Questões Sobre Pressão - Física - concurso
Questão 51
Um dos principais motivos pelos quais caminhões de
grande porte apresentam um maior número de pneus deve-se à
necessidade de se diminuir
- A)o peso total de toda a estrutura do caminhão.
- B)a pressão que os pneus exercem no solo.
- C)o limite da velocidade entre os eixos.
- D)o arrasto aerodinâmico.
A alternativa correta é B)
Um dos principais motivos pelos quais caminhões de grande porte apresentam um maior número de pneus deve-se à necessidade de se diminuir
- A)o peso total de toda a estrutura do caminhão.
- B)a pressão que os pneus exercem no solo.
- C)o limite da velocidade entre os eixos.
- D)o arrasto aerodinâmico.
Essa necessidade de reduzir a pressão exercida sobre o solo é fundamental para garantir a segurança e a estabilidade do veículo, especialmente em terrenos irregulares ou em superfícies molhadas. Além disso, a distribuição de peso mais uniforme proporcionada pelos pneus adicionais também ajuda a melhorar a tração e a estabilidade do caminhão.
Outro fator importante a ser considerado é a capacidade de carga do caminhão. Com mais pneus, é possível transportar mais carga sem comprometer a segurança do veículo ou a integridade da estrutura. Isso é especialmente importante para empresas de transporte que precisam carregar grandes volumes de mercadorias ou materiais pesados.
Além disso, a presença de mais pneus também pode ajudar a reduzir o desgaste dos pneus, pois a pressão é distribuída de forma mais uniforme entre eles. Isso significa que os pneus duram mais e precisam ser substituídos com menos frequência, o que pode gerar economias significativas para as empresas de transporte.
Em resumo, a presença de mais pneus em caminhões de grande porte é uma característica fundamental para garantir a segurança, a estabilidade e a eficiência do veículo. Além disso, também pode ajudar a reduzir custos e melhorar a capacidade de carga do caminhão.
É importante notar que, além da quantidade de pneus, outros fatores também são importantes para a segurança e a eficiência dos caminhões. A manutenção regular, a verificação da pressão dos pneus e a escolha adequada dos pneus para o tipo de carga e terreno também são fundamentais para garantir a segurança e a eficiência do veículo.
Em conclusão, a resposta correta para o motivo pelo qual caminhões de grande porte apresentam um maior número de pneus é a opção B) a pressão que os pneus exercem no solo. Esperamos que essa explicação tenha ajudado a esclarecer a importância dos pneus adicionais em caminhões de grande porte.
Questão 52
Um perito utilizou um densímetro para verificar se
o combustível vendido por determinado posto de gasolina havia
sido adulterado. O densímetro utilizado pelo perito era constituído
de duas esferas, A e B, com densidades iguais a ρA e ρB,
respectivamente. Após ter colocado uma quantidade de combustível
dentro do densímetro, o perito constatou que o combustível não
estava adulterado, já que a esfera de densidade ρA ficou na parte
superior do densímetro e a de densidade ρB, na parte inferior.
Com base nessas informações e sabendo-se que o combustível
testado possui densidade ρC, é correto afirmar que, em relação ao
combustível não adulterado,
- A)ρA < ρC < ρB.
- B)ρA = ρB = ρC.
- C)ρA > ρB > ρC.
- D)ρA < ρB < ρC.
- E)ρA > ρC > ρB.
A alternativa correta é A)
Um perito utilizou um densímetro para verificar se o combustível vendido por determinado posto de gasolina havia sido adulterado. O densímetro utilizado pelo perito era constituído de duas esferas, A e B, com densidades iguais a ρA e ρB, respectivamente. Após ter colocado uma quantidade de combustível dentro do densímetro, o perito constatou que o combustível não estava adulterado, já que a esfera de densidade ρA ficou na parte superior do densímetro e a de densidade ρB, na parte inferior.
