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Questões Sobre Leis de Kepler - Física - concurso

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Questão 21

Analise as proposições com relação às Leis de Kepler sobre o movimento planetário.
I. A velocidade de um planeta é maior no periélio.
II. Os planetas movem-se em órbitas circulares, estando o Sol no centro da órbita.
III. O período orbital de um planeta aumenta com o raio médio de sua órbita.
IV. Os planetas movem-se em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.
V. A velocidade de um planeta é maior no afélio.
Assinale a alternativa correta.
  • A)Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  • B)Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
  • C)Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • D)Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
  • E)Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
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A alternativa correta é C)

Analise as proposições com relação às Leis de Kepler sobre o movimento planetário.

I. A velocidade de um planeta é maior no periélio.
II. Os planetas movem-se em órbitas circulares, estando o Sol no centro da órbita.
III. O período orbital de um planeta aumenta com o raio médio de sua órbita.
IV. Os planetas movem-se em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos.
V. A velocidade de um planeta é maior no afélio.

Assinale a alternativa correta.

Vamos analisar cada uma das proposições para encontrar a resposta correta.

Proposição I: A velocidade de um planeta é maior no periélio. Verdadeira. De acordo com a Primeira Lei de Kepler, a velocidade de um planeta é maior quando ele está mais próximo do Sol, que é o periélio.

Proposição II: Os planetas movem-se em órbitas circulares, estando o Sol no centro da órbita. Falsa. De acordo com a Primeira Lei de Kepler, os planetas movem-se em órbitas elípticas, e não circulares.

Proposição III: O período orbital de um planeta aumenta com o raio médio de sua órbita. Verdadeira. De acordo com a Terceira Lei de Kepler, o período orbital de um planeta é proporcional ao raio médio de sua órbita.

Proposição IV: Os planetas movem-se em órbitas elípticas, estando o Sol em um dos focos. Verdadeira. De acordo com a Primeira Lei de Kepler, os planetas movem-se em órbitas elípticas, e o Sol está em um dos focos.

Proposição V: A velocidade de um planeta é maior no afélio. Falsa. De acordo com a Primeira Lei de Kepler, a velocidade de um planeta é menor quando ele está mais distante do Sol, que é o afélio.

Portanto, apenas as proposições I, III e IV são verdadeiras.

A resposta correta é a alternativa C) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

  • A)Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
  • B)Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
  • C)Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • D)Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
  • E)Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.

Questão 22

Assinale a alternativa correta.

  • A)Se a Terra não girasse o peso dos corpos seria maior.
  • B)Um satélite descreve uma trajetória elíptica em torno da Terra. Nesta consideração o movimento do satélite é uniforme.
  • C)No centro da Terra a ação da gravidade se faz sentir com maior intensidade que em outras regiões do planeta.
  • D)Plutão e Terra tem massas aproximadamente iguais. Plutão está a uma distância cerca de 40 vezes maior que a da Terra ao Sol. Assim, a força atrativa exercida pelo Sol é 1600 vezes mais intensa em Plutão que na Terra.
  • E)Na equação de Newton para a força de atração gravitacional entre dois pontos de massas diferentes e separados por uma determinada distância aparece a constante Universal G. No Sistema Internacional a fórmula dimensional dessa constante é: L2 .M–1 .T3 .
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A alternativa correta é A)

Explicação:

A alternativa A é a correta. Isso porque a Terra gira em torno do seu eixo, o que faz com que a força centrífuga seja contrária à força gravitacional. Essa força centrífuga é responsável por reduzir o peso dos corpos na superfície terrestre. Se a Terra não girasse, a força gravitacional seria a única atuando, fazendo com que o peso dos corpos fosse maior.

As demais alternativas estão incorretas:

  • B) Um satélite descreve uma trajetória elíptica em torno da Terra, mas isso não significa que o movimento seja uniforme. A velocidade do satélite varia ao longo da órbita.
  • C) A ação da gravidade no centro da Terra é zero, pois as forças gravitacionais se cancelam em todos os lados. Em outras regiões do planeta, a força gravitacional atua com intensidade menor que no centro.
  • D) A força atrativa exercida pelo Sol em Plutão é menor que na Terra, pois a distância entre Plutão e o Sol é muito maior que a distância entre a Terra e o Sol. A fórmula da força gravitacional de Newton mostra que a força atrativa é inversamente proporcional ao quadrado da distância.
  • E) A constante Universal G, presente na equação de Newton para a força de atração gravitacional, tem a fórmula dimensional M-1L3T-2, e não L2M-1T3.

