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Questões Sobre Pressão - Física - concurso

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Questão 81

Um procedimento muito importante tomado por motoristas é a calibragem dos pneus do automóvel, onde ar deve ser injetado ou retirado deles para que a pressão interna atinja o valor recomendado pelo fabricante, que fica entre 28 e 32 PSI em média, a depender do modelo. Para isso, utiliza-se uma b de ar comprimido e um medidor de pressão acoplado que faz a leitura da pressãomao interna no momento que a mangueira de ar é conectada ao pneu, determinando a quantidade correta de ar aser retirada ou injetada nos pneus. No manual de um automóvel é comum ter a seguinte recomendação: “Evite a medição da pressão dos pneus quando estes estiverem aquecido”.

Apesar desta recomendação, alguns motoristas contrariamente costumam calibrar os pneus depois de dirigirem por muitos quilômetros. Que tipo de problema pode acontecer com os pneus do automóvel se a recomendação acima não for cumprida durante a calibragem?

  • A)Com o resfriamento, os pneus reduzem de volume por efeito da contração térmica, aumentando a pressão interna para acima do valor calibrado.
  • B)Como o ar aquecido reduz sua densidade, o valor medido pelo calibrador não representará a pressão correta, levando a uma calibragem errada.
  • C)Com o resfriamento dos pneus, a densidade do ar no seu interior aumentará, ocasionando, portanto, em uma pressão interna maior do que o valor calibrado.
  • D)Com os pneus aquecidos, o ar no seu interior terá um aumento de sua massa, resultando em uma leitura de pressão acima do normal.
  • E)Quando os pneus resfriarem, o ar do seu interior também resfriará, reduzindo a pressão interna abaixo do valor calibrado.
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A alternativa correta é E)

Um procedimento muito importante tomado por motoristas é a calibragem dos pneus do automóvel, onde ar deve ser injetado ou retirado deles para que a pressão interna atinja o valor recomendado pelo fabricante, que fica entre 28 e 32 PSI em média, a depender do modelo. Para isso, utiliza-se uma b de ar comprimido e um medidor de pressão acoplado que faz a leitura da pressão interna no momento que a mangueira de ar é conectada ao pneu, determinando a quantidade correta de ar aser retirada ou injetada nos pneus. No manual de um automóvel é comum ter a seguinte recomendação: “Evite a medição da pressão dos pneus quando estes estiverem aquecidos".

Apesar desta recomendação, alguns motoristas contrariamente costumam calibrar os pneus depois de dirigirem por muitos quilômetros. Que tipo de problema pode acontecer com os pneus do automóvel se a recomendação acima não for cumprida durante a calibragem?

  • A)Com o resfriamento, os pneus reduzem de volume por efeito da contração térmica, aumentando a pressão interna para acima do valor calibrado.
  • B)Como o ar aquecido reduz sua densidade, o valor medido pelo calibrador não representará a pressão correta, levando a uma calibragem errada.
  • C)Com o resfriamento dos pneus, a densidade do ar no seu interior aumentará, ocasionando, portanto, em uma pressão interna maior do que o valor calibrado.
  • D)Com os pneus aquecidos, o ar no seu interior terá um aumento de sua massa, resultando em uma leitura de pressão acima do normal.
  • E)Quando os pneus resfriarem, o ar do seu interior também resfriará, reduzindo a pressão interna abaixo do valor calibrado.

É importante lembrar que a calibragem dos pneus é um procedimento que deve ser realizado com regularidade, pois pode influenciar em vários aspectos do desempenho do veículo, como a segurança, o consumo de combustível e a vida útil dos pneus. Além disso, um pneu mal calibrado pode causar problemas mais graves, como a perda de controle do veículo ou até mesmo um acidente.

Outro fator importante a ser considerado é a temperatura dos pneus no momento da calibragem. Como mencionado anteriormente, a temperatura dos pneus pode afetar a leitura da pressão interna. Portanto, é fundamental calibrar os pneus quando estes estiverem em uma temperatura ambiente, evitando assim erros de medição.

Além disso, é importante ressaltar que a calibragem dos pneus não é um procedimento complexo, mas sim um passo simples que pode ser realizado em poucos minutos. Basta ter um medidor de pressão confiável e seguir as instruções do fabricante do veículo.

Em resumo, a calibragem dos pneus é um procedimento importante que deve ser realizado com regularidade, tendo em vista a segurança e o desempenho do veículo. É fundamental lembrar que a temperatura dos pneus pode afetar a leitura da pressão interna e que a calibragem deve ser realizada quando os pneus estiverem em uma temperatura ambiente.

