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Ao se projetar uma rodovia e seu sistema de sinalização, é preciso considerar variáveis que podem interferir na distância mínima necessária para um veículo parar, por exemplo. Considere uma situação em que um carro trafega a uma velocidade constante por uma via plana e horizontal, com determinado coeficiente de atrito estático e dinâmico e que, a partir de um determinado ponto, aciona os freios, desacelerando uniformemente até parar, sem que, para isso, tenha havido deslizamento dos pneus do veículo. Desconsidere as perdas pelas resistência do ar e o atrito entre os componentes mecânicos do veículo. A respeito da distância mínima de frenagem, nas situações descritas, são feitas as seguintes afirmações: I. Ela aumenta proporcionalmente à massa do carro. II. Ela é inversamente proporcional ao coeficiente de atrito estático. III. Ela não se relaciona com a aceleração da gravidade local. IV. Ela é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade inicial do carro. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
Ao se projetar uma rodovia e seu sistema de sinalização, é preciso considerar variáveis que podem
interferir na distância mínima necessária para um veículo parar, por exemplo. Considere uma situação em
que um carro trafega a uma velocidade constante por uma via plana e horizontal, com determinado
coeficiente de atrito estático e dinâmico e que, a partir de um determinado ponto, aciona os freios,
desacelerando uniformemente até parar, sem que, para isso, tenha havido deslizamento dos pneus do
veículo. Desconsidere as perdas pelas resistência do ar e o atrito entre os componentes mecânicos do
veículo. A respeito da distância mínima de frenagem, nas situações descritas, são feitas as seguintes
afirmações:
interferir na distância mínima necessária para um veículo parar, por exemplo. Considere uma situação em
que um carro trafega a uma velocidade constante por uma via plana e horizontal, com determinado
coeficiente de atrito estático e dinâmico e que, a partir de um determinado ponto, aciona os freios,
desacelerando uniformemente até parar, sem que, para isso, tenha havido deslizamento dos pneus do
veículo. Desconsidere as perdas pelas resistência do ar e o atrito entre os componentes mecânicos do
veículo. A respeito da distância mínima de frenagem, nas situações descritas, são feitas as seguintes
afirmações:
I. Ela aumenta proporcionalmente à massa do carro.
II. Ela é inversamente proporcional ao coeficiente de atrito estático.
III. Ela não se relaciona com a aceleração da gravidade local.
IV. Ela é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade inicial do carro.
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmativas corretas.
- A)I e II
- B)II e IV
- C)III e IV
- D)I e III
Resposta:
A alternativa correta é B)
Para entender melhor as afirmações feitas sobre a distância mínima de frenagem, é necessário analisar as variáveis que afetam essa distância. A massa do carro, por exemplo, não interfere na distância mínima de frenagem, pois a força de atrito entre os pneus e a pista é a responsável por frear o veículo, e não a massa do mesmo. Portanto, a afirmação I está incorreta.
Já o coeficiente de atrito estático tem um papel fundamental na distância mínima de frenagem. Quanto maior o coeficiente de atrito, menor a distância necessária para o veículo parar. Isso ocorre porque a força de atrito aumenta com o aumento do coeficiente de atrito, permitindo que o veículo freie mais rapidamente. Portanto, a afirmação II está correta.
A aceleração da gravidade local não interfere na distância mínima de frenagem, pois a força da gravidade age perpendicularmente à pista e não afeta a força de atrito entre os pneus e a pista. Portanto, a afirmação III está correta.
Por fim, a velocidade inicial do carro tem um papel fundamental na distância mínima de frenagem. Quanto maior a velocidade inicial, maior a distância necessária para o veículo parar. Isso ocorre porque a energia cinética do veículo aumenta com o quadrado da velocidade, tornando mais difícil frear o veículo. Portanto, a afirmação IV está correta.
Com base nas análises feitas, apenas as afirmações II e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é B) II e IV.
É importante notar que a distância mínima de frenagem é um parâmetro importante no projeto de rodovias e sistemas de sinalização, pois permite aos engenheiros projetar pistas e sistemas de segurança mais eficazes. Além disso, a compreensão das variáveis que afetam a distância mínima de frenagem é fundamental para garantir a segurança dos motoristas e passageiros.
Em resumo, a distância mínima de frenagem é um parâmetro complexo que depende de various variáveis, incluindo o coeficiente de atrito estático e dinâmico, a massa do veículo, a velocidade inicial e a aceleração da gravidade local. Compreender essas variáveis é fundamental para projetar rodovias e sistemas de sinalização mais seguros e eficazes.
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