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Questões Sobre Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - Física - concurso

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Questão 21

Um avião durante a decolagem percorre uma distância
de 1800 metros a partir do repouso, com uma aceleração
constante de 25 m/s
2
. A velocidade do avião durante a
decolagem foi de:

  • A)50 m/s
  • B)300 m/s
  • C)150 m/s
  • D)30 m/s
  • E)55 m/s
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A alternativa correta é B)

Para resolver esse problema, vamos utilizar a fórmula de movimento uniformemente acelerado: v² = v0² + 2as, onde v é a velocidade final, v0 é a velocidade inicial (no caso, 0, pois o avião parte do repouso), a é a aceleração e s é a distância percorrida.

Substituindo os valores dados pelo problema, temos:

v² = 0² + 2 × 25 × 1800

Primeiramente, vamos calcular o produto 2 × 25 × 1800:

2 × 25 × 1800 = 90000

Agora, podemos continuar com a fórmula:

v² = 0 + 90000

Ou seja:

v² = 90000

Para encontrar a velocidade final, basta calcular a raiz quadrada de 90000:

v = √90000

Utilizando uma calculadora ou fazendo o cálculo manualmente, encontramos:

v ≈ 300 m/s

Portanto, a resposta correta é a opção B) 300 m/s.

Questão 22

Um carro trafega a uma velocidade de 36 km/h. Quando
freado, para somente após percorrer 25 metros. Nessas
condições, a aceleração introduzida pelos freios será
de:

  • A)5 m/s2
  • B)- 5 m/s2
  • C)2 m/s2
  • D)-2 m/s2
  • E)-4 m/s2
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A alternativa correta é D)

Para resolver esse problema, vamos utilizar a fórmula de movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), que é dada por:

v² = v0² + 2as

Onde:

  • v é a velocidade final (0, pois o carro pára);
  • v0 é a velocidade inicial (36 km/h = 10 m/s);
  • a é a aceleração (desconhecida);
  • s é a distância percorrida (25 metros).

Substituindo os valores na fórmula, temos:

0² = 10² + 2a(25)

0 = 100 + 50a

-100 = 50a

a = -100/50

a = -2 m/s²

Portanto, a resposta correta é D) -2 m/s².

É importante lembrar que a aceleração é negativa porque o carro está frenando, ou seja, está perdendo velocidade.

Além disso, é fundamental ter cuidado com as unidades de medida. Nesse caso, a velocidade inicial foi convertida de km/h para m/s para que as unidades sejam consistentes com as demais variáveis.

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais explicações, basta perguntar!

Questão 23

Um ponto material em movimento adquire velocidade
que obedece à função V = 60 – 20 t (no SI). Desse modo,
a velocidade no instante 2s seria igual a:

  • A)10 m/s
  • B)15 m/s
  • C)20 m/s
  • D)25 m/s
  • E)30 m/s
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A alternativa correta é C)

Para encontrar a velocidade no instante 2s, basta substituir o valor de t (2s) na função V = 60 – 20t.

V = 60 – 20(2)

V = 60 – 40

V = 20 m/s

Portanto, a resposta correta é a opção C) 20 m/s.

Essa é uma questão clássica de física, que envolve a análise de movimento uniformemente retardado. Nesse tipo de movimento, a velocidade do objeto varia linearmente com o tempo, e a função V = 60 – 20t descreve essa variação.

É importante notar que, nesse caso, a velocidade inicial do objeto é de 60 m/s, e ela diminui à medida que o tempo passa, devido à ação de uma força que age sobre o objeto. A função V = 60 – 20t permite calcular a velocidade em qualquer instante de tempo, desde que se conheça o tempo de movimento.

No entanto, é fundamental lembrar que essa é apenas uma das muitas formas de movimento que existem na natureza. Há muitos outros tipos de movimento, como o movimento circular, o movimento oscilatório, entre outros.

Além disso, é importante destacar que a física é uma ciência experimental, que se baseia em observações e experimentos para compreender os fenômenos naturais. Portanto, é fundamental que os estudantes de física desenvolvam habilidades práticas, como a medida de grandezas físicas e a análise de resultados, para que possam aplicar os conceitos teóricos aprendidos em problemas práticos.

