Um automóvel percorreu, sem derrapar, uma pista circular contida em um plano horizontal, em que não havia influência do ar. Considerando que, nesse caso, a aceleração da gravidade tenha sido constante, julgue o item que se segue, relativos a essa situação hipotética e a aspectos a ela correlacionados. Em situações semelhantes à situação hipotética em apreço, quanto maior for a massa do automóvel, menor será a velocidade escalar máxima do carro para que ele tenha realizado a curva sem derrapar.
Um automóvel percorreu, sem derrapar, uma pista circular
contida em um plano horizontal, em que não havia influência do ar.
Considerando que, nesse caso, a aceleração da gravidade tenha sido
constante, julgue o item que se segue, relativos a essa situação
hipotética e a aspectos a ela correlacionados.
Em situações semelhantes à situação hipotética em apreço,
quanto maior for a massa do automóvel, menor será a
velocidade escalar máxima do carro para que ele tenha
realizado a curva sem derrapar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é E)
Um automóvel percorreu, sem derrapar, uma pista circular contida em um plano horizontal, em que não havia influência do ar.
Considerando que, nesse caso, a aceleração da gravidade tenha sido constante, julgue o item que se segue, relativos a essa situação hipotética e a aspectos a ela correlacionados.
Em situações semelhantes à situação hipotética em apreço, quanto maior for a massa do automóvel, menor será a velocidade escalar máxima do carro para que ele tenha realizado a curva sem derrapar.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Explicação: quando um objeto se move em uma curva, ele experimenta uma força centrípeta, que é a força que o mantém na curva. Essa força é proporcionada pela força de atrito entre os pneus do automóvel e a pista. Para que o automóvel não derrape, a força de atrito deve ser maior ou igual à força centrifuga, que é a força que tenta jogar o automóvel para fora da curva.
A força de atrito depende da massa do automóvel e da velocidade com que ele se move. Quanto maior a massa do automóvel, maior a força de atrito necessária para mantê-lo na curva. No entanto, isso não significa que a velocidade máxima do automóvel para realizar a curva sem derrapar seja menor.
Na verdade, a velocidade máxima do automóvel para realizar a curva sem derrapar depende da aderência entre os pneus e a pista, e não da massa do automóvel. Se a aderência for boa, o automóvel pode realizar a curva a uma velocidade mais alta, independentemente de sua massa.
Portanto, a afirmação de que quanto maior for a massa do automóvel, menor será a velocidade escalar máxima do carro para que ele tenha realizado a curva sem derrapar é ERRADA.
É importante notar que, em situações reais, existem muitos fatores que influenciam a capacidade do automóvel de realizar uma curva sem derrapar, como a velocidade, a inclinação da pista, a aderência entre os pneus e a pista, entre outros. Portanto, é importante considerar todos esses fatores ao avaliar a capacidade do automóvel de realizar uma curva.
Além disso, é importante lembrar que, em uma pista circular, a força centrifuga é constante, e a força de atrito também é constante, pois a velocidade do automóvel é constante. Portanto, a afirmação de que a velocidade máxima do automóvel para realizar a curva sem derrapar depende da massa do automóvel é ainda mais errada.
Em resumo, a afirmação de que quanto maior for a massa do automóvel, menor será a velocidade escalar máxima do carro para que ele tenha realizado a curva sem derrapar é ERRADA, e a resposta certa é E) ERRADO.
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