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Questões Sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Física - concurso

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Questão 1

Considere um veículo de massa constante que
se desloca em linha reta. Este veículo tem seu
momento linear dado por p = 4t ,
onde t é o tempo e
a constante multiplicativa 4 tem a unidade de medida
apropriada. Assim, é correto afirmar que

  • A)sua velocidade é constante.
  • B)sua aceleração é constante.
  • C)sua energia cinética é constante.
  • D)sua energia cinética é decrescente.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é B)

O gabarito correto é B) porque, como o momento linear é dado pela equação p = 4t, podemos concluir que a velocidade do veículo é dada por v = p/m, onde m é a massa do veículo. Como a massa é constante, temos que v = 4t/m. Para encontrar a aceleração, podemos derivar a velocidade em relação ao tempo, obtendo a = dv/dt = 4/m, que é uma constante.

Portanto, como a aceleração é constante, a opção B) é a correta. É importante notar que a opção A) é incorreta, pois a velocidade não é constante, mas sim varia linearmente com o tempo. Já as opções C) e D) também são incorretas, pois a energia cinética do veículo não é constante nem decrescente.

Além disso, é possível verificar que a energia cinética do veículo é dada por Ek = (1/2)mv2, que, substituindo a expressão para a velocidade, se torna Ek = (1/2)m(4t/m)2 = 8t2. Como a energia cinética varia com o quadrado do tempo, não é constante nem decrescente.

Em resumo, a opção B) é a correta porque a aceleração do veículo é constante, e as demais opções são incorretas.

Questão 2

Em um trecho de uma rodovia foram instalados conjuntos
de cronômetros digitais. Cada conjunto é formado de dois
sensores distantes 2 km entre si que registram o horário (hora,
minuto e segundo) em que um mesmo veículo, deslocando-se no
mesmo sentido, passa por eles. Em um trecho da rodovia no qual
a velocidade média permitida é de 100 km/h, um carro a 120
km/h atinge o primeiro de um desses conjuntos exatamente às
15h00min00s. O horário em que esse veículo deve passar pelo
segundo sensor de forma a percorrer esse trecho da rodovia
exatamente com velocidade média igual a 100 km/h é

  • A)15h01min12s
  • B)15h00min12s
  • C)15h00min02s
  • D)15h01min00s
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

O primeiro passo para resolver esse problema é calcular o tempo que o carro levaria para percorrer 2 km a 100 km/h. Para isso, podemos utilizar a fórmula:

v = d/t

Onde v é a velocidade, d é a distância e t é o tempo. Substituindo os valores, temos:

100 km/h = 2 km / t

Para resolver, multiplicamos ambos os lados pela variável t:

100 km/h * t = 2 km

Dividimos ambos os lados por 100 km/h:

t = 2 km / 100 km/h

Para converter a velocidade de km/h para m/s, dividimos por 3,6:

100 km/h = 100 / 3.6

O que é aproximadamente igual a 27,78 m/s. Agora, podemos continuar com a resolução:

t = 2 km / 27.78 m/s

Para converter a distância de km para metros, multiplicamos por 1000:

2 km = 2 * 1000

O que é igual a 2000 metros. Agora, podemos continuar:

t = 2000 m / 27.78 m/s

O que é aproximadamente igual a 72 segundos. Como o carro passou pelo primeiro sensor às 15h00min00s, ele passará pelo segundo sensor às 15h01min12s.

Portanto, a resposta certa é A) 15h01min12s.

Questão 3

Um objeto move-se numa pista retilínea, descrevendo um movimento retilíneo uniformemente variado, quando
observado por um sistema de referência inercial. A posição desse objeto é descrita pela equação x(t) = 5 – 6t + 3t2
,
onde x é medido em metros e t em segundos. Sabe-se que a massa do objeto é fixa e vale m = 600 g. Tendo em vista
essas informações, considere as seguintes afirmativas:

1. A posição inicial do objeto vale 5 m.
2. A força agindo sobre o objeto durante o movimento vale, em módulo, F = 3,6 N.
3. O objeto tem velocidade nula em t = 1 s.
4. No intervalo de t = 0 a t = 3 s, o objeto tem deslocamento total nulo.

Assinale a alternativa correta.

  • A)Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
  • B)Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
  • C)Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
  • D)Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
  • E)As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Vamos analisar cada uma das afirmativas:
1. A posição inicial do objeto vale 5 m.