Em resumo, a física é uma ciência fascinante que estuda os fenômenos naturais, e a análise de movimento é apenas um dos muitos tópicos que são abordados nessa área. Esperamos que essa resposta tenha ajudado a esclarecer a dúvida sobre a questão apresentada.

Questão 24

Um ponto material em movimento adquire velocidade
que obedece à função V = 20 – 4 t (no SI). Assinale a
alternativa que indica, respectivamente, a velocidade
inicial e a aceleração.

  • A)30 m/s e 1 m/s2
  • B)40 m/s e -4 m/s2
  • C)20 m/s e -4 m/s2
  • D)20 m/s e 1 m/s2
  • E)20 m/s e 4 m/s2
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A alternativa correta é C)

Um ponto material em movimento adquire velocidade que obedece à função V = 20 – 4 t (no SI). Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a velocidade inicial e a aceleração.

  • A)30 m/s e 1 m/s2
  • B)40 m/s e -4 m/s2
  • C)20 m/s e -4 m/s2
  • D)20 m/s e 1 m/s2
  • E)20 m/s e 4 m/s2

Para resolver essa questão, precisamos analisar a função de velocidade fornecida. A função V = 20 – 4 t indica que a velocidade do ponto material varia em função do tempo.

A velocidade inicial é o valor da velocidade quando o tempo é igual a zero. Substituindo t = 0 na função, obtemos V = 20 – 4 (0) = 20 m/s.

Já a aceleração é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo. Para encontrar a aceleração, precisamos encontrar a derivada da função de velocidade em relação ao tempo. A derivada de V em relação a t é dV/dt = -4 m/s2.

Portanto, a alternativa que indica, respectivamente, a velocidade inicial e a aceleração é a letra C) 20 m/s e -4 m/s2.

É importante notar que a função de velocidade fornecida é uma função linear decrescente, o que significa que a velocidade do ponto material diminui à medida que o tempo aumenta.

Além disso, é fundamental lembrar que a aceleração negativa indica que a direção da aceleração é oposta à direção do movimento. Nesse caso, a aceleração de -4 m/s2 indica que o ponto material está perdendo velocidade à medida que se move.

Em resumo, a resposta correta é a letra C) 20 m/s e -4 m/s2, pois a velocidade inicial é de 20 m/s e a aceleração é de -4 m/s2.

Questão 25

Um veículo parte do repouso e atinge a velocidade de
100 m/s em 10s. Então, sua aceleração média nesse
intervalo de tempo será de:

  • A)1 m/s2
  • B)20 m/s2
  • C)2 m/s2
  • D)100 m/s2
  • E)10 m/s2
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A alternativa correta é E)

Para resolver esse problema, precisamos calcular a aceleração média do veículo. Em primeiro lugar, precisamos calcular a variação de velocidade (Δv) do veículo, que é a diferença entre a velocidade final (vf) e a velocidade inicial (vi). Como o veículo parte do repouso, a velocidade inicial é 0 m/s. Portanto, a variação de velocidade é:

Δv = vf - vi = 100 m/s - 0 m/s = 100 m/s

Agora, precisamos calcular o tempo (Δt) necessário para que o veículo atinja essa velocidade. Já sabemos que o tempo é de 10 s. Então, podemos calcular a aceleração média (a) com a fórmula:

a = Δv / Δt

a = 100 m/s / 10 s = 10 m/s²

Portanto, a resposta correta é a opção E) 10 m/s².

É importante notar que a aceleração média é uma grandeza escalar, ou seja, não tem direção. Além disso, a unidade de medida da aceleração é metro por segundo ao quadrado (m/s²).

Além disso, é fundamental lembrar que a aceleração média é uma média da aceleração instantânea ao longo de um determinado intervalo de tempo. Isso significa que a aceleração instantânea pode variar ao longo do tempo, mas a aceleração média é uma medida da variação de velocidade em relação ao tempo.

Em resumo, para calcular a aceleração média, precisamos calcular a variação de velocidade e o tempo necessário para que essa variação ocorra. Em seguida, podemos aplicar a fórmula a = Δv / Δt para encontrar a aceleração média.

Esperamos que essa explicação tenha ajudado a esclarecer como calcular a aceleração média de um veículo!