Com base nessas informações e sabendo-se que o combustível testado possui densidade ρC, é correto afirmar que, em relação ao combustível não adulterado,
- A)ρA < ρC < ρB.
- B)ρA = ρB = ρC.
- C)ρA > ρB > ρC.
- D)ρA < ρB < ρC.
- E)ρA > ρC > ρB.
Portanto, como a esfera de densidade ρA ficou na parte superior do densímetro e a de densidade ρB, na parte inferior, é possível concluir que ρA é menor que ρC, que por sua vez é menor que ρB. Logo, a resposta correta é A)ρA < ρC < ρB.
É importante notar que, se o combustível estivesse adulterado, a esfera de densidade ρA poderia ter ficado na parte inferior do densímetro, ou a esfera de densidade ρB poderia ter ficado na parte superior. No entanto, como o perito constatou que o combustível não estava adulterado, isso não ocorreu.
Além disso, é interessante observar que a densidade do combustível é uma propriedade física importante, pois está relacionada à sua composição química e às suas propriedades de combustão. A adulteração do combustível pode alterar sua densidade, tornando-o menos eficiente ou mesmo perigoso para uso.
Em resumo, o uso do densímetro foi fundamental para o perito verificar se o combustível estava adulterado ou não. A comparação das densidades das esferas A e B com a densidade do combustível testado permitiu ao perito concluir que o combustível não estava adulterado e que sua densidade era maior que ρA e menor que ρB.
Questão 53
um mergulhador, em equilíbrio, a uma profundidade de 15 m da
superfície. Sendo a densidade da água 1 × 103
kg/m3
, a gravidade
10 m/s2
e a pressão atmosférica do local 1 × 105
Pa, nessa situação
a pressão manométrica sobre o mergulhador é de
- A)2 × 105 Pa.
- B)2,5 × 105 Pa.
- C)0,5 × 105 Pa.
- D)1 × 105 Pa.
- E)1,5 × 105 Pa.
A alternativa correta é E)
Vamos calcular a pressão manométrica sobre o mergulhador. A pressão manométrica é a soma da pressão atmosférica e da pressão hidrostática. A pressão atmosférica é de 1 × 105 Pa. A pressão hidrostática é dada pela fórmula P = ρgh, onde ρ é a densidade da água, g é a gravidade e h é a profundidade. Substituindo os valores, temos:
Agora, somamos a pressão atmosférica e a pressão hidrostática para encontrar a pressão manométrica:
Portanto, a resposta correta é E) 1,5 × 105 Pa.
Questão 54
Num recipiente cilíndrico, cuja área da base é igual a 3 cm2
,
coloca-se 408 gramas de mercúrio. Sabendo-se que a densidade do
mercúrio vale 13,6 g/cm3
e que a aceleração da gravidade vale
10 m/s2
, determine, em pascal (Pa), a pressão no fundo do
recipiente, desconsiderando a pressão atmosférica local.
Dado: Considere o mercúrio um líquido ideal e em repouso.
- A)13600.
- B)22300.
- C)33400.
- D)62000.
A alternativa correta é A)
Vamos começar a resolver o problema! Primeiramente, precisamos calcular a altura do mercúrio no recipiente. Para isso, vamos utilizar a fórmula da densidade, que nos diz que a densidade (ρ) é igual ao quociente entre a massa (m) e o volume (V) do líquido.