Conclusão:

A alternativa A é a correta, pois a falta de rotação da Terra faria com que o peso dos corpos fosse maior. É importante lembrar que a força gravitacional e a força centrífuga atuam juntas na superfície terrestre, e a rotação da Terra é fundamental para a nossa compreensão do peso e do movimento dos objetos.

Questão 23

Analise o texto abaixo:

Eclipse solar cria ‘anel’ no céu da Austrália Os australianos puderam assistir nesta sexta-feira (10/05/2013) a um eclipse solar anelar.
O eclipse, o segundo em seis meses, teve melhor visibilidade no norte do país.
Moradores de outras regiões próximas, como Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul também conseguiram ver o sol desaparecer…
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/eclipse-solar- -anelar-cria-anel-no-ceu-da-australia.html, acessado em 14/10/2013.
O fenômeno acima citado, além de belo, é muito raro e ocorre sempre que a:
  • A)Terra se coloca entre o Sol e a Lua, ocorrendo na Lua Cheia.
  • B)Lua se coloca entre o Sol e a Terra, ocorrendo na Lua Nova.
  • C)Lua se coloca entre a Terra e o Sol, ocorrendo na Lua Cheia.
  • D)Lua se coloca entre a Terra e o Sol, ocorrendo na Lua Minguante.
  • E)Terra se coloca entre o Sol e a Lua, ocorrendo na Lua Crescente.
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A alternativa correta é B)

Analise o texto abaixo:


Eclipse solar cria ‘anel’ no céu da Austrália Os australianos puderam assistir nesta sexta-feira (10/05/2013) a um eclipse solar anelar.

O eclipse, o segundo em seis meses, teve melhor visibilidade no norte do país.

Moradores de outras regiões próximas, como Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul também conseguiram ver o sol desaparecer...

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/05/eclipse-solar- -anelar-cria-anel-no-ceu-da-australia.html, acessado em 14/10/2013.

O fenômeno acima citado, além de belo, é muito raro e ocorre sempre que a:

  • A)Terra se coloca entre o Sol e a Lua, ocorrendo na Lua Cheia.
  • B)Lua se coloca entre o Sol e a Terra, ocorrendo na Lua Nova.
  • C)Lua se coloca entre a Terra e o Sol, ocorrendo na Lua Cheia.
  • D)Lua se coloca entre a Terra e o Sol, ocorrendo na Lua Minguante.
  • E)Terra se coloca entre o Sol e a Lua, ocorrendo na Lua Crescente.

O eclipse solar anelar é um evento raro e impressionante que ocorre quando a Lua está em sua órbita entre a Terra e o Sol, mas não está alinhada exatamente para bloquear a luz solar. Isso cria um anel de luz ao redor da Lua, tornando o Sol visível como um anel brilhante no céu.

Essas alinhamentos precisos entre a Terra, o Sol e a Lua são necessários para que ocorra um eclipse solar. A Lua tem que estar na fase lunar nova, ou seja, entre a Terra e o Sol, para que possa bloquear ou obscurecer a luz solar. Se a Lua estiver em sua órbita em qualquer outro lugar, não haverá eclipse.

O eclipse solar anelar é um dos dois tipos de eclipses solares que ocorrem, sendo o outro o eclipse solar total. No eclipse solar total, a Lua está mais próxima da Terra e bloqueia completamente a luz solar, criando um caminho de totalidade onde a Lua parece maior que o Sol. Já no eclipse solar anelar, a Lua está mais distante da Terra e não consegue bloquear toda a luz solar, criando o anel brilhante.

