continuaria a percorrer áreas iguais em tempos iguais.
- B)A órbita do planeta continuaria a ser elíptica, porém com focos diferentes e a 2ª Lei de Kepler continuaria válida.
- C)A órbita do planeta deixaria de ser elíptica e a 2ª Lei de Kepler não seria mais válida.
- D)A 2ª Lei de Kepler só é válida quando se considera uma força que depende do inverso do quadrado das distâncias entre os corpos e, portanto, deixaria de ser válida.
- E)O planeta iria se dirigir em direção ao Sol.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Considere um segmento de reta que liga o centro de qualquer planeta do sistema solar ao centro do Sol. De acordo com a 2ª Lei de Kepler, tal segmento percorre áreas iguais em tempos iguais. Considere, então, que em dado instante deixasse de existir o efeito da gravitação entre o Sol e o planeta.
Se a gravitação fosse anulada, a força que mantém o planeta em órbita desapareceria. No entanto, o planeta não iria se dirigir imediatamente em direção ao Sol, pois ele ainda estaria se movendo com a velocidade que possuía no momento em que a gravitação foi anulada.
Além disso, como a força gravitacional não estaria mais atuando, a órbita do planeta não seria mais uma elipse, pois a força gravitacional é responsável pela curvatura da órbita. No entanto, a 2ª Lei de Kepler ainda estaria válida, pois ela é uma lei que descreve a relação entre a área percorrida pelo segmento de reta que liga o centro do planeta ao centro do Sol e o tempo necessário para percorrer essa área.
Portanto, como a área percorrida pelo segmento de reta não depende da força gravitacional, a 2ª Lei de Kepler continua válida, mesmo sem a gravitação. E, como o planeta estaria se movendo com a mesma velocidade que possuía antes de a gravitação ser anulada, o segmento de reta continuaria a percorrer áreas iguais em tempos iguais.
Assim, a alternativa correta é A) O segmento de reta em questão continuaria a percorrer áreas iguais em tempos iguais.
Deixe um comentário