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Um motorista conduzia seu automóvel de massa 2 000 kg que trafegava em linha reta, com velocidade constante de 72 km/h, quando avistou uma carreta atravessada na pista. Transcorreu 1 s entre o momento em que o motorista avistou a carreta e o momento em que acionou o sistema de freios para iniciar a frenagem, com desaceleração constante igual a 10 m/s². Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que atuavam sobre ele era

Um motorista conduzia seu automóvel de massa 2 000 kg que trafegava em linha reta, com velocidade constante
de 72 km/h, quando avistou uma carreta atravessada na pista.

Transcorreu 1 s entre o momento em que o motorista avistou a carreta e o momento em que acionou o sistema de
freios para iniciar a frenagem, com desaceleração constante igual a 10 m/s². 

Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que
atuavam sobre ele era

Resposta:

A alternativa correta é B)

Antes de o automóvel iniciar a frenagem, pode-se afirmar que a intensidade da resultante das forças horizontais que atuavam sobre ele era nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.

Isso ocorre porque, quando o automóvel está se movendo em velocidade constante, não há aceleração, e, portanto, a resultante das forças horizontais que atuam sobre ele é nula. A força aplicada pelo motor é igual à força de atrito resultante, que atua em sentido oposto ao movimento do automóvel.

É importante notar que, nesse caso, a força de atrito resultante é a soma da força de atrito estático e da força de atrito dinâmico. A força de atrito estático é a força que atua entre os pneus do automóvel e a superfície da pista, mantendo o automóvel em movimento. A força de atrito dinâmico é a força que atua contra o movimento do automóvel, tentando freá-lo.

No momento em que o motorista avista a carreta, o automóvel ainda está se movendo em velocidade constante, portanto, a resultante das forças horizontais que atuam sobre ele é nula. Somente após o motorista acionar o sistema de freios é que a força de atrito resultante começa a aumentar, causando uma desaceleração constante do automóvel.

Portanto, a resposta correta é a opção B) nula, pois a força aplicada pelo motor e a força de atrito resultante atuavam em sentidos opostos com intensidades iguais.

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