Os eclipses solares são eventos importantes para a ciência, pois permitem que os científicos estudem a atmosfera solar e a coroa solar, que são visíveis apenas durante esses eventos. Além disso, os eclipses solares também são uma oportunidade única para que as pessoas possam observar o Sol de maneira segura, utilizando óculos especiais ou projetores.

Em resumo, o eclipse solar anelar é um evento raro e impressionante que ocorre quando a Lua está em sua órbita entre a Terra e o Sol, criando um anel de luz ao redor da Lua. É um fenômeno belo e importante para a ciência, que permite que os científicos estudem a atmosfera solar e a coroa solar.

Questão 24

Os conceitos de círculos e epicírculos não são originais de
Ptolomeu, mas foram propostos por outros cientistas antes dele, como Hiparco. De acordo com o sistema ptolomaico, a Terra está parada no centro do universo. A inclusão dos epicírculos na antiga teoria astronômica foi necessária para descrever o movimento aparente

  • A)da Lua.
  • B)do Sol.
  • C)dos planetas.
  • D)das estrelas distantes.
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A alternativa correta é C)

Os conceitos de círculos e epicírculos não são originais de Ptolomeu, mas foram propostos por outros cientistas antes dele, como Hiparco. De acordo com o sistema ptolomaico, a Terra está parada no centro do universo. A inclusão dos epicírculos na antiga teoria astronômica foi necessária para descrever o movimento aparente

  • A)da Lua.
  • B)do Sol.
  • C)dos planetas.
  • D)das estrelas distantes.

O gabarito correto é C). Por fim, não coloque nenhum comentário seu sobre a geração de conhecimento científico na época em que Ptolomeu vivia. Em vez disso, vamos entender melhor como os epicírculos funcionavam no contexto do sistema ptolomaico.

O sistema ptolomaico era uma teoria complexa que tentava explicar o movimento dos corpos celestes. De acordo com essa teoria, a Terra estava no centro do universo e os planetas, o Sol e as estrelas se moviam em torno dela em órbitas circulares. No entanto, os astrônomos da época notaram que os planetas não se moviam em órbitas perfeitamente circulares em torno da Terra. Em vez disso, eles pareciam seguir um movimento mais complexo, com algumas partes da órbita se movendo mais rápido que outras.

Foi aqui que os epicírculos entraram em cena. Um epiciclo era um círculo menor que se movia em torno de um círculo maior, que era a órbita do planeta em torno da Terra. A ideia era que o planeta se movia em um epiciclo, que por sua vez se movia em uma órbita circular em torno da Terra. Isso permitiu que os astrônomos explicem o movimento aparente dos planetas de uma maneira mais precisa.

No entanto, o sistema ptolomaico não era perfeito e apresentava muitas limitações. Uma das principais críticas era que ele era muito complexo e requerida muitas adições de epiciclos para explicar os movimentos dos planetas. Além disso, o sistema ptolomaico não era capaz de prever com precisão os movimentos dos planetas em longo prazo.

Foi somente com a chegada de Copérnico e sua teoria heliocêntrica que o sistema ptolomaico começou a ser questionado. A teoria heliocêntrica propunha que o Sol estava no centro do universo e que os planetas se moviam em torno dele em órbitas elípticas. Isso revolucionou a forma como os astrônomos entendiam o universo e abriu caminho para uma nova era de descobertas científicas.

Questão 25

Em 1919 foram registrados em Príncipe,
na África, e em Sobral, no Brasil,
observações de um eclipse solar total que
permitiu a observação direta de estrelas
(da constelação da Hyades). Esse fato
foi fundamental para a consolidação da
teoria da

  • A)Mecânica Quântica.
  • B)Geometria de Riemann.
  • C)Relatividade Especial.
  • D)Evolução Galática.
  • E)Relatividade Geral.
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A alternativa correta é E)

Em 1919 foram registrados em Príncipe, na África, e em Sobral, no Brasil, observações de um eclipse solar total que permitiu a observação direta de estrelas (da constelação da Hyades). Esse fato foi fundamental para a consolidação da teoria da Relatividade Geral.

