Ao terem finalizado uma competição de ciclismo, os ciclistas A e B, que participaram de modalidades diferentes de provas na competição, saíram para pedalar juntos. Durante o passeio, ambos pedalaram com a mesma velocidade escalar. Considerando as informações apresentadas nessa situação hipotética e sabendo que o raio das rodas da bicicleta do ciclista A é 30% maior que o raio das rodas da bicicleta do ciclista B, assinale a opção correta.
Ao terem finalizado uma competição de ciclismo,
os ciclistas A e B, que participaram de modalidades diferentes
de provas na competição, saíram para pedalar juntos. Durante
o passeio, ambos pedalaram com a mesma velocidade escalar.
Considerando as informações apresentadas nessa situação hipotética
e sabendo que o raio das rodas da bicicleta do ciclista A é 30%
maior que o raio das rodas da bicicleta do ciclista B, assinale
a opção correta.
- A)As rodas de ambas as bicicletas giravam com o mesmo período.
- B)A velocidade angular das rodas da bicicleta do ciclista B era 30% maior que a velocidade angular das rodas da bicicleta do ciclista A.
- C)A energia cinética de rotação da roda da bicicleta do ciclista A era igual, em módulo, à energia cinética de rotação da roda da bicicleta do ciclista B.
- D)A frequência das rodas da bicicleta do ciclista B era igual à frequência das rodas da bicicleta do ciclista A, já que eles se deslocavam com a mesma velocidade linear.
- E)As rodas de ambas as bicicletas giravam com a mesma velocidade angular.
Resposta:
A alternativa correta é B)
Vamos analisar a situação apresentada e entender porque a opção B) é a resposta correta.
Quando os ciclistas A e B pedalavam com a mesma velocidade escalar, significa que eles se deslocavam ao longo da estrada com a mesma velocidade linear. No entanto, como as rodas da bicicleta do ciclista A têm um raio 30% maior que as rodas da bicicleta do ciclista B, isso não significa que as rodas giravam com a mesma velocidade angular.
A velocidade angular de uma roda é dada pela razão entre a velocidade linear e o raio da roda. Como a velocidade linear é a mesma para ambos os ciclistas, a razão que define a velocidade angular é o raio da roda. Portanto, como o raio da roda do ciclista A é 30% maior que o raio da roda do ciclista B, a velocidade angular da roda do ciclista B é 30% maior que a velocidade angular da roda do ciclista A.
Isso significa que a opção B) é a resposta correta, pois a velocidade angular das rodas da bicicleta do ciclista B é 30% maior que a velocidade angular das rodas da bicicleta do ciclista A.
É importante notar que as outras opções estão erradas. A opção A) está errada porque as rodas não giravam com o mesmo período, pois o período é inversamente proporcional à frequência, e a frequência é diretamente proporcional à velocidade angular. A opção C) está errada porque a energia cinética de rotação depende da massa e da velocidade angular, e como a massa das rodas não é a mesma, a energia cinética de rotação não é igual.
A opção D) está errada porque a frequência das rodas não é a mesma, pois a frequência é diretamente proporcional à velocidade angular, e a velocidade angular não é a mesma para as rodas dos dois ciclistas. E a opção E) está errada porque as rodas não giravam com a mesma velocidade angular, como já foi explicado.
Deixe um comentário