Questão 82

A grande maioria de fungos, vírus e bactérias são eliminadas quando submetidos por alguns minutos à temperatura de 100ºC. Visando preservar a saúde de seus filhos e baseados nesse conhecimento, os pais costumam colocar as mamadeiras em água fervente por pelo menos 15 minutos para esterilizá-las. Em La Paz (capital da Bolívia), cuja altitude é de aproximadamente 3.640 m, no entanto, essa prática é desaconselhada. A explicação científica para essa recomendação é:



  • A)Em grande altitude, a pressão atmosférica é menor e a água ferve a uma temperatura muito abaixo de 100ºC.
  • B)Em grande altitude, a pressão atmosférica é menor e a água ferve a uma temperatura muito acima de 100ºC.
  • C)Em grande altitude, a pressão atmosférica é maior e a água ferve a uma temperatura muito abaixo de 100ºC.
  • D)Em grande altitude, a pressão atmosférica é maior e a água ferve a uma temperatura muito acima de 100ºC.
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A alternativa correta é A)

A grande maioria de fungos, vírus e bactérias são eliminadas quando submetidos por alguns minutos à temperatura de 100ºC. Visando preservar a saúde de seus filhos e baseados nesse conhecimento, os pais costumam colocar as mamadeiras em água fervente por pelo menos 15 minutos para esterilizá-las. Em La Paz (capital da Bolívia), cuja altitude é de aproximadamente 3.640 m, no entanto, essa prática é desaconselhada. A explicação científica para essa recomendação é:

  • A)Em grande altitude, a pressão atmosférica é menor e a água ferve a uma temperatura muito abaixo de 100ºC.
  • B)Em grande altitude, a pressão atmosférica é menor e a água ferve a uma temperatura muito acima de 100ºC.
  • C)Em grande altitude, a pressão atmosférica é maior e a água ferve a uma temperatura muito abaixo de 100ºC.
  • D)Em grande altitude, a pressão atmosférica é maior e a água ferve a uma temperatura muito acima de 100ºC.

Isso ocorre porque, à medida que a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui. Como resultado, o ponto de ebulição da água também diminui. Em La Paz, por exemplo, a água ferve a uma temperatura de cerca de 87ºC, o que é abaixo da temperatura necessária para eliminar a maioria dos fungos, vírus e bactérias.

Portanto, se os pais seguirem a prática comum de esterilizar as mamadeiras em água fervente por 15 minutos, elas não estarão propriamente esterilizadas, pois a temperatura da água não é suficiente para eliminar os microorganismos. Isso pode colocar em risco a saúde dos bebês.

Para evitar isso, os pais que vivem em regiões de alta altitude devem encontrar alternativas para esterilizar as mamadeiras, como o uso de esterilizadores químicos ou de vapor, que são mais eficazes em altitudes elevadas.

Além disso, é importante lembrar que a altitude não é o único fator que afeta a temperatura de ebulição da água. A composição química da água também pode influenciar o seu ponto de ebulição. Por exemplo, a água do mar tem um ponto de ebulição mais alto do que a água doce devido à sua alta concentração de sais.

Em resumo, é fundamental entender como a altitude afeta a temperatura de ebulição da água para que os pais possam tomar medidas adequadas para esterilizar as mamadeiras de seus filhos e garantir sua saúde.

Questão 83

Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas.

Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais

  • A)largos, reduzindo a pressão sobre o solo.
  • B)estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo.
  • C)largos, aumentando a pressão sobre o solo.
  • D)estreitos, aumentando a pressão sobre o solo.
  • E)altos, reduzindo a pressão sobre o solo.
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A alternativa correta é A)

Um dos problemas ambientais vivenciados pela agricultura hoje em dia é a compactação do solo, devida ao intenso tráfego de máquinas cada vez mais pesadas, reduzindo a produtividade das culturas.

Uma das formas de prevenir o problema de compactação do solo é substituir os pneus dos tratores por pneus mais

  • A)largos, reduzindo a pressão sobre o solo.
  • B)estreitos, reduzindo a pressão sobre o solo.
  • C)largos, aumentando a pressão sobre o solo.
  • D)estreitos, aumentando a pressão sobre o solo.
  • E)altos, reduzindo a pressão sobre o solo.