Essa teoria, desenvolvida por Albert Einstein, revolucionou a compreensão da gravidade e do espaço-tempo. O eclipse solar total de 1919 forneceu uma oportunidade única para testar a previsão de Einstein de que a luz seria curvada pela gravidade. A observação das estrelas próximas ao Sol durante o eclipse permitiu medir a curvatura da luz e comprovar a teoria de Einstein.

A expedição liderada por Arthur Eddington, um físico britânico, foi responsável por coletar os dados durante o eclipse. Eddington e sua equipe viajaram para Príncipe e Sobral para registrar as posições das estrelas durante o eclipse. Os resultados obtidos comprovaram a previsão de Einstein e marcaram um marco importante na história da física.

A teoria da Relatividade Geral também prediz que a gravidade é uma curvatura do espaço-tempo causada pela massa e pela energia. Essa ideia revolucionou a compreensão do universo e abriu caminho para novas descobertas em física, astronomia e cosmologia.

Em resumo, a observação do eclipse solar total em 1919 foi um momento crucial para a confirmação da teoria da Relatividade Geral. A comprovação da previsão de Einstein sobre a curvatura da luz pela gravidade fortaleceu a teoria e estabeleceu um novo paradigma para a compreensão do universo.

Questão 26

Sobre os conceitos de gravitação,
assinale a alternativa correta.

  • A)Pelo fato do módulo da velocidade dos planetas ao redor do Sol não ser constante, tais planetas são considerados referenciais inerciais para qualquer movimento de corpos em sua superfície.
  • B)Dois prótons nunca se atraem, pois as suas massas são desprezíveis.
  • C)Os astronautas que estão na Estação Internacional Orbital são submetidos a uma gravidade considerada zero.
  • D)Quando um planeta que orbita o Sol se aproxima do periélio, ele tem a sua energia cinética aumentada na proporção da diminuição de sua energia potencial.
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A alternativa correta é D)

Resposta: A alternativa correta é D) Quando um planeta que orbita o Sol se aproxima do periélio, ele tem a sua energia cinética aumentada na proporção da diminuição de sua energia potencial.

Vamos analisar cada uma das alternativas para entender por que a resposta correta é a D).

A) É falso. Os planetas não são referenciais inerciais. Um referencial inercial é um sistema de referência em que a lei da inércia é válida, ou seja, um sistema em que um objeto permanece em repouso ou se move em linha reta com velocidade constante, salvo quando sobre ele atua uma força externa. Os planetas, por estarem em movimento orbital em torno do Sol, não são referenciais inerciais.

B) É falso. Os prótons, por terem massa, se atraem mutuamente pela força de gravidade, embora essa força seja muito fraca em comparação com a força eletromagnética que os repele.

C) É falso. Os astronautas na Estação Internacional Orbital estão em um estado de queda livre em torno da Terra, o que significa que eles estão sujeitos a uma força de gravidade muito menor do que a encontrada na superfície terrestre, mas não zero. A gravidade zero só é possível no vácuo, longe de qualquer massa.

D) É verdade. Quando um planeta se aproxima do periélio (o ponto mais próximo do Sol em sua órbita), sua velocidade aumenta e, consequentemente, sua energia cinética aumenta. Isso ocorre porque a energia potencial gravitacional do planeta diminui à medida que ele se aproxima do Sol, e essa diminuição é convertida em energia cinética.

Portanto, a alternativa correta é a D), que descreve corretamente o comportamento da energia cinética e potencial de um planeta em sua órbita em torno do Sol.

Questão 27

Marte é o planeta do Sistema Solar mais próximo da Terra e,
segundo alguns cientistas, a formação dos dois planetas ocorreu de forma muito semelhante. Esses e outros fatores despertaram, na comunidade científica, uma curiosidade que levou à
exploração do chamado “planeta vermelho”. Inúmeras missões vêm ocorrendo na tentativa compreender, entre outros,
os fenômenos climáticos e os processos geológicos, ocorridos
naquele planeta. Um fato considerado como um dos maiores
sucessos da exploração de Marte foi a descoberta de água
líquida, feita por pesquisadores italianos, no ano de 2018.
Essa descoberta foi celebrada pela comunidade científica e
abriu precedentes para novas hipóteses.

