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O Brasil pode se transformar no primeiro país das Américas a entrar no seleto grupo das nações que dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê o lançamento do edital de licitação internacional para a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil, no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista, em uma hora e 25 minutos. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 jul. 2009. Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s² ), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente, 

O Brasil pode se transformar no primeiro país das
Américas a entrar no seleto grupo das nações que
dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê
o lançamento do edital de licitação internacional para a
construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A
viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil,
no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista,
em uma hora e 25 minutos.
Disponível em: http://oglobo.globo.com.
Acesso em: 14 jul. 2009.
 
Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se que uma aceleração lateral confortável para os passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s² ), e que a velocidade do trem se mantenha constante em todo o percurso, seria correto prever que as curvas existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo de, aproximadamente, 

Resposta:

A alternativa correta é E)

A construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo é um projeto ambicioso que pode revolucionar o transporte de passageiros no Brasil. Com a previsão de ligar as duas principais cidades do país em apenas uma hora e 25 minutos, o trem-bala pode se tornar uma opção atraente para os brasileiros que precisam viajar frequentemente entre as duas capitais.

Além disso, o projeto também pode trazer benefícios econômicos e sociais para a região. A construção da ferrovia pode gerar empregos e estimular o crescimento econômico local. Além disso, a redução do tempo de viagem pode também estimular o turismo e o comércio entre as duas cidades.

No entanto, como mencionado anteriormente, um dos principais desafios do projeto é o dimensionamento das curvas. É fundamental que as curvas sejam projetadas de forma a garantir a segurança e o confort dos passageiros. Considerando que a velocidade do trem será de 300 km/h, é necessário que as curvas tenham um raio de curvatura mínimo de aproximadamente 6.400 metros para garantir a estabilidade e a segurança do veículo.

Além disso, outro desafio do projeto é a escolha do trajeto mais adequado para a ferrovia. É necessário que o trajeto seja escolhido de forma a minimizar os impactos ambientais e sociais, além de garantir a eficiência e a segurança do sistema.

Para superar esses desafios, o Ministério dos Transportes precisará trabalhar em estreita colaboração com especialistas em engenharia, arquitetura e meio ambiente. Além disso, também será fundamental a participação da sociedade civil e dos moradores das regiões afetadas pelo projeto.

Em resumo, a construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo é um projeto complexo que exigirá a colaboração de várias partes envolvidas. No entanto, se bem executado, pode se tornar um marco importante para o desenvolvimento do Brasil e uma referência para outros países da América Latina.

Disponível em: http://oglobo.globo.com.
Acesso em: 14 jul. 2009.
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