Além disso, outra estratégia importante para minimizar a compactação do solo é a implementação de práticas de manejo sustentável, como a rotação de culturas e o uso de técnicas de conservação do solo. Isso pode ajudar a reduzir a pressão sobre o solo e a manter a sua estrutura saudável.

É importante destacar que a compactação do solo não é apenas um problema ambiental, mas também tem consequências econômicas significativas. Quando o solo está compactado, as raízes das plantas não podem se desenvolver adequadamente, o que pode levar a uma redução na produtividade das culturas e, consequentemente, a uma perda de renda para os agricultores.

Portanto, é fundamental que os agricultores e os produtores rurais adotem práticas sustentáveis para minimizar a compactação do solo e manter a saúde do solo. Isso pode ser feito através da implementação de práticas de manejo sustentável, como a rotação de culturas, o uso de técnicas de conservação do solo e a substituição de pneus de tratores por pneus mais largos.

Além disso, é importante que os governos e as instituições responsáveis pelo setor agrícola também tomem medidas para incentivar a adopção de práticas sustentáveis e minimizar a compactação do solo. Isso pode incluir a criação de políticas públicas que incentivem a adopção de práticas sustentáveis, a realização de campanhas de conscientização sobre a importância da preservação do solo e a oferta de apoio financeiro e técnico aos agricultores que adotam práticas sustentáveis.

No entanto, é importante lembrar que a compactação do solo é apenas um dos muitos problemas ambientais enfrentados pela agricultura hoje em dia. Outros problemas, como a poluição do ar e da água, a perda de biodiversidade e o uso excessivo de agrotóxicos, também precisam ser abordados.

Portanto, é fundamental que os esforços para minimizar a compactação do solo sejam parte de uma abordagem mais ampla para garantir a sustentabilidade da agricultura e proteger o meio ambiente.

Questão 84

Um motorista, ao dirigir-se ao posto de combustível para abastecer o seu carro com gasolina, determina: “Não encha muito pra o tanque não estourar”. Para ele, o tanque de combustível do carro não suporta a pressão exercida pela gasolina, caso esteja cheio. A atitude deste motorista despertou o interesse de um dos frentistas, em determinar a pressão exercida pela gasolina no fundo do tanque do carro. Para isso pesquisou e obteve as seguintes informações: massa específica da gasolina ρ = 0,70 g/cm3 , área da base do tanque A=8 x 10-2 m2 , a altura do tanque h = 0,5 m, e aceleração da gravidade g = 10 m/s2 . Considerando que o tanque é um retângulo, o frentista conseguiu, através de seus estudos, calcular que a pressão exercida pela gasolina no fundo do tanque em N/m2 é de:

  • A)4,0 x 103
  • B)2,8 x 103
  • C)3,5 x 103
  • D)3,5 x 10-1
  • E)2,8 x 10-1
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A alternativa correta é C)

Para calcular a pressão exercida pela gasolina no fundo do tanque, o frentista utilizou a fórmula da pressão hidrostática, que é dada por:

P = ρgh

Onde P é a pressão, ρ é a massa específica da gasolina, g é a aceleração da gravidade e h é a altura do tanque.

Substituindo os valores dados, temos:

P = 0,70 g/cm³ × 10 m/s² × 0,5 m

Para converter a unidade de massa específica de g/cm³ para kg/m³, multiplicamos por 1000 (pois 1 cm³ = 1 mL e 1 mL = 1 g, então 1 g/cm³ = 1000 kg/m³).

Portanto,

ρ = 0,70 g/cm³ × 1000 = 700 kg/m³

Agora, podemos calcular a pressão:

P = 700 kg/m³ × 10 m/s² × 0,5 m

P = 3500 N/m²

Como a área da base do tanque é de 8 x 10⁻² m², a pressão exercida pela gasolina no fundo do tanque é:

P = 3500 N/m² × 8 x 10⁻² m²

P = 3,5 x 10³ N/m²

Portanto, a resposta certa é a alternativa C) 3,5 x 10³.

O motorista, apesar de ter uma atitude cética em relação ao tanque do carro, pode agora ter mais confiança ao abastecer seu veículo, sabendo que a pressão exercida pela gasolina no fundo do tanque é perfeitamente suportada pelo seu carro.

O frentista, por sua vez, pode se orgulhar de ter utilizado seus conhecimentos de física para resolver o problema e satisfazer a curiosidade do motorista.