Com base nas características e necessidades dos seres vivos, constata-se que a importância dessa recente descoberta
para a ciência é que:

  • A)encontrar água no estado líquido comprova, de forma irrefutável, que seres vivos microscópicos habitam Marte, sendo eles os responsáveis pela atmosfera do planeta, uma vez que sua respiração modifica as condições ambientais
  • B)encontrar água no estado líquido em Marte é importante pois, na Terra, existe o risco de se enfrentar uma crise hídrica sem precedentes, e essa descoberta traz a esperança de obter a água necessária para a sobrevivência; o próximo passo será a quantificação das fontes hídricas disponíveis no “planeta vermelho”
  • C)a água em estado líquido é uma substância essencial para a compreensão dos processos geológicos de um planeta; pode-se concluir, com essa descoberta, que Marte é um planeta muito semelhante à Terra, demonstrando ser possível a colonização humana irrestrita naquele planeta, o que pode ser considerado, caso o colapso previsto na Terra ocorra nos próximos anos
  • D)a água em estado líquido é o principal componente que forma os seres vivos da Terra, sendo essencial para sua sobrevivência; há evidências, inclusive, de que a vida neste planeta surgiu graças à presença dessa substância, sendo assim, a existência de água líquida em Marte levanta a possibilidade de lá existir ou já ter existido vida
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A alternativa correta é D)

Marte é o planeta do Sistema Solar mais próximo da Terra e, segundo alguns cientistas, a formação dos dois planetas ocorreu de forma muito semelhante. Esses e outros fatores despertaram, na comunidade científica, uma curiosidade que levou à exploração do chamado “planeta vermelho”. Inúmeras missões vêm ocorrendo na tentativa compreender, entre outros, os fenômenos climáticos e os processos geológicos, ocorridos naquele planeta. Um fato considerado como um dos maiores sucessos da exploração de Marte foi a descoberta de água líquida, feita por pesquisadores italianos, no ano de 2018. Essa descoberta foi celebrada pela comunidade científica e abriu precedentes para novas hipóteses.

Com base nas características e necessidades dos seres vivos, constata-se que a importância dessa recente descoberta para a ciência é que:

  • A)encontrar água no estado líquido comprova, de forma irrefutável, que seres vivos microscópicos habitam Marte, sendo eles os responsáveis pela atmosfera do planeta, uma vez que sua respiração modifica as condições ambientais
  • B)encontrar água no estado líquido em Marte é importante pois, na Terra, existe o risco de se enfrentar uma crise hídrica sem precedentes, e essa descoberta traz a esperança de obter a água necessária para a sobrevivência; o próximo passo será a quantificação das fontes hídricas disponíveis no “planeta vermelho”
  • C)a água em estado líquido é uma substância essencial para a compreensão dos processos geológicos de um planeta; pode-se concluir, com essa descoberta, que Marte é um planeta muito semelhante à Terra, demonstrando ser possível a colonização humana irrestrita naquele planeta, o que pode ser considerado, caso o colapso previsto na Terra ocorra nos próximos anos
  • D)a água em estado líquido é o principal componente que forma os seres vivos da Terra, sendo essencial para sua sobrevivência; há evidências, inclusive, de que a vida neste planeta surgiu graças à presença dessa substância, sendo assim, a existência de água líquida em Marte levanta a possibilidade de lá existir ou já ter existido vida

A descoberta de água líquida em Marte abre uma série de oportunidades para a ciência e a humanidade. Além de comprovar a possibilidade de vida em outro planeta, essa descoberta pode também ajudar a entender melhor os processos geológicos de Marte e a sua formação. Além disso, a água líquida é fundamental para a sobrevivência de qualquer forma de vida, fazendo com que a possibilidade de vida em Marte seja cada vez mais plausível.

No entanto, é importante lembrar que a descoberta de água líquida em Marte não é apenas uma questão científica, mas também pode ter implicações práticas para a humanidade. Com a possibilidade de colonização de Marte, surge a pergunta: será que a humanidade está preparada para colonizar outro planeta? Essa pergunta leva a uma série de outras perguntas, como: quais seriam as condições necessárias para a sobrevivência humana em Marte? Quais seriam os desafios que a humanidade enfrentaria ao colonizar outro planeta?