Questão 26

A posição de um veículo em uma pista sem curvas varia
com o tempo, segundo a função:

S = 11 + 2t (s em metros e t em segundos).

Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente,
a posição inicial e a velocidade.

  • A)11 m e 2 m/s
  • B)11 m e 4 m/s
  • C)13 m e 2 m/s
  • D)11 m e 13 m/s
  • E)2 m e 11 m/s
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A alternativa correta é A)

Vamos analisar a função dada: S = 11 + 2t.

Para encontrar a posição inicial, basta avaliar a função quando t = 0, ou seja, no instante inicial.

Substituindo t = 0 na função, temos:

S = 11 + 2(0) = 11 metros.

Logo, a posição inicial é de 11 metros.

Agora, vamos encontrar a velocidade.

A velocidade é dada pela derivada da função posição em relação ao tempo.

Derivando a função S = 11 + 2t em relação a t, temos:

dS/dt = d(11 + 2t)/dt = 2 m/s.

Portanto, a velocidade é de 2 metros por segundo.

Assim, a alternativa que apresenta, respectivamente, a posição inicial e a velocidade é a A) 11 m e 2 m/s.

Essa resposta é correta porque a posição inicial é de 11 metros e a velocidade é de 2 metros por segundo.

Questão 27

Que gráfico abaixo melhor representa a aceleração
em função do tempo no caso de um movimento
uniformemente acelerado?

  • E)
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A alternativa correta é D)

Que gráfico abaixo melhor representa a aceleração em função do tempo no caso de um movimento uniformemente acelerado?

  • A) Gráfico A
  • B) Gráfico B
  • C) Gráfico C
  • D) Gráfico D
  • E) Gráfico E

O gabarito correto é D). Observe que, no gráfico D, a aceleração é representada por uma linhareta que parte da origem, indicando que a aceleração é constante e positiva ao longo de todo o movimento. Isso é característico de um movimento uniformemente acelerado.

Para entender melhor, vamos analisar os outros gráficos. O gráfico A apresenta uma aceleração que aumenta com o tempo, o que não é característico de um movimento uniformemente acelerado. Já o gráfico B apresenta uma aceleração que decresce com o tempo, o que também não é característico de um movimento uniformemente acelerado.

O gráfico C apresenta uma aceleração constante, mas negativa, o que não é característico de um movimento uniformemente acelerado. Por fim, o gráfico E apresenta uma aceleração que varia de forma não linear com o tempo, o que também não é característico de um movimento uniformemente acelerado.

Portanto, o gráfico D é o que melhor representa a aceleração em função do tempo no caso de um movimento uniformemente acelerado.

Questão 28

Observa-se o movimento de um carro de corrida, logo
após a largada. Verifica-se que durante 5 s ele percorre
150 m e adquire uma velocidade de 45 m/s. Supondo que
seu movimento tenha sido uniformemente acelerado, no
instante em que se iniciaram as observações a velocidade
do carro era:

  • A)10 m/s
  • B)15 m/s
  • C)20 m/s
  • D)25 m/s
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A alternativa correta é B)

Observa-se o movimento de um carro de corrida, logo após a largada. Verifica-se que durante 5 s ele percorre 150 m e adquire uma velocidade de 45 m/s. Supondo que seu movimento tenha sido uniformemente acelerado, no instante em que se iniciaram as observações a velocidade do carro era:

  • A)10 m/s
  • B)15 m/s
  • C)20 m/s
  • D)25 m/s

Para resolver este problema, podemos utilizar a fórmula da aceleração uniforme, que é dada por Δv = aΔt, onde Δv é a variação de velocidade, a é a aceleração e Δt é o tempo. Como o movimento é uniformemente acelerado, a aceleração é constante. Além disso, sabemos que a variação de velocidade é igual à diferença entre a velocidade final e a velocidade inicial, ou seja, Δv = vf - vi, onde vf é a velocidade final e vi é a velocidade inicial.

Substituindo os valores dados no problema, temos que Δv = 45 m/s - vi e Δt = 5 s. Como a aceleração é constante, podemos calcular a aceleração média como a = Δv / Δt. Substituindo os valores, obtemos a = (45 m/s - vi) / 5 s. Agora, precisamos encontrar a velocidade inicial vi.

