Num sistema conservativo, um corpo de massa m atinge o solo com velocidade igual a 50 m/s. Sabendo que este corpo foi abandonado, a partir do repouso, em queda livre e que a aceleração da gravidade no local é igual a 10 m/s2 , determine a altura, em relação ao solo, em que se encontrava este corpo quando foi abandonado.
Num sistema conservativo, um corpo de massa m atinge o
solo com velocidade igual a 50 m/s. Sabendo que este corpo foi
abandonado, a partir do repouso, em queda livre e que a
aceleração da gravidade no local é igual a 10 m/s2
, determine a
altura, em relação ao solo, em que se encontrava este corpo
quando foi abandonado.
- A)250 m
- B)125 m
- C)75 m
- D)50 m
Resposta:
A alternativa correta é B)
Vamos resolver esse problema de física juntos! Em primeiro lugar, precisamos identificar as informações dadas no problema. Temos a massa do corpo (m), a velocidade com que ele atinge o solo (50 m/s) e a aceleração da gravidade no local (10 m/s²). Além disso, sabemos que o corpo foi abandonado a partir do repouso, o que significa que sua velocidade inicial era zero.
Para encontrar a altura em que o corpo se encontrava quando foi abandonado, podemos usar a equação de Torricelli, que relaciona a velocidade final (v) de um objeto em queda livre com sua velocidade inicial (v₀), a aceleração (a) e o tempo (t):
v² = v₀² + 2as
No nosso caso, v₀ = 0 (pois o corpo partiu do repouso), v = 50 m/s e a = 10 m/s². Além disso, queremos encontrar a altura (s) em que o corpo se encontrava quando foi abandonado.
Vamos rearranjar a equação para encontrar s:
s = (v² - v₀²) / (2a)
Substituindo os valores, temos:
s = (50² - 0²) / (2 × 10)
s = 125 m
Portanto, a altura em que o corpo se encontrava quando foi abandonado é igual a 125 metros.
E a resposta certa é... B) 125 m!
- A) 250 m
- B) 125 m
- C) 75 m
- D) 50 m
Deixe um comentário