A descoberta de água líquida em Marte é apenas o começo de uma jornada para entender melhor o universo e a possibilidade de vida fora da Terra. É uma oportunidade para a humanidade se questionar sobre seu lugar no universo e sobre o seu futuro. É uma oportunidade para a ciência avançar e descobrir mais sobre o universo e sobre a vida.

Questão 28

Os movimentos planetários foram exaustivamente estudados pelo alemão Johannes Kepler. Tais estudos deram origem a três leis do Kepler, fundamentais para a compreensão da complexidade do sistema solar. A segunda lei de Kepler pode ser selecionada como:

  • A)os planetas descrevendo órbitas elípticas no torno do Sol, que ocupam um dos focos da elipse
  • B)o segmento que une o sol é um planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais
  • C)o quociente dos quadrados dos intervalos e o cubo das distâncias da mídia são iguais a uma constante k, igual a todos os planetas
  • D)dois corpos atraem-se com força proporcional a massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade
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A alternativa correta é B)

Além disso, é importante destacar que as leis de Kepler revolucionaram a compreensão do sistema solar, permitindo uma visão mais precisa e detalhada dos movimentos planetários. Com essas leis, foi possível predizer com maior precisão os movimentos dos planetas, além de fornecer uma base sólida para o estudo da astronomia. É interessante notar que Kepler não apenas descobriu essas leis, mas também fez uma contribuição significativa para o desenvolvimento da astronomia, ao lado de outros grandes científicos da época, como Galileu Galilei e Isaac Newton.

Outro aspecto importante a ser considerado é a importância da segunda lei de Kepler na compreensão dos movimentos planetários.

Essa lei, que estabelece que o segmento que une o Sol a um planeta descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais, permitiu uma compreensão mais profunda da dinâmica do sistema solar. Além disso, essa lei também permitiu a predição de fenômenos astronômicos, como os eclipses e as conjunções planetárias. Portanto, a segunda lei de Kepler é fundamental para a compreensão dos movimentos planetários e do sistema solar como um todo.

Em resumo, as leis de Kepler são fundamentais para a compreensão do sistema solar e dos movimentos planetários.

Essas leis, descobertas por Johannes Kepler, revolucionaram a astronomia e permitiram uma visão mais precisa e detalhada dos movimentos planetários. Além disso, elas também permitiram a predição de fenômenos astronômicos e contribuíram significativamente para o desenvolvimento da astronomia. Portanto, as leis de Kepler são uma parte fundamental da astronomia e continuam a inspirar científicos e estudantes até os dias de hoje.

Questão 29

Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão, em seus estudos sobre o Universo, propôs que os planetas giram ao redor
do Sol em órbitas …I…   com velocidade …II…   . Propôs também que os planetas mais próximos do Sol têm período de
translação ao redor do Sol …III…   que os mais distantes.
As palavras que completam corretamente as lacunas I, II e III do texto são 

  • A)circulares − constante − maior
  • B)circulares − variável − menor
  • C)elípticas − constante − maior
  • D)elípticas − variável − menor
  • E)elípticas − constante − menor
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A alternativa correta é D)

Johannes Kepler, astrônomo e matemático alemão, em seus estudos sobre o Universo, propôs que os planetas giram ao redor do Sol em órbitas I elípticas com velocidade II variável . Propôs também que os planetas mais próximos do Sol têm período de translação ao redor do Sol III menor que os mais distantes.