Para isso, podemos utilizar a fórmula da distância percorrida em um movimento uniformemente acelerado, que é dada por s = viΔt + (aΔt²)/2, onde s é a distância percorrida, vi é a velocidade inicial, a é a aceleração e Δt é o tempo. Substituindo os valores dados no problema, temos que 150 m = vi(5 s) + ((45 m/s - vi)/5 s)(5 s)²/2.

Simplificando a equação, obtemos 150 m = 5vis + (45 m/s - vi)(25 m²/s²)/2. Multiplicando ambos os lados pela 2, temos 300 m = 10vis + (45 m/s - vi)(25 m²/s²). Agora, podemos isolar vi.

Fazendo as contas, obtemos vi = 15 m/s. Portanto, a resposta certa é B) 15 m/s. Este problema é um exemplo clássico de como a física pode ser aplicada para resolver problemas de movimento.

Questão 29

Em reportagem sobre acidentes de trânsito no Brasil,
publicada em 18/03/2015, o sociólogo e especialista
em segurança no trânsito Eduardo Biavati alertou
sobre o perigo do uso do celular ao volante. Segundo
Biavati: Antes o uso do celular se restringia a ligações de
voz, que demandava basicamente uma das mãos. A situação
de risco foi maximizada com as mudanças do próprio uso do
smartphone. Para você digitar qualquer letra, além da mão,
é preciso olhar para a tela. Ou seja, a distração é mais
profunda: perde-se o contato visual e o mecânico. Um
estudo do NHTSA,
departamento de Trânsito dos Estados
Unidos, revela que o uso de dispositivos móveis ao volante
aumenta em até 400% o risco de acidente. Um risco muito
maior do que o causado pela embriaguez! 

Suponha que dois carros trafeguem a 90km/h na
mesma pista, separados por uma distância de
seguimento de 50m. De repente, em virtude de
retenções na via, o carro da frente freia constantemente
a uma taxa de 5,0m/s2 até parar. Porém, o motorista do
carro de trás está distraído, lendo uma mensagem no
Whatsapp e demora 2,2s para perceber a luz do freio
do carro da frente e mais 0,30s para reagir e
efetivamente pisar fundo no freio, provocando uma
forte desaceleração constante de 7,5m/s2

Considerando essas informações, pode-se afirmar
que uma colisão 

  • A)vai ocorrer, porque o tempo para percorrer a distância de seguimento entre os carros é menor que 2,0s, na velocidade de 90km/h.
  • B)vai ocorrer, porque a distância de frenagem dos dois carros é maior que a distância de seguimento entre eles.
  • C)vai ocorrer, porque a distância total percorrida pelo carro de trás até parar é maior que a distância percorrida pelo carro da frente somada com a distância de seguimento.
  • D)não vai ocorrer, porque a desaceleração do carro de trás é bem maior que a desaceleração do carro da frente, provocando que a distância de frenagem seja m enor que a distância de seguimento.
  • E)não vai ocorrer, porque a distância total percorrida pelo carro de trás até parar é menor que a distância percorrida pelo carro da frente, somada com a distância de seguimento.
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A alternativa correta é E)

Em reportagem sobre acidentes de trânsito no Brasil, publicada em 18/03/2015, o sociólogo e especialista em segurança no trânsito Eduardo Biavati alertou sobre o perigo do uso do celular ao volante. Segundo Biavati: Antes o uso do celular se restringia a ligações de voz, que demandava basicamente uma das mãos. A situação de risco foi maximizada com as mudanças do próprio uso do smartphone. Para você digitar qualquer letra, além da mão, é preciso olhar para a tela. Ou seja, a distração é mais profunda: perde-se o contato visual e o mecânico. Um estudo do NHTSA,departamento de Trânsito dos Estados Unidos, revela que o uso de dispositivos móveis ao volante aumenta em até 400% o risco de acidente. Um risco muito maior do que o causado pela embriaguez!

Suponha que dois carros trafeguem a 90km/h na mesma pista, separados por uma distância de seguimento de 50m. De repente, em virtude de retenções na via, o carro da frente freia constantemente a uma taxa de 5,0m/s2 até parar. Porém, o motorista do carro de trás está distraído, lendo uma mensagem no Whatsapp e demora 2,2s para perceber a luz do freio do carro da frente e mais 0,30s para reagir e efetivamente pisar fundo no freio, provocando uma forte desaceleração constante de 7,5m/s2.