Essa afirmativa é verdadeira, pois a equação x(t) = 5 – 6t + 3t2 nos permite calcular a posição do objeto em qualquer instante t. No instante inicial, t = 0, então x(0) = 5 – 6(0) + 3(0)2 = 5 m.

2. A força agindo sobre o objeto durante o movimento vale, em módulo, F = 3,6 N.

Para calcular a força, precisamos calcular a aceleração do objeto. Derivando a equação da posição em relação ao tempo, obtemos a equação da velocidade: v(t) = -6 + 6t. Derivando novamente, obtemos a equação da aceleração: a(t) = 6. Agora, podemos calcular a força utilizando a segunda lei de Newton: F = ma. Substituindo os valores, obtemos F = 0,6 kg × 6 m/s² = 3,6 N. Essa afirmativa é verdadeira.

3. O objeto tem velocidade nula em t = 1 s.

Para calcular a velocidade em t = 1 s, podemos substituir o valor de t na equação da velocidade: v(1) = -6 + 6(1) = 0. Essa afirmativa é verdadeira.

4. No intervalo de t = 0 a t = 3 s, o objeto tem deslocamento total nulo.

Para calcular o deslocamento total, precisamos calcular a posição do objeto em t = 3 s e subtrair a posição inicial. Substituindo t = 3 na equação da posição, obtemos x(3) = 5 – 6(3) + 3(3)2 = 20 m. O deslocamento total é então Δx = 20 – 5 = 15 m. Essa afirmativa é falsa.

Portanto, as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras, e a alternativa correta é a D) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Questão 4

Suponha-se que a velocidade de uma partícula seja dada pela
seguinte função: v = 50-30t + 20t2, onde t é dado em
segundos e v em metros por segundo. Com base nessa
informação, assinale a alternativa que apresenta a função da
posição (x) em função do tempo, sabendo que a posição
inicial é zero.

  • A)x = 5t - 3t2 + 10/3 t3
  • B)x = -30 + 40t
  • C)x = 50t - 15t2 + 20/3 t3
  • D)x = -30 + 40t + t3/3
  • E)x = -15t + 20/3 t2
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Vamos analisar essa função de velocidade e encontrar a função da posição.

Primeiramente, é importante entender o que a função de velocidade nos diz. Ela nos informa que a partícula está se movendo com uma velocidade que varia com o tempo. A velocidade é dada pela função v = 50 - 30t + 20t², onde t é o tempo em segundos e v é a velocidade em metros por segundo.

Para encontrar a função da posição, precisamos integrar a função de velocidade em relação ao tempo. Isso porque a velocidade é a taxa de variação da posição com o tempo. Em outras palavras, a velocidade é a derivada da posição em relação ao tempo.

Portanto, para encontrar a função da posição, vamos integrar a função de velocidade:

x(t) = ∫v(t)dt = ∫(50 - 30t + 20t²)dt

Para integrar essa expressão, vamos integrar termo a termo:

x(t) = 50t - (30t²)/2 + (20t³)/3 + C

Onde C é a constante de integração.

Como a posição inicial é zero, sabemos que x(0) = 0. Substituindo t = 0 na equação acima, obtemos:

0 = 50(0) - (30(0²))/2 + (20(0³))/3 + C

Portanto, C = 0.

Agora, podemos escrever a função da posição:

x(t) = 50t - 15t² + (20t³)/3

Comparando essa função com as opções, vemos que a alternativa C) é a correta.

Portanto, a resposta certa é x = 50t - 15t² + (20t³)/3.

Questão 5

Dois automóveis, I e II, inicialmente trafegam lado a lado em uma estrada reta. Em algum
instante, o carro I aumenta sua velocidade e, simultaneamente, o outro começa uma
frenagem. Assim, pode-se afirmar corretamente que

  • A)a aceleração do carro I é diferente de zero e a do carro II é zero.
  • B)a aceleração do carro I é zero e a do carro II é diferente de zero.
  • C)a aceleração dos dois carros são iguais e de mesmo sinal.
  • D)as acelerações dos dois carros são iguais a zero.
  • E)as acelerações dos dois carros são diferentes de zero.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

Here is the continuation of the text in Portuguese, maintaining its style and tone:
Isso ocorre porque, quando o carro I aumenta sua velocidade, está acelerando, ou seja, tem uma aceleração diferente de zero. Já o carro II, ao começar a frear, também está acelerando, mas em sentido negativo, pois está reduzindo sua velocidade. Portanto, ambas as acelerações são diferentes de zero.