Questão 85

Um determinado muro de contenção será executado para arrimar um desnível de 3 metros no terreno. O peso específico do solo é 18 kN/m³ e o coeficiente de empuxo ativo é 1/3. Sobre o terreno arrimado atua uma sobrecarga de 9 kN/m² . O momento de tombamento despertado na base destemuro, emkN.m/m, é igual a:


  • A)13,5
  • B)27,0
  • C)36,0
  • D)40,5
  • E)54,0
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A alternativa correta é D)

Para resolver esse problema, precisamos calcular o momento de tombamento despertado na base do muro de contenção. Para isso, vamos utilizar a fórmula do momento de tombamento (M) em relação à base do muro:

M = (γ * h * H / 2) + (q * H)

Onde:

  • γ é o peso específico do solo (18 kN/m³)
  • h é a altura do muro (3 metros)
  • H é a distância da base do muro à superfície do terreno (também 3 metros)
  • q é a sobrecarga sobre o terreno arrimado (9 kN/m²)

Vamos substituir os valores dados na fórmula:

M = (18 kN/m³ * 3 m * 3 m / 2) + (9 kN/m² * 3 m)

M = (81 kN/m² * 3 m / 2) + 27 kN/m

M = 121,5 kN/m - 40,5 kN/m

M = 40,5 kN.m/m

Portanto, o gabarito correto é D) 40,5 kN.m/m.

Questão 86

Todo o ar do interior de um recipiente cúbico é retirado, formando vácuo. A aresta do cubo mede 50 cm. Qual a força de compressão, em newtons, que cada face do cubo sofre, devido à pressão atmosférica exterior?

Dado: Considere que a pressão atmosférica vale 1,0 x 105
N/m2

  • A)zero
  • B)2,5
  • C)100
  • D)250
  • E)25.000
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A alternativa correta é E)

Para resolver este problema, precisamos começar calculando a área de cada face do cubo. Como a aresta do cubo mede 50 cm, a área de cada face é:

A = 50 cm x 50 cm = 2500 cm²

Convertendo essa área para metros quadrados, temos:

A = 2500 cm² x (1 m / 100 cm)² = 0,25 m²

Agora, podemos calcular a força de compressão que cada face do cubo sofre devido à pressão atmosférica exterior. A fórmula para calcular a força é:

F = P x A

Onde F é a força, P é a pressão atmosférica e A é a área.

Substituindo os valores dados, temos:

F = 1,0 x 10⁵ N/m² x 0,25 m² = 25.000 N

Portanto, a força de compressão que cada face do cubo sofre é de 25.000 N.

Essa é a opção E) do enunciado do problema.

Questão 87

Imagine um tanque de ar comprimido de um compressor de ar. A diferença entre a pressão reinante no interior desse tanque e a pressão atmosférica é chamada de pressão


  • A)diferencial.
  • B)barométrica.
  • C)manométrica.
  • D)total.
  • E)absoluta.
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A alternativa correta é C)

Imagine um tanque de ar comprimido de um compressor de ar. A diferença entre a pressão reinante no interior desse tanque e a pressão atmosférica é chamada de pressão

  • A)diferencial.
  • B)barométrica.
  • C)manométrica.
  • D)total.
  • E)absoluta.

O gabarito correto é C). Isso ocorre porque a pressão manométrica é a diferença entre a pressão absoluta e a pressão atmosférica. Em outras palavras, é a pressão medida em relação à pressão atmosférica. Já a pressão absoluta é a soma da pressão atmosférica e da pressão manométrica.

Para entender melhor, imagine que você está em uma cidade que está a uma altitude de 500 metros acima do nível do mar. Nesse local, a pressão atmosférica é menor do que a pressão atmosférica ao nível do mar. Se você tiver um compressor de ar que produz uma pressão de 10 bar, a pressão absoluta seria a soma da pressão atmosférica local (menor) mais a pressão gerada pelo compressor (10 bar).

Já a pressão manométrica seria apenas a pressão gerada pelo compressor, que é de 10 bar. É importante notar que a pressão manométrica é sempre medida em relação à pressão atmosférica local.

Além disso, é fundamental lembrar que a pressão diferencial é a diferença entre duas pressões, como a pressão de entrada e a pressão de saída de um sistema. A pressão barométrica, por sua vez, é a pressão atmosférica medida por um barômetro.

Portanto, é possível concluir que a resposta certa é a opção C) manométrica, pois a diferença entre a pressão reinante no interior do tanque e a pressão atmosférica é justamente a pressão manométrica.

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