ρ = m / V
Como a densidade do mercúrio é de 13,6 g/cm³, podemos reorganizar a fórmula para encontrar o volume do líquido:
V = m / ρ
Substituindo os valores dados, temos:
V = 408 g / 13,6 g/cm³ = 30 cm³
Agora, precisamos encontrar a altura do líquido no recipiente. Como o volume do líquido é de 30 cm³ e a área da base do recipiente é de 3 cm², podemos utilizar a fórmula do volume do cilindro:
V = A × h
Onde A é a área da base e h é a altura do líquido. Substituindo os valores, temos:
30 cm³ = 3 cm² × h
h = 30 cm³ / 3 cm² = 10 cm
Agora que temos a altura do líquido, podemos calcular a pressão no fundo do recipiente. A fórmula para isso é:
P = ρ × g × h
Onde ρ é a densidade do líquido, g é a aceleração da gravidade e h é a altura do líquido. Substituindo os valores, temos:
P = 13,6 g/cm³ × 10 m/s² × 10 cm
Para converter a unidade de massa de gramas para quilogramas, dividimos por 1000:
P = 13,6 kg/m³ × 10 m/s² × 0,1 m
Finalmente, podemos calcular a pressão no fundo do recipiente:
P = 13600 Pa
Portanto, a resposta certa é A) 13600.
Questão 55
Um bloco de massa m, em formato de paralelepípedo, está
apoiado sobre uma superfície exercendo sobre esta uma pressão
P. Se esse bloco for apoiado sobre outra face com o dobro da
área anterior, a nova pressão exercida por ele será igual a
- A)P/4.
- B)P/2.
- C)2P.
- D)4P.
A alternativa correta é B)
Um bloco de massa m, em formato de paralelepípedo, está apoiado sobre uma superfície exercendo sobre esta uma pressão P. Se esse bloco for apoiado sobre outra face com o dobro da área anterior, a nova pressão exercida por ele será igual a
- A)P/4.
- B)P/2.
- C)2P.
- D)4P.
Para resolver esse problema, precisamos entender que a pressão exercida pelo bloco sobre a superfície é dada pela razão entre a força peso do bloco (mg) e a área de contato entre o bloco e a superfície (A). Matematicamente, isso pode ser representado pela fórmula:
P = mg / A
Agora, se o bloco for apoiado sobre outra face com o dobro da área anterior, a área de contato entre o bloco e a superfície aumenta para 2A. Portanto, a nova pressão exercida pelo bloco será:
P_novo = mg / 2A
Como a massa do bloco (m) e a aceleração da gravidade (g) permanecem as mesmas, podemos comparar as duas expressões para P e P_novo:
P = mg / A
P_novo = mg / 2A
Dividindo a primeira equação pela segunda, obtemos:
P_novo / P = (mg / 2A) / (mg / A)
P_novo / P = 1/2
P_novo = P/2
Portanto, a resposta certa é B) P/2.
Vale notar que, se a área de contato aumenta, a pressão exercida pelo bloco sobre a superfície diminui. Isso ocorre porque a força peso do bloco se distribui sobre uma área maior, o que reduz a pressão.
Essa é uma ideia importante em física, pois muitas vezes precisamos considerar como as forças se distribuem sobre as superfícies de contato. Em problemas de pressão, é fundamental ter em mente a relação entre a força e a área de contato.
Além disso, é importante lembrar que a pressão é uma grandeza escalar, ou seja, não tem direção. Isso significa que a pressão exercida pelo bloco sobre a superfície é a mesma em todos os pontos de contato.
Em resumo, ao resolver problemas de pressão, devemos sempre considerar a relação entre a força e a área de contato, e lembrar que a pressão é uma grandeza escalar.
Questão 56
Na experiência de Torricelli, para determinar a pressão
atmosférica, a coluna barométrica tem altura maior quando o
líquido é a água, e menor quando o líquido for o mercúrio, por que
- A)o mercúrio é mais denso que a água.
- B)a água é transparente e o mercúrio não.
- C)o mercúrio se congela a uma temperatura menor que a da água.
- D)a água é um solvente universal e o mercúrio só pode ser utilizado em ocasiões específicas.
A alternativa correta é A)
Na experiência de Torricelli, para determinar a pressão atmosférica, a coluna barométrica tem altura maior quando o líquido é a água, e menor quando o líquido for o mercúrio, por que
- A)o mercúrio é mais denso que a água.
- B)a água é transparente e o mercúrio não.