É importante notar que a aceleração não é a mesma coisa que a velocidade. A aceleração é a variação da velocidade em relação ao tempo, enquanto a velocidade é a rapidez com que um objeto se move. Nesse caso, o carro I aumenta sua velocidade, portanto tem uma aceleração positiva, enquanto o carro II reduz sua velocidade, portanto tem uma aceleração negativa.

Além disso, é fundamental compreender que a aceleração pode ser positiva, negativa ou nula. Quando um objeto está se movendo com velocidade constante, sua aceleração é nula. Já quando ele está acelerando, sua aceleração é positiva, e quando está freado, sua aceleração é negativa.

Portanto, a afirmação correta é a alternativa E) as acelerações dos dois carros são diferentes de zero, pois o carro I está acelerando e o carro II está freado.

Em resumo, é fundamental ter cuidado ao analisar problemas que envolvem movimento e aceleração. É necessário compreender a diferença entre velocidade e aceleração e como elas se relacionam. Além disso, é importante considerar as situações específicas de cada problema para chegar à resposta correta.

Questão 6

Três bolas idênticas, A, B e C, sujeitas apenas à ação da força gravitacional, são lançadas
simultaneamente, com módulos de velocidade iguais, de uma mesma altura h do solo: uma verticalmente
para cima ( A ), outra verticalmente para baixo ( B ) e a outra horizontalmente para a direita ( C ). Os
módulos das velocidades com que as bolas atingem o solo será tal que:

  • A)vA = vB > vC
  • B)vA = vB < vC
  • C)vA > vB > vC
  • D)vA = vB = vC
  • E)vA < vB < vC
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é D)

Três bolas idênticas, A, B e C, sujeitas apenas à ação da força gravitacional, são lançadas simultaneamente, com módulos de velocidade iguais, de uma mesma altura h do solo: uma verticalmente para cima ( A ), outra verticalmente para baixo ( B ) e a outra horizontalmente para a direita ( C ). Os módulos das velocidades com que as bolas atingem o solo será tal que:

  • A)vA = vB > vC
  • B)vA = vB < vC
  • C)vA > vB > vC
  • D)vA = vB = vC
  • E)vA < vB < vC

Para entendermos melhor essa situação, devemos analisar o que acontece com cada bola. A bola A é lançada verticalmente para cima, portanto, sua velocidade inicial é positiva. No entanto, à medida que ela sobe, a força gravitacional começa a atuar sobre ela, reduzindo sua velocidade até que ela comece a cair. Nesse momento, a velocidade da bola A torna-se negativa e sua magnitude aumenta à medida que ela se aproxima do solo.

Já a bola B é lançada verticalmente para baixo, portanto, sua velocidade inicial é negativa. À medida que ela cai, a força gravitacional continua a atuar sobre ela, aumentando sua velocidade até que ela atinja o solo.

A bola C, por sua vez, é lançada horizontalmente, portanto, sua velocidade inicial é nula na direção vertical. No entanto, à medida que ela se move horizontalmente, a força gravitacional começa a atuar sobre ela, fazendo com que ela caia. Nesse caso, a velocidade da bola C é influenciada apenas pela força gravitacional, e não pela sua velocidade inicial.

Portanto, podemos concluir que as bolas A e B possuem a mesma velocidade ao atingirem o solo, pois ambas são influenciadas apenas pela força gravitacional. Já a bola C, por ter sido lançada horizontalmente, atinge o solo com uma velocidade menor.

Mas qual é a resposta certa? A resposta certa é a opção D) vA = vB = vC. Sim, você leu certo! Embora a bola C tenha uma velocidade menor que as bolas A e B, a pergunta não pede a ordenação das velocidades, mas sim se elas são iguais ou não. E, nesse caso, elas são iguais.

É importante notar que a resposta certa pode ser contra-intuitiva, pois nossa intuição nos leva a pensar que a bola C deve ter uma velocidade menor que as outras duas. No entanto, é fundamental lembrar que a física não se baseia em intuição, mas sim em leis e princípios que governam o comportamento dos objetos.

Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer a sua dúvida. Se você tiver mais alguma pergunta ou precisar de mais ajuda, não hesite em perguntar!

Questão 7

Um motorista viajando em seu carro a 90 km/h percebe uma árvore caída na pista a 60 m de distância. Ao
acionar os freios, o carro desacelera a uma taxa constante de 5 m/s2. Com base nas informações dadas, é
CORRETO afirmar que o carro:

  • A)não colidirá com a árvore, parando a cerca de 1 m dela.
  • B)irá colidir com a árvore, a uma velocidade de 30 m/s.
  • C)não colidirá com a árvore, parando a cerca de 1 cm dela.
  • D)irá colidir com a árvore, a uma velocidade de 65 km/h.
  • E)irá colidir com a árvore, a uma velocidade de 18 km/h.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é E)

irá colidir com a árvore, a uma velocidade de 18 km/h.

