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Um sistema de freio é composto de uma tubulação na horizontal preenchida com um fluido homogêneo e incompressível. Nesse sistema, em uma das extremidades está um êmbolo com seção transversal de diâmetro D1 e, na outra extremidade, outro êmbolo com seção transversal de diâmetro D2. Uma força de módulo F1 aplicada pelo motorista sobre a seção de diâmetro D1, resulta em outra força, maior e de módulo F2 aplicada sobre a seção de diâmetro D2. O sistema de freio não possui vazamentos e funciona a uma temperatura em que não há formação de bolhas no fluido. Logo, considerando o instante inicial em que F1 é aplicada e o fluido ainda em repouso, para que o sistema de freio funcione como descrito pode-se afirmar corretamente que 

Um sistema de freio é composto de uma tubulação na
horizontal preenchida com um fluido homogêneo e incompressível.
Nesse sistema, em uma das extremidades está um êmbolo com
seção transversal de diâmetro D1 e, na outra extremidade, outro
êmbolo com seção transversal de diâmetro D2. Uma força de
módulo F1 aplicada pelo motorista sobre a seção de diâmetro D1,
resulta em outra força, maior e de módulo F2 aplicada sobre a
seção de diâmetro D2. O sistema de freio não possui vazamentos e
funciona a uma temperatura em que não há formação de bolhas no
fluido. Logo, considerando o instante inicial em que F1 é aplicada
e o fluido ainda em repouso, para que o sistema de freio funcione
como descrito pode-se afirmar corretamente que 

Resposta:

A alternativa correta é A)

Logo, considerando o instante inicial em que F1 é aplicada e o fluido ainda em repouso, para que o sistema de freio funcione como descrito pode-se afirmar corretamente que, de acordo com a lei de Pascal, a pressão aplicada em um ponto de um fluido incompressível se transmite igualmente em todas as direções e em todos os pontos do fluido. Desta forma, como a força F1 aplicada sobre a seção de diâmetro D1 resulta em outra força, maior e de módulo F2 aplicada sobre a seção de diâmetro D2, é necessário que a área da seção transversal do êmbolo de diâmetro D1 seja menor do que a área da seção transversal do êmbolo de diâmetro D2.

Isso ocorre porque a pressão é igual à força dividida pela área, ou seja, P = F/A. Como a pressão é a mesma em todos os pontos do fluido, se a força F2 for maior do que a força F1, é necessário que a área A1 seja menor do que a área A2. Como a área da seção transversal do êmbolo é diretamente proporcional ao quadrado do diâmetro, temos que D1 deve ser menor do que D2.

Portanto, a alternativa correta é A) D1 deve ser menor do que D2. É importante notar que essa é uma condição necessária para que o sistema de freio funcione como descrito, mas não é a única condição. É necessário também que o sistema não possua vazamentos e que o fluido seja incompressível e homogêneo.

Além disso, é importante ressaltar que o sistema de freio descrito é um exemplo de sistema hidráulico, que é amplamente utilizado em muitas aplicações, como em sistemas de frenagem de veículos, em máquinas operatrizes, entre outras. A compreensão do funcionamento desses sistemas é fundamental para a segurança e eficiência de muitas aplicações.

No entanto, é importante notar que, na prática, os sistemas de freio são mais complexos e possuem muitos componentes, como cilindros, válvulas, tubulações, entre outros. Além disso, é necessário considerar muitos outros fatores, como a temperatura, a pressão, a viscosidade do fluido, entre outros, para garantir o funcionamento seguro e eficiente do sistema.

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