- C)o mercúrio se congela a uma temperatura menor que a da água.
- D)a água é um solvente universal e o mercúrio só pode ser utilizado em ocasiões específicas.
Isso ocorre porque a densidade do mercúrio é maior que a da água. A densidade é uma propriedade física que depende da massa de uma substância e do seu volume. Quanto maior a massa e menor o volume, maior a densidade. No caso do mercúrio, sua massa é maior que a da água, enquanto seu volume é menor. Isso faz com que a coluna barométrica seja menor quando o líquido é o mercúrio.
Além disso, é importante notar que a experiência de Torricelli foi fundamental para a compreensão da pressão atmosférica e sua relação com a altura da coluna barométrica. Através dessa experiência, Torricelli pôde demonstrar que a pressão atmosférica é responsável pela sustentação da coluna de líquido em uma altura determinada.
Portanto, a resposta certa é a opção A) o mercúrio é mais denso que a água. É importante lembrar que a densidade é uma propriedade física fundamental para a compreensão de muitos fenômenos naturais e sua aplicação é ampla em various áreas, como a física, a química e a engenharia.
Além disso, é importante notar que a experiência de Torricelli foi apenas o início de uma longa jornada de descobertas sobre a pressão atmosférica e sua relação com a natureza. Muitos científicos contribuíram para o avanço desse conhecimento, desde a época de Torricelli até os dias atuais.
Em resumo, a experiência de Torricelli é um exemplo clássico de como a ciência pode ajudar a explicar fenômenos naturais e como a compreensão de propriedades físicas, como a densidade, pode levar a importantes descobertas.
Questão 57
Um projétil cujo calibre, ou seja, o diâmetro é de 8 mm e
possui massa igual a 6 g inicia seu movimento após uma
explosão na câmara anterior ao mesmo. Com uma velocidade
final de 600 m/s ao sair do cano da pistola de 10 cm de
comprimento, o projétil está exposto a uma pressão, em MPa, no
instante posterior a explosão de
OBS:
– Considere que os gases provenientes da explosão se
comportem como gases perfeitos.
– Despreze quaisquer perdas durante o movimento do projétil.
– Use π = 3 .
- A)225
- B)425
- C)625
- D)825
A alternativa correta é A)
Um projétil cujo calibre, ou seja, o diâmetro é de 8 mm e possui massa igual a 6 g inicia seu movimento após uma explosão na câmara anterior ao mesmo. Com uma velocidade final de 600 m/s ao sair do cano da pistola de 10 cm de comprimento, o projétil está exposto a uma pressão, em MPa, no instante posterior a explosão de
OBS:
- Considere que os gases provenientes da explosão se comportem como gases perfeitos.
- Despreze quaisquer perdas durante o movimento do projétil.
- Use π = 3.
Para resolver este problema, precisamos calcular a pressão exercida sobre o projétil no instante posterior à explosão. Vamos começar calculando o volume da câmara de explosão. Como o comprimento do cano é de 10 cm, ou seja, 0,1 m, e o diâmetro do projétil é de 8 mm, ou seja, 0,008 m, podemos calcular a área da seção transversal do cano:
A = π × (0,008 m)^2 = 3 × 0,000064 m^2 = 0,000192 m^2
Portanto, o volume da câmara de explosão é:
V = A × L = 0,000192 m^2 × 0,1 m = 0,0000192 m^3
Agora, vamos calcular a pressão exercida sobre o projétil. Para isso, precisamos calcular a energia cinética do projétil:
E_c = (1/2) × m × v^2 = (1/2) × 0,006 kg × (600 m/s)^2 = 1,08 kJ
Como a energia cinética é igual à energia interna dos gases, podemos calcular a pressão:
P = E_c / V = 1080 J / 0,0000192 m^3 = 225 MPa
Portanto, a resposta correta é A) 225.