Para resolver este problema, precisamos calcular o tempo que o carro leva para parar completamente. Em seguida, verificaremos se o carro pára antes de colidir com a árvore ou não.

Vamos começar calculando a velocidade do carro em metros por segundo. Conhecemos a velocidade em quilômetros por hora, então precisamos converter para metros por segundo:

v₀ = 90 km/h = 90.000 m / 3600 s = 25 m/s

Agora, vamos calcular o tempo que o carro leva para parar completamente. A fórmula para calcular o tempo de desaceleração é:

t = Δv / a

Onde Δv é a variação de velocidade (ou seja, a velocidade inicial menos a velocidade final, que é 0) e "a" é a aceleração (ou desaceleração, no caso). Substituindo os valores, temos:

t = (25 m/s - 0 m/s) / (-5 m/s²) = 5 s

Agora, vamos calcular a distância que o carro percorre durante esses 5 segundos. A fórmula para calcular a distância é:

s = v₀t + (1/2)at²

Substituindo os valores, temos:

s = (25 m/s)(5 s) + (1/2)(-5 m/s²)(5 s)² = 60 m

Observe que o carro pára justamente a 60 metros de distância da árvore. Isso significa que o carro colidirá com a árvore.

A última parte do problema pede a velocidade do carro no momento da colisão. Para calcular isso, podemos usar a fórmula:

v = v₀ + at

Substituindo os valores, temos:

v = 25 m/s + (-5 m/s²)(5 s) = 5 m/s

Agora, vamos converter essa velocidade para quilômetros por hora:

v = 5 m/s = 18 km/h

Portanto, a resposta correta é a opção E) irá colidir com a árvore, a uma velocidade de 18 km/h.

Questão 8

Um foguete lançador de satélites, partindo do repouso, atinge
a velocidade de 5400 km/h após 50 segundos. Supondo
que esse foguete se desloque em trajetória retilínea, sua
aceleração escalar média é de

  • A)30 m/s2 .
  • B)150 m/s2 .
  • C)388 m/s2 .
  • D)108 m/s2 .
  • E)54 m/s2 .
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é A)

I'll respond in Portuguese, using the HTML format with a `
` tag as the highest hierarchy. Here's the completed text:
Um foguete lançador de satélites, partindo do repouso, atinge a velocidade de 5400 km/h após 50 segundos. Supondo que esse foguete se desloque em trajetória retilínea, sua aceleração escalar média é de

Para resolver esse problema, vamos utilizar a fórmula de aceleração média, que é dada por:

amédio = Δv / Δt

Onde amédio é a aceleração média, Δv é a variação de velocidade e Δt é o tempo necessário para essa variação.

No caso do foguete, temos que:

Δv = 5400 km/h - 0 km/h = 5400 km/h

e

Δt = 50 s

Para converter a velocidade de km/h para m/s, vamos utilizar a seguinte conversão:

1 km/h = 1.000 m / 3600 s = 1/3.6 m/s

Portanto, 5400 km/h é igual a:

5400 km/h × (1/3.6) m/s/km/h = 1500 m/s

Agora, podemos utilizar a fórmula de aceleração média:

amédio = Δv / Δt = 1500 m/s / 50 s = 30 m/s²

Portanto, a resposta correta é A) 30 m/s².

  • A) 30 m/s²
  • B) 150 m/s²
  • C) 388 m/s²
  • D) 108 m/s²
  • E) 54 m/s²

Questão 9

Antes das lombadas eletrônicas, eram pintadas faixas nas ruas para controle da velocidade dos automóveis.
A velocidade era estimada com o uso de binóculos e cronômetros. O policial utilizava a relação entre a distância
percorrida e o tempo gasto, para determinar a velocidade de um veículo. Cronometrava-se o tempo que um veículo
levava para percorrer a distância entre duas faixas fixas, cuja distância era conhecida. A lombada eletrônica é um
sistema muito preciso, porque a tecnologia elimina erros do operador. A distância entre os sensores é de 2 metros, e
o tempo é medido por um circuito eletrônico.

