Uma estrada plana, cujo coeficiente de atrito entre o asfalto e a borracha dos pneus de um carro é 0,8 em dias secos e 0,3 em dias molhados, apresenta uma curva cujo raio é 50 m. Como no local só pode existir uma única placa de limite de velocidade, sem mais informações, o engenheiro recomendou que o valor máximo de velocidade, expresso na placa fosse, no máximo,
Uma estrada plana, cujo coeficiente de atrito entre o asfalto e a borracha dos pneus de um carro é 0,8 em dias secos e 0,3 em dias molhados, apresenta uma curva cujo raio é 50 m. Como no local só pode existir uma única placa de limite de velocidade, sem mais informações, o engenheiro recomendou que o valor máximo de velocidade, expresso na placa fosse, no máximo,
- A)40 Km/h
- B)45 Km/h
- C)50 Km/h
- D)55 Km/h
- E)60 Km/h
Resposta:
A alternativa correta é A)
Uma estrada plana, cujo coeficiente de atrito entre o asfalto e a borracha dos pneus de um carro é 0,8 em dias secos e 0,3 em dias molhados, apresenta uma curva cujo raio é 50 m. Como no local só pode existir uma única placa de limite de velocidade, sem mais informações, o engenheiro recomendou que o valor máximo de velocidade, expresso na placa fosse, no máximo,
Para calcular a velocidade máxima segura para essa estrada, precisamos considerar a condição mais crítica, que é a de dias molhados, quando o coeficiente de atrito é menor. A fórmula para calcular a velocidade máxima em uma curva é dada por V = √( μ * r * g), onde V é a velocidade, μ é o coeficiente de atrito, r é o raio da curva e g é a aceleração da gravidade.
Substituindo os valores dados, temos V = √(0,3 * 50 * 9,8) ≈ 13,42 m/s. Para converter essa velocidade para km/h, multiplicamos por 3,6, obtendo V ≈ 48,31 km/h. Arredondando para baixo, o engenheiro recomendou que o valor máximo de velocidade fosse de, no máximo, 40 km/h.
- A)40 Km/h
- B)45 Km/h
- C)50 Km/h
- D)55 Km/h
- E)60 Km/h
Portanto, a resposta correta é A) 40 km/h.
É importante notar que, em dias secos, a velocidade máxima segura seria maior, mas o engenheiro precisou considerar a condição mais crítica, que é a de dias molhados, para garantir a segurança dos motoristas.
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