- A) 225
- B) 425
- C) 625
- D) 825
Questão 58
Em um líquido em repouso dentro de um recipiente
fechado, as pressões nos pontos A e B são, respectivamente,
iguais a 2 ⋅105 Pa e 5 ⋅105 Pa. Se de alguma forma aumentarmos
a pressão no ponto B para 8 ⋅105 Pa e mantivermos os pontos A e
B nas mesmas posições, a pressão no ponto A será de
____ . 105 Pa.
- A)2
- B)3
- C)5
- D)7
A alternativa correta é C)
Em um líquido em repouso dentro de um recipiente fechado, as pressões nos pontos A e B são, respectivamente, iguais a 2 ⋅105 Pa e 5 ⋅105 Pa. Se de alguma forma aumentarmos a pressão no ponto B para 8 ⋅105 Pa e mantivermos os pontos A e B nas mesmas posições, a pressão no ponto A será de ____ . 105 Pa.
- A)2
- B)3
- C)5
- D)7
Para resolver essa questão, devemos lembrar que a pressão em um líquido em repouso é a mesma em todos os pontos que estejam no mesmo nível. Como os pontos A e B estão nas mesmas posições, a pressão no ponto A é igual à pressão no ponto B.
Antes de aumentarmos a pressão no ponto B, a pressão no ponto A era de 2 ⋅105 Pa e a pressão no ponto B era de 5 ⋅105 Pa. Depois de aumentarmos a pressão no ponto B para 8 ⋅105 Pa, a pressão no ponto A também aumentou.
Como a pressão no ponto A é igual à pressão no ponto B, a pressão no ponto A agora é de 8 ⋅105 Pa. Dividindo essa pressão por 105, obtemos 5.
Portanto, a resposta certa é a opção C) 5.
É importante notar que essa questão está relacionada ao princípio de Pascal, que diz que a pressão exercida em um ponto de um líquido em repouso se transmite igualmente em todas as direções e em todos os pontos do líquido.
Além disso, é fundamental lembrar que a pressão em um líquido em repouso depende apenas da profundidade do ponto em relação à superfície do líquido, e não da forma do recipiente ou da quantidade de líquido.
Essa é uma das principais características dos líquidos em repouso e é muito importante em uma variedade de contextos, desde a física até a engenharia.
Questão 59
Desejando conhecer a altitude de sua cidade, em relação
ao nível do mar, um estudante de Física acoplou na extremidade
de uma câmara de gás de um pneu, cuja pressão é conhecida e
vale 152 cmHg, um barômetro de mercúrio de tubo aberto. Com
a experiência o aluno percebeu um desnível da coluna de
mercúrio do barômetro de exatamente 1 metro. Admitindo a
densidade do ar, suposta constante, igual a 0,001 g/cm3
e a
densidade do mercúrio igual a 13,6 g/cm3
, a altitude, em metros,
da cidade onde o estudante mora em relação ao nível do mar
vale
- A)864
- B)1325
- C)2500
- D)3264
A alternativa correta é D)
Desejando conhecer a altitude de sua cidade, em relação ao nível do mar, um estudante de Física acoplou na extremidade de uma câmara de gás de um pneu, cuja pressão é conhecida e vale 152 cmHg, um barômetro de mercúrio de tubo aberto. Com a experiência o aluno percebeu um desnível da coluna de mercúrio do barômetro de exatamente 1 metro. Admitindo a densidade do ar, suposta constante, igual a 0,001 g/cm3 e a densidade do mercúrio igual a 13,6 g/cm3, a altitude, em metros, da cidade onde o estudante mora em relação ao nível do mar vale
- A)864
- B)1325
- C)2500
- D)3264
Vamos começar a resolver o problema! Primeiramente, precisamos entender o que está acontecendo. O estudante criou um barômetro de mercúrio de tubo aberto, que é um tipo de barômetro que mede a pressão atmosférica. A pressão atmosférica é a pressão exercida pela atmosfera sobre a superfície da Terra.