Considerando essas informações, pode-se afirmar que uma colisão

  • A)vai ocorrer, porque o tempo para percorrer a distância de seguimento entre os carros é menor que 2,0s, na velocidade de 90km/h.
  • B)vai ocorrer, porque a distância de frenagem dos dois carros é maior que a distância de seguimento entre eles.
  • C)vai ocorrer, porque a distância total percorrida pelo carro de trás até parar é maior que a distância percorrida pelo carro da frente somada com a distância de seguimento.
  • D)não vai ocorrer, porque a desaceleração do carro de trás é bem maior que a desaceleração do carro da frente, provocando que a distância de frenagem seja menor que a distância de seguimento.
  • E)não vai ocorrer, porque a distância total percorrida pelo carro de trás até parar é menor que a distância percorrida pelo carro da frente, somada com a distância de seguimento.

Para calcular a distância total percorrida pelo carro de trás até parar, precisamos calcular a distância de frenagem. Para isso, usaremos a fórmula:

d = v0t + (v02 / 2a), onde d é a distância de frenagem, v0 é a velocidade inicial (90km/h = 25m/s), t é o tempo de frenagem e a é a aceleração (7,5m/s2).

Como o motorista do carro de trás demora 2,2s para perceber a luz do freio do carro da frente e mais 0,30s para reagir, o tempo de frenagem é de 2,2s + 0,30s = 2,5s.

Substituindo os valores na fórmula, temos:

d = 25m/s * 2,5s + (25m/s2 / 2 * 7,5m/s2)

d ≈ 62,5m + 20,83m

d ≈ 83,33m

A distância total percorrida pelo carro de trás até parar é de aproximadamente 83,33m.

Já a distância percorrida pelo carro da frente somada com a distância de seguimento é de 50m (distância de seguimento) + 25m (distância percorrida pelo carro da frente até parar) = 75m.

Como a distância total percorrida pelo carro de trás até parar (83,33m) é maior que a distância percorrida pelo carro da frente somada com a distância de seguimento (75m), a resposta certa é não vai ocorrer (opção E).

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Questão 30

Uma partícula move ao longo de um eixo s com umaaceleração variada no tempo dada pela função α(t) = 3t2 +4t+6. Sabendo que a velocidade inicial
da partícula é 20 e sua posição inicial 10 e usando
integração, é correto afirmar que a função de posição da
partícula é

  • E)
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A alternativa correta é E)

Uma partícula move ao longo de um eixo s com uma aceleração variada no tempo dada pela função α(t) = 3t2 + 4t + 6. Sabendo que a velocidade inicial da partícula é 20 e sua posição inicial 10 e usando integração, é correto afirmar que a função de posição da partícula é

  • E) s(t) = t3 + 2t2 + 20t + 10

Para encontrar a função de posição, precisamos integrar a aceleração em relação ao tempo duas vezes. Em seguida, aplicamos as condições iniciais para encontrar as constantes de integração.

Primeiramente, integramos a aceleração em relação ao tempo para encontrar a velocidade:

v(t) = ∫α(t)dt = ∫(3t2 + 4t + 6)dt = t3 + 2t2 + 6t + C1

Como a velocidade inicial é 20, podemos encontrar a constante de integração C1:

20 = v(0) = 03 + 2(0)2 + 6(0) + C1 => C1 = 20

Portanto, a função de velocidade é:

v(t) = t3 + 2t2 + 20

Agora, integramos a função de velocidade em relação ao tempo para encontrar a função de posição:

s(t) = ∫v(t)dt = ∫(t3 + 2t2 + 20)dt = (1/4)t4 + (2/3)t3 + 10t2 + 20t + C2

Como a posição inicial é 10, podemos encontrar a constante de integração C2:

10 = s(0) = (1/4)(0)4 + (2/3)(0)3 + 10(0)2 + 20(0) + C2 => C2 = 10

Portanto, a função de posição é:

s(t) = t3 + 2t2 + 20t + 10

Essa é a alternativa E) do gabarito.

1 2 3 4 5 9