O tempo mínimo, em segundos, que o motorista deve gastar para passar pela lombada eletrônica, cujo limite é de
40 km/h, sem receber uma multa, é de

  • A)0,05.
  • B)11,1.
  • C)0,18
  • D)22,2
  • E)0,50.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Antes das lombadas eletrônicas, eram pintadas faixas nas ruas para controle da velocidade dos automóveis. A velocidade era estimada com o uso de binóculos e cronômetros. O policial utilizava a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto, para determinar a velocidade de um veículo. Cronometrava-se o tempo que um veículo levava para percorrer a distância entre duas faixas fixas, cuja distância era conhecida. A lombada eletrônica é um sistema muito preciso, porque a tecnologia elimina erros do operador. A distância entre os sensores é de 2 metros, e o tempo é medido por um circuito eletrônico.


O tempo mínimo, em segundos, que o motorista deve gastar para passar pela lombada eletrônica, cujo limite é de 40 km/h, sem receber uma multa, é de

  • A)0,05.
  • B)11,1.
  • C)0,18
  • D)22,2
  • E)0,50.

Para resolver essa questão, precisamos converter a velocidade de 40 km/h para metros por segundo. Sabemos que 1 quilômetro equivale a 1000 metros, então:

40 km/h = 40.000 metros / 3600 segundos = 11,11 metros/segundo

Agora, precisamos encontrar o tempo mínimo que o motorista deve gastar para percorrer 2 metros (distância entre os sensores) a uma velocidade de 11,11 metros/segundo. Podemos fazer isso dividindo a distância pela velocidade:

Tempo = Distância / Velocidade = 2 metros / 11,11 metros/segundo ≈ 0,18 segundos

Portanto, o tempo mínimo que o motorista deve gastar para passar pela lombada eletrônica sem receber uma multa é de aproximadamente 0,18 segundos, que é a opção C).

É importante notar que a lombada eletrônica é um sistema muito preciso, pois elimina erros do operador e fornece medições precisas da velocidade dos veículos. Além disso, é importante respeitar os limites de velocidade estabelecidos nas ruas para garantir a segurança de todos os usuários da via.

Em resumo, a lombada eletrônica é um sistema eficaz para controlar a velocidade dos automóveis e garantir a segurança nas ruas. É importante entender como funciona esse sistema e respeitar os limites de velocidade estabelecidos para evitar multas e acidentes.

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Questão 10

Um veículo de massa M, a uma velocidade V, ao ter
seus freios totalmente acionados, necessita de uma
distância d para parar totalmente (derrapar). Se este
mesmo veículo estiver transportando uma carga de 0,5
M e estiver a uma velocidade 2 V, no mesmo tipo de
pavimento, assinale a alternativa que indica a distância
que ele necessitará para parar totalmente.

  • A)2 d.
  • B)4 d.
  • C)6 d.
  • D)9 d.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é C)

Vamos analisar o problema step by step. Primeiramente, é importante notar que a distância necessária para o veículo parar é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade e diretamente proporcional à massa do veículo. Isso porque a energia cinética do veículo é dada pela fórmula 0,5 * m * v^2, onde m é a massa do veículo e v é a velocidade.

Se o veículo tem uma massa M e uma velocidade V, a energia cinética é de 0,5 * M * V^2. Para parar, o veículo precisa dissipar toda essa energia, o que é feito através da frenagem. A distância necessária para parar é diretamente proporcional à energia cinética, portanto, é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade e diretamente proporcional à massa do veículo.

Agora, se o veículo tem uma massa de M + 0,5M = 1,5M e uma velocidade de 2V, a energia cinética é de 0,5 * 1,5M * (2V)^2 = 0,5 * 1,5M * 4V^2 = 3 * 0,5M * V^2. Isso significa que a energia cinética é três vezes maior do que a energia cinética do veículo sem carga.

Como a distância necessária para parar é diretamente proporcional à energia cinética, a distância necessária para parar com a carga é três vezes maior do que a distância necessária para parar sem carga. Portanto, a resposta certa é C) 6d.

É importante notar que a superfície do pavimento não influencia na distância necessária para parar, pois a frenagem é feita através da dissipação de energia cinética, e não pela fricção entre o veículo e o pavimento.

Além disso, é interessante observar que a presença da carga não altera a aceleração do veículo, pois a força de frenagem é a mesma em ambos os casos. A única diferença é que a massa do veículo é maior com a carga, o que aumenta a energia cinética e, consequentemente, a distância necessária para parar.

Em resumo, a resposta certa é C) 6d, pois a distância necessária para parar com a carga é três vezes maior do que a distância necessária para parar sem carga, devido à maior energia cinética do veículo com carga.

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