Ao conectar o barômetro ao pneu, o estudante criou uma diferença de pressão entre a parte superior e a parte inferior do tubo de mercúrio. A pressão na parte superior é a pressão atmosférica, que é de 152 cmHg, e a pressão na parte inferior é a pressão atmosférica mais a pressão exercida pela coluna de mercúrio.
Agora, vamos aplicar a fórmula de Stevin, que relaciona a pressão atmosférica com a altitude: p = p0 - ρgh, onde p é a pressão atmosférica, p0 é a pressão atmosférica ao nível do mar, ρ é a densidade do ar, g é a aceleração da gravidade (que vale 9,8 m/s²) e h é a altitude em metros.
Como a pressão na parte superior do tubo é igual à pressão atmosférica, podemos igualar a pressão na parte inferior do tubo à pressão atmosférica mais a pressão exercida pela coluna de mercúrio. Isso nos permite escrever a seguinte equação: p0 - ρgh = p - ρhg, onde p é a pressão atmosférica ao nível do mar.
Agora, podemos rearranjar a equação para isolar a altura h: h = (p0 - p) / (ρg). Substituindo os valores, temos: h = (152 cmHg - 1013 mbar) / (0,001 g/cm³ * 9,8 m/s²).
Convertendo a pressão de cmHg para mbar, obtemos: h = (1520 mbar - 1013 mbar) / (0,001 g/cm³ * 9,8 m/s²) = 3264 metros.
E, portanto, a resposta certa é D) 3264 metros!
Questão 60
As pistas de aeroportos são construídas de maneira que sua
direção coincida com a dos ventos típicos da região onde se
encontram, de forma que, na descida, as aeronaves estejam no
sentido contrário desses ventos. Pode-se dizer, corretamente que
o sentido de descida da aeronave é feito de uma região de
- A)alta para baixa pressão devido a convecção do ar.
- B)baixa para alta pressão devido a convecção do ar.
- C)alta para baixa pressão devido a condução do ar.
- D)baixa para alta pressão devido a condução do ar.
A alternativa correta é B)
As pistas de aeroportos são construídas de maneira que sua direção coincida com a dos ventos típicos da região onde se encontram, de forma que, na descida, as aeronaves estejam no sentido contrário desses ventos. Pode-se dizer, corretamente que o sentido de descida da aeronave é feito de uma região de
- A)alta para baixa pressão devido a convecção do ar.
- B)baixa para alta pressão devido a convecção do ar.
- C)alta para baixa pressão devido a condução do ar.
- D)baixa para alta pressão devido a condução do ar.
Isso ocorre porque, durante a descida, a aeronave precisa voar contra o vento para manter sua estabilidade e segurança. Além disso, a direção das pistas também é influenciada pela topografia local, evitando obstáculos naturais e garantindo uma visibilidade adequada para os pilotos.
É importante notar que a direção dos ventos pode variar dependendo da época do ano, do tempo de dia e de outros fatores climáticos. Portanto, as pistas de aeroportos são projetadas para ser flexíveis e adaptáveis às mudanças climáticas, garantindo que as aeronaves possam pousar e decolar com segurança em todas as condições.
Além disso, a construção de pistas de aeroportos também envolve a consideração de outros fatores, como a resistência ao vento, a drenagem de água e a capacidade de suporte de peso. Tudo isso é feito para garantir que as aeronaves possam operar com segurança e eficiência.
No caso das aeronaves que pousam em aeroportos internacionais, é ainda mais importante considerar a direção dos ventos, pois elas precisam estar preparadas para operar em diferentes condições climáticas em todo o mundo.
Em resumo, a construção de pistas de aeroportos é um processo complexo que envolve a consideração de muitos fatores, incluindo a direção dos ventos, a topografia local e a resistência ao vento. Tudo isso é feito para garantir a segurança e eficiência das operações aeroportuárias.