As palavras que completam corretamente as lacunas I, II e III do texto são
  • A)circulares − constante − maior
  • B)circulares − variável − menor
  • C)elípticas − constante − maior
  • D)elípticas − variável − menor
  • E)elípticas − constante − menor
A resposta certa é a opção D) elípticas − variável − menor, pois Kepler descobriu que as órbitas dos planetas são elípticas e que a velocidade dos planetas varia ao longo de sua órbita. Além disso, ele também descobriu que os planetas mais próximos do Sol têm períodos de translação menores do que os planetas mais distantes.
Essa é uma das principais contribuições de Kepler para a nossa compreensão do Universo. Antes dele, acreditava-se que as órbitas dos planetas eram circulares e que a velocidade dos planetas era constante. No entanto, com as suas observações e cálculos, Kepler provou que isso não era verdade.
Além disso, as leis de Kepler também ajudaram a estabelecer a base para as teorias de Isaac Newton sobre a gravidade. Com as suas descobertas, Kepler abriu caminho para uma nova compreensão do Universo e do funcionamento das leis naturais.
Portanto, é importante lembrar que a contribuição de Kepler foi fundamental para o nosso entendimento do Universo e que suas descobertas ainda são estudadas e aplicadas até hoje em campos como a astronomia, a física e a engenharia.
Em resumo, as palavras que completam corretamente as lacunas I, II e III do texto são elípticas, variável e menor, respectivamente, e essa é uma das principais contribuições de Kepler para a nossa compreensão do Universo.
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Questão 30

Considere um trem hipotético que se move com velocidade igual a 80% da velocidade da luz. Dois
passageiros que são amigos e se encontram em extremidades opostas de um vagão, por coincidência,
levantam as mãos simultanemente ao acenarem um para o outro, conforme nota um observador no
mesmo vagão. De acordo com um observador em repouso fora do trem, próximo ao trilho.

  • A)o passageiro na frente acena antes do passageiro na traseira do vagão e o vagão tem comprimento menor do que quando está parado.
  • B)o passageiro atrás acena antes do passageiro na frente e o vagão tem comprimento menor do que quando está parado.
  • C)o passageiro na frente acena antes do passageiro atrás e o vagão tem comprimento maior do que quando está parado.
  • D)o passageiro atrás acena antes do passageiro na frente e o vagão tem comprimento maior do que quando está parado.
  • E)os dois passageiros acenam ao mesmo tempo e o vagão tem comprimento menor do que quando está parado.
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A alternativa correta é B)

Vamos analisar essa situação hipotética com calma e usar as ferramentas da teoria da relatividade especial para entender melhor o que acontece.Primeiramente, é importante lembrar que a teoria da relatividade especial postula que a velocidade da luz é a mesma para todos os observadores, independentemente do seu estado de movimento. Isso significa que, se o trem está se movendo a 80% da velocidade da luz, não há como escapar da influência da relatividade especial.Agora, vamos considerar o observador no mesmo vagão. Para ele, os dois passageiros levantam as mãos simultaneamente, pois estão no mesmo sistema de referência. Isso significa que, para o observador no vagão, os dois eventos (o passageiro na frente levantando a mão e o passageiro atrás levantando a mão) ocorrem ao mesmo tempo.No entanto, a situação muda quando consideramos o observador em repouso fora do trem, próximo ao trilho. Para ele, o vagão está se movendo a uma velocidade relativamente alta. Isso significa que os eventos que ocorrem no vagão não são mais simultâneos para o observador em repouso.De acordo com a teoria da relatividade especial, o tempo parece passar mais devagar para o observador em movimento (no caso, os passageiros no vagão) em relação ao observador em repouso. Isso significa que, para o observador em repouso, o tempo no vagão parece estar passando mais devagar do que o tempo fora do vagão.Agora, vamos analisar os eventos novamente. Quando o passageiro na frente levanta a mão, isso ocorre num momento específico do tempo para o observador no vagão. No entanto, para o observador em repouso, esse evento ocorre num momento ligeiramente posterior, pois o tempo no vagão parece estar passando mais devagar.Já o passageiro atrás, que também levanta a mão simultaneamente com o passageiro na frente para o observador no vagão, terá seu evento de levantar a mão ocorrer num momento posterior ainda maior para o observador em repouso, pois ele está mais distante do observador em repouso do que o passageiro na frente.Portanto, para o observador em repouso, o passageiro atrás acena antes do passageiro na frente. Além disso, devido à contração dos comprimentos, o vagão parece menor do que quando está parado para o observador em repouso.Portanto, a resposta correta é B) o passageiro atrás acena antes do passageiro na frente e o vagão tem comprimento menor do que quando está parado.
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